TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Organização de Computadores

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.156 Palavras (25 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 25
  1. ETAPA 1

  1. INTRODUÇÃO

Em 30 anos a evolução dos computadores portáteis começou a ter o conceito do formato e das funcionalidades cada vez mais claras, mas a tecnologia existente ainda enfrentava fortes limitações.

Desde então era procurada cada vez mais formas de tornar a tecnologia mais compacta e mais presente em qualquer lugar. A evolução das primeiras tecnologias de protótipos até aos dias de hoje foi desenvolvida muito rápida, quer em termos conceptuais que em termos de design.

Foi a partir da década de 70 que começaram a surgir as primeiras ideias relativas à portabilidade introduzidas por Alan Kay da Xerox. Mas, no entanto, o primeiro modelo desenvolvido foi o Osborne 1, produzido por Adam Osborne. Este foi uma evolução conceptual para a época que pesava cerca de 11Kg e possuía um monitor bem pequeno.

 Na figura 1 podemos ver a forma como o teclado podia ser encaixado nos chassis, tornando o modelo compacto e facilmente transportável.

[pic 1]
Figura 1 – Osbourne 1

Fonte: http://imgs.obviousmag.org/archives/uploads/2008/ZZ48D2BD02.jpg (acesso em 23/3/2012).

Entre 1981 e 1984 surgiu o Gavilan Mobile Computer (Figura 2), a partir daí é que começou a se introduzir conceitos mais semelhantes aos portáteis que conhecemos hoje. Em termos de design o teclado e a abertura do ecrã são praticamente idênticos. Foi também o primeiro a correr com baterias de Níquel-Cádmio com uma fantástica autonomia de 9 horas e chegava aos seus 4Kg de peso.

[pic 2]

Figura 2 – Gavilan Mobile Computer

Fonte: http://imgs.obviousmag.org/archives/uploads/2008/ZZ36FBB3B4.jpg (acesso em 27/03/2012). 

A partir daí muitos outros modelos começaram a surgir, mas o conceito estava lançado, havendo somente constrangimentos tecnológicos que impediam a miniaturização de determinados elementos. Até há muito poucos anos, as gigantescas unidade de armazenamento móvel como os discos de 5"1/4 e depois as de 3"1/2, baterias e discos duros, limitavam a redução do tamanho e peso. À medida que a indústria foi produzindo opções práticas e econômicas, os modelos foram evoluindo até ao patamar de hoje.

  1. NETBOOK ACER ASPIRE ONE.

O Acer Aspire One é o netbook da Acer, uma famosa marca de notebooks. O Aspire One usa um processador Intel Atom e tem modelos de 8.9, 10.1 e 11.6 polegadas.

Uma das coisas mais interessantes do Acer Aspire One é o seu teclado que é muito confortável, mesmo em modelos menores, de 8.9″. Isso porque, na verdade, o modelo com tela de 8.9″ é, na verdade, do mesmo tamanho do de 10.1″, onde apenas a tela é menor. E isso traz duas consequências, uma boa e a outra ruim.

A boa é que o teclado, como já foi dito, é muito confortável e a ruim é que a tela tem bordas muito grandes, o que pode dar a sensação de ser menor do que é.

O Aspire One foi um dos primeiros netbooks a usar HDs grandes ao invés de SSD. Hoje em dia não é grande vantagem, pois toda a marca já tem seus modelos com HDs grandes.

O Acer Aspire One básico vem com Intel Aton N270 de 1.6GHz, 1GB de RAM DDR2, HD de 160GB, Placa wi-fi b/g e com o sistema operacional Windows XP Home Edition.

O Acer Aspire One é, sem dúvida, uma boa escolha em termos de netbook, junto com o Asus Eee PC e o Dell Inspiron Mini. O Acer pode levar vantagem por ser um pouco mais barato.

Enfim, como já disse, o mercado de netbooks está competitivo demais e, quem ganha com isso é o usuário que tem muitas opções a um preço justo.

1.1.2 Netbook Acer Aspire 8.9 (Figura 3)

[pic 3]

Figura 3 - Netbook Acer Aspire 8.9

Fonte: http://ecx.images-amazon.com/images/I/41hk8Qj-ScL.jpg 

(acesso em 27/03/2012)

  1. DESCRIÇÃO DO PRODUTO

O Netbook Acer Aspire One (LU. S040B. 110) pesa pouco mais de 2 quilos e é embalado com um drive de 120 GB e sistema operacional Windows XP. Possui uma tela de 8,9 polegadas CrystalBrite WSVGA LED, com webcam integrada, e possui um processador móvel da Intel - o Atom. O Netbook possui uma superfície lisa com detalhes distintivos.

Desenvolvido especialmente para dispositivos móveis, a 1,6 GHz processador Intel Atom usa uma estrutura de design da marca new circuito de háfnio infuso - o que reduz a fuga de corrente elétrica em transistores - para conservar a energia, sua bateria de 3 células suporta até 3 horas de autonomia, dependendo das tarefas executadas. Também conta com 1 GB de RAM instalada (1,5 GB no máximo), 54g de rede Wi-Fi (802.11b / g), formato de multi-leitor de cartão de memória, várias portas USB e navegação web e aplicativos de mídia digital.

Ele vem de fabrica com o Microsoft Windows XP Home já instalado como sistema operacional.

  1. PROCESSADOR

 O processador Intel Atom usa uma estrutura de marca novo design que embala em 47 milhões de transistores em um chip único de tamanho em apenas 22 milímetros (0,87 polegadas), e que usa apenas 2,5 watts de potência - menos de 1 / 10 dos 35 watts usados pelo um processador Intel Core 2 Duo – isso para a gestão da bateria se torna excelente. Este processador de 1,6 GHz Atom N270 possui também um barramento de energia frontal de 533 MHz para rápida transferência de dados em aplicações exigentes móvel e um cache L2 de 512 KB (que armazenam dados temporariamente).

  1. ARMAZENAMENTO

O Acer Aspire One 8.9 vem com uma unidade com 120 GB de disco rígido (5400 RPM), que oferece espaço suficiente para acomodar uma biblioteca digital de áudio de mais de 26.000 músicas e ainda sobra espaço para jogos, filmes e softwares. Esta unidade Serial ATA (SATA) também acelera o ritmo com uma maior velocidade de transferência de dados - semelhante ao FireWire e USB 2.0.

  1. MEMÓRIA

1 GB de RAM instalada (512 MB de memória onboard e um DIMM de 512 MB, 533 MHz)  pode ser expandida para um máximo de 1,5 GB de RAM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.5 Kb)   pdf (697.6 Kb)   docx (460.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com