TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Redes Convergentes

Por:   •  7/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3


...............................................................................................................................



REDES DE COMPUTADORES – N2INFRA


Marcos vinicius takeshi dos santos abe – RA 217202017













PORTFÓLIO
Redes convergentes













...............................................................................................................................

Guarulhos
2018





MARCOS VINICIUS TAKESHI DOS SANTOS ABE
217202017
















PORTFÓLIO

Redes convergentes






Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Redes de computadores da Faculdade ENIAC para a disciplina  Redes convergentes.

Prof. Emilton Alves Carvalho








Guarulhos
2018



Evolução das Redes de Telecomunicações

Convergência é a integração ou interação de dados, voz e imagem sob uma estrutura fixa ou móvel. Nos primórdios da tecnologia a integração entre voz, dados e imagem não era de maneira unificada.
A rede PSTN uma rede de comutação por circuitos foi desenhada para voz não comprimida, sendo somente mensagens de voz e identificador de chamadas, com o crescimento da internet o uso do acesso via discada da internet devorou o PSTN que não suportou tal tecnologia, quem não se lembra desta época enquanto usávamos a internet não conseguíamos usar o telefone, a medição da rede era feita por pulsos sem conta que uma rede PSTN na época era muito custoso.
As empresas de telefonia resolveram mudar sua tecnologia de transmissão de voz, pois a de circuitos não suportava as rajadas de dados trafegadas no meio, concluiram que a comutação por pacotes resolveria o problema, através do protocolo IP permitindo as operadoras consolidar as redes de voz e dados, uma novo serviço integrado de serviços, isso auxiliou para um alívio da PSTN que estava sobrecarregada com o tráfego de dados e também permitiu a facilidade de expansão geográfica. Isso contribui para expansão tecnologica não somente sua geografia mas facilitando na aquisição se tornando menos custoso.
Com a convergência o uso de telefonia móvel e VOIP aumentou consideravelmente, pois a facilidade de implantação e os custos abriram as portas para este uso. Empresas como o Whatapp exemplo completo que utiliza dados, voz e imagens num só aplicativo mostra tal como a convergência se tornou algo permanente no meio de nós.
O impacto na sociedade são inúmeras, não só na área de voz, dados ou imagem mas num âmbito geral de todos as áreas de maneira direta ou indireta nos beneficiamos destas tecnologias, cito a  facilidade que temos hoje para nos comunicarmos, acessar a internet, mobilidade, resposta real e preços baixos tornando mais fácil o acesso a estes meios, já no mundo corporativo as vantagens são enormes tal como o uso de uma única rede e integrada substituindo o uso de redes separadas faz com que as empresas ganhem em desempenho e diminui os  custos, além é claro na questão ambiental que nos dias de hoje é de suma importância utilizando menos equipamentos, cabos e materias em geral, fazendo parte da política da empresa a sustentabilidade.
A interoperatibilidade entre tecnologias diferentes cito o padrão ZigBee que é um dispositivo sem fio de tecnologia aberta e utiliza o protocolo IP a comunicação é feita um com outro de maneira ininterrupta mesmo sendo de fabricantes diferentes pois o orgão de regulamentação Alliance ZigBee certifica e padroniza todos as aplicações existentes e as que são desenvolvidas,  com baixo consumo de energia, o ZigBee é a melhor opção para aplicações em pequenas distâncias, exemplos de aplicações cito sensores  de iluminação e umidade muito usados em sistemas de iluminação e irrigação respectivamente  para um melhor aproveitamento da luz no ambientes e no consumo da água, sensor de temperatura muito usado em sistemas de ar condicionado para o controle de temperatura nos ambientes, distribuindo uma temperatura ideal para cada ambiente, existem várias outras aplicações que de maneira direta ou indireta utilizamos em nossos meios, sistemas como estes foram criados para ter ganhos financeiros e para melhorar a vida das pessoas, mas do que isso venho também para auxiliar numa questão muito importante que é a sustentabilidade ambiental.
Enfim o padrão ZigBee é só mais tecnologia que venho para unir o útil ao agradável, existem inúmeras tecnologias espalhadas por ai e a tendência das redes convergentes nos tempos atuais é só aumentar.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com