TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Antropologia e Cultura Brasileira

Por:   •  26/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 3
  • Aluno: Mário Veríssimo da Cruz Filho
  • Disciplina: antropologia e cultura brasileira
  • Instituição: UNIFACS-PARALELA.
  • 3° Semestre.
  • Atividade 1.

Resposta;

A história do povo brasileiro, tem início, meio e continua. Podemos identificar a formação e a cultura, é perceptível fruto de várias misturas de etnias e costumes, dialetos, falas que se identificam por Regiões e capitais. Também fica evidente a quantidade de variações ocorridas ao longo da história, para alcançar a identidade cultural atual, além de estar em constante modificações.

 Importante destacar que o Brasil, quando da sua formação cultural, encontrava-se num contexto histórico de sido descoberto e torna-se colônia portuguesa, até conquistar sua independência e forma sua identidade nacional.

Desse modo, podemos contestar que a formação cultural do Brasil teve por base a relação de três ou mais povos distintos, sendo: indígenas nacionais, negros, pardos, caboclos, colonizadores (portugueses) e os africanos.

O índio

Grupo étnico autóctones. Povos que habitavam o país antes da chegada dos colonizadores europeus, nesse período a população era estimada em aproximadamente 5 milhões de pessoas. Após séculos de intensa exploração, os índios praticamente foram dizimados. Atualmente, os índios se concentram quase que restritamente na região Norte, com cerca de 170 mil; e no Centro-Oeste, com aproximadamente 100 mil. Existem outros 80 mil dispersos ao longo de outras regiões brasileiras.

O Negro

Os negros ou afro-descendentes têm sua origem a partir dos escravos que vieram para o Brasil entre os séculos XVI e XIX, fato que caracterizou como uma migração involuntária, tendo em vista que os mesmos não vieram por livre e espontânea vontade, mas forçados. No decorrer dos séculos citados, o país recebeu cerca de 4 milhões de africanos. Hoje, esse grupo étnico se concentra em maior número na região Nordeste e Sudeste, áreas onde se encontravam as principais fazendas de cana-de-açúcar e café.

O pardo

Esse grupo é também chamado de mestiço, em virtude da mistura entre brancos, negros e indígenas. Os mesmos produzem três variedades de miscigenação, dentre elas podemos destacar ainda os mulatos, oriundos da mistura entre brancos e negros, que respondem por cerca de 24% da população.

Os caboclos 

Respondem por aproximadamente 16% da população nacional, esses são oriundos da mistura entre brancos e indígenas. São encontrados especialmente no interior do país, onde se encontra a maioria dos grupos indígenas.
Temos ainda os cafuzos, mestiços oriundos da mistura entre negros e índios, dentre as variações de miscigenações ocorridas no Brasil, essa é a mais difícil de acontecer, tendo em vista que eles representam somente 3% da população. No país os cafuzos são encontrados especialmente na Amazônia, na região Centro-Oeste e Nordeste.

O branco

No Brasil, o percentual de pessoas consideradas brancas é de aproximadamente 54%, há uma concentração maior desse grupo étnico na região Sul (83%), seguida pelo Sudeste (64%). Os brancos, em sua maioria, são descendentes de imigrantes europeus que vieram para o Brasil, como os portugueses no século XVI e mais tarde, por volta do século XIX, italianos, alemães, eslavos, espanhóis, holandeses, entre outras nacionalidades de menor expressão.

Desta forma, verifica-se que os principais elementos da cultura brasileira decorrem da convivência dessa mistura étnica-cultural, entre os povos no paragrafo anterior. Assim, sua identidade não decorre da história de um povo, mas da miscigenação cultural desses povos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (197.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com