TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Barramento

Por:   •  15/4/2016  •  Bibliografia  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE 1 – GESTÃO DA QUALIDADE

NOMES/RA:

Camila de Almeida Rinaldi - 20441656

Fernando Galvão Vilela - 20383911

Victor Hugo Gonçalves Guerreiro - 20398389

Mariana Souza Vicente - 20686812

Murilo Leite Lui - 20353475

Marcelo Santos – 20588915

Lucas da Silva Medeiros - 20338776

BOATE KISS

        O incêndio na boate Kiss foi uma tragédia que matou e feriu muitos jovens numa discoteca da cidade de Santa Maria, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. O incêndio ocorreu na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013 e foi causado pelo acendimento de um sinalizador por um integrante de uma banda que se apresentava na casa noturna. A imprudência e as más condições de segurança ocasionaram a morte de mais de duas centenas de pessoas.

        Procedeu-se a uma investigação para a apuração das responsabilidades dos envolvidos, dentre eles os integrantes da banda, os donos da casa noturna e o poder público. O incêndio iniciou um debate no Brasil sobre a segurança e o uso de efeitos pirotécnicos em ambientes fechados com grande quantidade de pessoas. A responsabilidade da fiscalização dos locais também foi debatida na mídia.

        Um ponto importante para o tamanho do desastre foi a proporção entre a quantidade de pessoas que estavam na boate e o tamanho x quantidade das saídas existentes. Tendo como foco este fator, discutimos algumas maneiras de que se pudesse controlar o limite máximo de pessoas, para que, em caso de acidente, a boate pudesse ter sido evacuada em tempo hábil. Elegemos um indicador que estaria localizado na recepção na balada, sendo este um software instalado nos computadores disponíveis na recepção da boate, que alertaria quando a capacidade máxima de pessoas, para que a boate fosse evacuada num tempo de 3 minutos, fosse atingida.

        O software calcula a quantidade de pessoas por metro quadrado na boate e calcula tempo de evacuação de pessoas por determinado espaço de saída. Caso os donos da casa noturna optassem por aumentar a capacidade, poderiam utilizar o software para calcular qual deveria ser o novo tamanho dos espaços de saída, a quantidade e onde deveriam ser alocados, para em nenhuma hipótese, exceder o tempo de evacuação de 3 minutos.

        Abaixo elencamos algumas características desse software:

  • OBJETIVIDADE – É um indicador objetivo pois limita o número de pessoas que podem adentrar na balada de forma simples.
  • CLAREZA – É um indicador claro pois o software seria fácil de ser compreendido, apontando quando houvesse lotação da casa.
  • PRECISÃO – É um indicador preciso pois todas as pessoas precisariam passar pela recepção antes de entrar, ou seja, precisam ter seu cadastro no software. Não abrindo margem para erros.
  • VIABILIDADE – O software não requer uma alta tecnologia, sendo assim, o investimento seria pequeno.
  • REPRESENTATIVIDADE – Este indicador representaria um auxílio muito importante em caso de incidentes. Pois o software calcularia o número máximo de pessoas que poderiam estar dentro da balada para ser evacuada em tempo hábil.
  • VISUALIZAÇÃO – O software seria simples, mostrando na tela do computador quando a capacidade fosse atingida.
  • AJUSTE – Caso seja necessário ajuste, o mesmo se dará de forma simples, pois se trata de um software de baixa complexidade.
  • UNICIDADE –
  • ALCANCE – É um indicador de alcance abrangente, pois define com precisão os limites de lotação da balada.
  • RESULTADOS – Esse indicador traria resultados práticos e objetivos pois em caso de incidentes a balada seria evacuada de forma eficaz, devido ao número contido de pessoas. O software calcularia o número máximo de pessoas para que em caso de incidente, houvesse uma evacuação em tempo hábil.

O Gráfico 1 representa o acompanhamento da frequência de pessoas na Boate Kiss no ano de 2014, antes do acidente. Neste gráfico podemos observar uma linha que indica o limite de pessoas que poderiam estar na boate de acordo com o indicador criado. Podemos então verificar que em diversas ocasiões a boate excedeu o limite recomendado.

Se a casa noturna utilizasse nosso software conseguiria verificar este limite e impedir a entrada de pessoas que excedessem o mesmo.[pic 1]

Gráfico 1. Acompanhamento da Quantidade de Frequentadores – Boate Kiss/2014.

[pic 2]

SAMARCO

A barragem que rompeu foi a do Fundão, que acabou danificando a barragem de Santarém, ambas ficam no subdistrito de Bento Rodrigues, a 35 km do centro do município de Mariana, cidade histórica mineira a 124 km de distância de Belo Horizonte.

A lama resultante do rejeito da produção de minério de ferro. De acordo com a Samarco, o rejeito é composto, em sua maior parte, por areia e não apresenta nenhum elemento químico danoso à saúde. Segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), a lama é composta principalmente por óxido de ferro e areia. A Vale também despejou rejeitos de outra mina, a Alegria, na região.

Na tarde do dia 5, uma quinta-feira, por volta de 15h30. A barragem do Fundão, que é maior, se rompeu e transbordou para a de Santarém, na mesma região.

De acordo com o Ibama, o volume extravasado foi estimado em 50 milhões de metros cúbicos, quantidade que encheria 20 mil piscinas olímpicas.

Seis localidades de Mariana, além de Bento Rodrigues, foram atingidas. O detrito das barragens tomou conta, por exemplo, do rio Gualaxo e chegou ao município de Barra Longa, a 60 km de Mariana e a 215 km de Belo Horizonte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (268.2 Kb)   docx (153.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com