TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Visão geral do gerenciamento de banco de dados.

Por:   •  21/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

Visão geral do gerenciamento de banco de dados

[LIVRO]

Date, C. J. Introdução a Sistemas de Banco de Dados. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

[OBJETIVO DO TEXTO]

Abordar o funcionamento de um banco de dados, exemplificando situações e explicando conceitos importantes.

[REFERENCIAL TEÓRICO E/OU PRINCIPAIS ARGUMENTOS]

  • Um sistema de banco de dados envolve quatro componentes principais: dados, hardware, software e usuários. Dados são divididos em integrado, onde o banco de dados pode ser considerado como uma unificação de vários arquivos, que de outro modo, seriam distintos, com a eliminação de qualquer redundância parcial ou total entre esses arquivos, e compartilhado, onde o banco de dados pode ser compartilhado entre diferentes usuários, no sentido de que diferentes usuários podem ter acesso aos mesmos dados, possivelmente ao mesmo tempo (“acesso concorrente”). Os componentes de hardware do sistema se consistem em: volumes de armazenamento secundário, normalmente discos magnéticos e processador(es) de hardware e memória principal associada, que são usados para dar suporte à execução do software.  Entre o banco de dados físico e os usuários do sistema existe uma camada de software, conhecida como gerenciador de banco de dados ou servidor de banco de dados ou, mais frequentemente, como sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD).Já os usuários são consideradas três classes gerais: os programadores de aplicações, os usuários finais e o administrador de banco de dados ou DBA (de Data Base Administrator).

[INFORMAÇÕES E DADOS MAIS RELEVANTES APRESENTADOS NO TEXTO]

  • Um banco de dados é um sistema computadorizado cuja funcionalidade geral é armazenar informações e permitir que outros usuários busquem e atualizem essas informações quando as solicitar. Um banco de dados é uma coleção de dados persistentes, por persistente sugere-se que os dados desse banco de dados diferem em espécie de outros dados mais efêmeros, usada pelos sistemas de aplicação de uma determinada empresa.
  • Levando em consideração o exemplo de uma fabrica mais detalhadamente, uma empresa assim, normalmente desejará registrar informações sore os projetos em andamentos, assim projetos, peças, fornecedores, etc. constituem as entidades. O termo entidade normalmente é usado na área de banco de dados para indicar qualquer objeto distinguível que deva ser representado no banco de dados. E além das entidades, haverá também relacionamentos interligando essas entidades básicas.
  • Como já citado, uma entidade é qualquer objeto sobre o qual teremos que registrar informações. Por conseguinte, as entidades (incluindo os relacionamentos) podem ser consideradas como possuindo propriedade, correspondendo às informações que queremos registrar a respeito delas.
  • Existe outra maneira de pensar sobre o que são realmente os dados e os bancos de dados, a palavra dado vem da palavra latina datu¸ que corresponde a “dar”; portanto dados são na realidade fatos dados, a partir dos quais podemos deduzir fatos adicionais. Por sua vez, um “fato dado” corresponde ao que os matemáticos chamam de proposição verdadeira. Concluímos que banco de dados é, na verdade, uma coleção de proposições verdadeiras.
  • Vantagens da abordagem de banco de dados: os dados podem ser compartilhados, a redundância pode ser reduzida, a inconsistência pode ser evitada (até certo ponto), o suporte a transações pode ser fornecido, a integridade pode ser mantida, a segurança pode ser reforçada, os requisitos contraditórios podem ser equilibrados, os padrões podem ser impostos. A maior parte das vantagens aqui citadas aqui provavelmente é bastante óbvia, porém, outro ponto que pode não ser tão óbvio, deve ser acrescentado na lista: a provisão da independência de dados.
  • Existem dois tipos de independência de dados, física e lógica; A independência de dados pode ser compreendida mais facilmente considerando-se primeiro seu oposto. Aplicações implementadas em sistema mais antigos costumam ser dependente de dados, isso significa que a maneira como os dados são representados fisicamente por meio de armazenamento secundário. A independência de dados pode ser definida como a imunidade das aplicações a alterações na representação física e na técnica de acesso, o que significa que as aplicações envolvidas não dependam de qualquer representação física ou técnica de acesso específica.
  • Seguem a definição de três termos: campo armazenado, que informalmente é a menor unidade de dados de armazenamento, registro armazenado, é uma coleção de campos armazenados, relacionados entre si e arquivo armazenado, é a coleção de todas as ocorrências atualmente existentes de um único tipo de registro armazenado.
  • Em geral, a diferença entre aquilo que a aplicação vê e o que está realmente armazenado pode ser considerável. Para ampliar essa observação, segue uma lista de aspectos da representação armazenada que poderiam estar sujeitos a alterações: representação de dados numéricos, representação de dados de caracteres, unidades para dados numéricos, codificação de dados, materialização de dados, estrutura de registros armazenados, estrutura de arquivos armazenados.
  • A introdução do modelo relacional em 1969-1970 foi sem dúvida o evento mais importante em toda história da área de banco de dados. De modo abreviado e informal, um sistema relacional é aquele no qual os dados são percebidos pelo usuário como tabelas e os operadores à disposição do usuário são operadores que geram tabelas “novas” a partir de tabelas “antigas”. São chamados de relacionais, pois o termo relação é essencialmente apenas um termo matemático para designar uma tabela.

[CONCLUSÕES]

Um sistema de banco de dados pode ser considerado um sistema de manutenção de registros, tal sistema envolve os próprios dados, o hardware, o software, o SGBD e os usuários. Os sistemas de banco de dados oferecem diversos benefícios, dos quais um dos mais importantes é a independência de dados (física), entre outras coisas, a independência de dados requer o estabelecimento de uma distinção nítida entre o modelo de dados e sua implementação. Os sistemas de banco de dados normalmente aceitam transações ou unidades lógicas de trabalho e por fim podem se baseiam em uma série de abordagens diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (115.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com