TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Automação Industrial: Concepção de Sistema mecatrônico

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 2


Concepção de sistema mecatrônico



Na concepção de sistemas mecânicos, agrupando os aspectos interligados à integração de componentes e características de especificação funcional e tecnológica que englobam a concepção de um projeto. Com isso é possível à identificação de potencialidades dos sistemas, o que frisa uma nova classe de concepção de projeto em engenharia mecânica, fundamentado no cruzamento entre as engenharia mecânica, elétrica e da computação, ou seja, engenharia mecatrônica.
As adversidades serão tratadas de forma genérica, a fim de estipular comparações com as concepções tradicionais, no que diz respeito o potencial atendimento das diferentes necessidades de engenharia e suas aplicações da concepção e da metodologia de projetos sob o ponto de vista do sistema mecatrônico e do universo de conhecimentos exigidos em engenharia.
O objetivo final da engenharia mecânica é em prol das necessidades humana com o intuito de melhorar o bem estar, conforto e segurança. O que a diferencia das demais engenharias é o fato dela se dar por meio da concepção (projeto e construção) de sistemas mecânicos os quais tendem a suprir necessidades envolvendo grandezas mecânicas, como forma, posição velocidade, pressão etc., porém tais necessidades não são fixas e por consequência exigem que o sistema mecânico execute a mesma função de formas diferentes.
Podemos dar exemplo, do caso da furadeira. Para que se faça um determinado furo com determinado diâmetro num determinado tipo de material é necessária certa velocidade de rotação; se ocasionar mudança no diâmetro do furo ou no tipo de material é necessário se opera numa outra velocidade.
A eficácia de um sistema mecânico de se adaptar as novas exigências dependerá da forma em que foi projetado. Estudando os sistemas mecânicos existentes, podem-se reconhecer duas concepções básicas a ser adquirida no projeto de um sistema mecânicos. Tendo nesse capítulo a nomenclatura sistema mecânico passivo e sistema mecânico ativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com