TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASCATA DE OBJETIVOS DO COBIT

Por:   •  12/5/2021  •  Resenha  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE SANTA TERESINHA 

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS  

PROF. ROBERTO REIS

LUCAS MENDES SILVA

TRABALHO DISCENTE EFETIVO










SÃO LUÍS - MA

2021

 Resenha do Capitulo 2 - Cascata de objetivos do COBIT 5

ISACA. Cobit 5 – A Business Framework for the Governance and Management of Enterprise IT. 2012a.

Nos dias de atuais, a tecnologia da informação contribui para a facilitação de inúmeros processo dentro de uma organização. Para que a mesma seja utilizada da melhor forma dentro de uma empresa, há um grupo de profissionais voltados para a administração da tecnologia da informação de forma a garantir o total controle sob os seus resultados e tendo a perspicácia de analisar se estes estão alinhados aos objetivos do determinado negócio. A equipe de responsáveis por essa administração se intitula Governança de TI. Em outras palavras governar a TI é garantir que tudo que envolva   tecnologia da informação esteja centrado de acordo com os objetivos da empresa e satisfação dos clientes.

Para conseguir gerir a TI de uma organização, a governança de TI se utiliza de diversos artificos e ferramentas para conseguir direcionar os aspectos citados anteriormente. Para tal, utiliza a ferramenta COBIT. Criado em 1996 pela ISACA(Information Systems Audit and Control Association) , para fornecer um conjunto de objetivos práticos para a governança de tecnologia da informação. Tendo a sua primeira versão com o foco em auditoria, a ferramenta foi ganhando atualizações com o tempo e abrindo cada vez mais o seu leque de utilidades. Sua última atualização feita em 2012 tem uma visão mais voltada para a governança de TI empresarial, ajudando líderes no desenvolvimento de seus objetivos e aproximação de seu time.

A versão mais recente do framework, COBIT 5, se baseia em cinco princípios básicos para a governança de uma empresa, sendo a primeira voltada para satisfazer a necessidade das partes interessadas, lhes entregando valores e otimização nos processos através do modelo de cascata de objetivos, mostrado na figura abaixo. A cascata tem como objetivo facilitar a implementação e acompanhamento da governança de TI da organização, dividindo nos seguintes passos: direcionadores das partes interessadas, objetivos corporativos, objetivos de TI e objetivos de habilitador.

[pic 2]

Figura 1. Visão geral da modelo cascata

De maneira geral, a cascata de objetivos do COBIT 5 tem como finalidades: definir os objetivos organizacionais, filtra informações, identificar e comunica como os facilitadores são usados para atingir os objetivos, desse modo, as suas metas estão calcadas em definir prioridades para a implementação, aprimoramento e garantia dos bons resultados da governança corporativa de TI. A cascata de objetivos apresenta no seu modelo passos principais, sendo eles: os direcionadores dos objetivos motivados pelas partes interessadas, a influência sofrida por estes   e a composição das necessidades das partes interessadas, os desdobramentos em objetivos corporativos, ti e habilitador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (245.8 Kb)   docx (610.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com