TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Estruturada de Fundamentos de Sistemas de Informação

Por:   •  22/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade Estruturada de Fundamentos de Sistemas de Informação – Parte 1

O nome da empresa é Mercado Betinho. É um supermercado que começou pequeno apartir de uma quitanda e hoje atualmente é um dos maiores da cidade, com 30 anos de mercado. O nome do empreendedor é Roberto Bello Betoloto, possui mais de 30 funcionários. A empresa conseguiu vários parceiros que contribuíram para o crescimento da mesma. Esse empreendedor passou por muitas dificuldades e situações adversas, até mesmo por saber que é um ramo extremamente competitivo, porém sua visão de mercado, sua maneira de aplicar e gerenciar seu conhecimento, e tomar decisões foram os fatores cruciais para o seu crescimento. E um dos motivos que me levou a escolher esta empresa foi conhecer sua historia e seu desenvolvimento e também por conhecer o filho do dono e ter ajudado em outras situações relacionadas a área da informática.

Roteiro de perguntas ao empresário empreendedor escolhido

1 - Sua empresa utiliza alguma tecnologia? Por exemplo: computador, e-mail, internet, sistema de controle de clientes, etc.

R=  Sim, atualmente nossa empresa é toda informatizada com computadores, internet, sistemas de controle de clientes, temos e-mail, site e mais algumas coisas. Hoje devido a exigência dos órgãos de fiscalização tornou quase obrigatório para um supermercado do nosso porte a informatização, somos obrigados a emitir cupom fiscal e todo tipo de documentos fiscais exigidos. A informatização se tornou mais que uma exigência, tornou se uma necessidade. Todo o controle de estoque, clientes, contas a pagar e receber, controles de funcionários, enfim todo o serviço feito através dos computadores.

2 - Quais os benefícios que a tecnologia trouxe para o pequeno negócio? 

R=  Quando iniciei meus negócios no inicio dos anos 90, este tipo de tecnologia ainda não tinha chegado aqui na região.Éramos apenas uma pequena quitanda e todo o controle era manual. Assim depois de algum tempo expandimos e comecei com um simples mercado e usávamos apenas uma máquina de conta. Mas com o passar do tempo adquiri um computador, admito que com uma certa resistência, pois uma maquina com aquele preço deveria trazer resultados acima das expectativas o que confesso não ocorreu, pois apesar do equipamento eu não tinha um software para administrar o meu negocio e usava o computador apenas para fazer planilhas eletrônicas para controles de contas bancarias, com algumas dificuldades, fazia contas a paga e receber, etc., mas não desisti pois me

considero um empresário de visão e imaginava que estava no caminho certo e a informática seria no futuro algo que controlaria tudo. Pouco depois dos meados dos anos 90, quando os órgãos de fiscalização começaram a exigir impressoras fiscais, etc., decidi partir definitivamente para a informatização total. Hoje tenho um controle de tudo que acontece na minha empresa, tenho um volume de serviço muito grande e não conseguiria administrar tudo isso se não fosse tudo informatizado, hoje sou totalmente dependente da Tecnologia de informação.

3 - Quais as dificuldades que o empresário teve que superar ao decidir investir em tecnologia da informação e comunicação? Entre outras

R= No inicio houve uma serie de dificuldades, entre elas a resistência minha, de minha esposa e de alguns funcionários, ou seja, o novo assusta. Quando adquiri o primeiro computador e não tive o resultado esperados devido ao que citei anteriormente comecei a desanimar, quando se compra algo do tipo de um computador, principalmente naquela época, acha-se que basta adquirir o equipamento e todos os nossos problemas estão resolvidos, essa era a ideia que eu tinha na época, como não tinha muita experiência com informática não tinha ideia que precisava adquirir software especializado em supermercado. Foi dependendo disso que procurei por pessoas que pudessem me ajudar em tal situação e depois de algum tempo eu encontrei alguém especializado no assunto por onde eu entendi o que eu precisava e iniciei a minha informatização propriamente dita. Mais tarde com a exigência dos órgãos de fiscalização toda a empresa foi informatizada e hoje praticamente todo o serviço dela depende de alguma forma da informática. Sou atualmente um devoto das Tecnologias de informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com