TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASE ALGORITMO

Por:   •  29/10/2016  •  Dissertação  •  2.701 Palavras (11 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 11

PROPOSTA DE SOLUÇÃO ALGORÍTMICA PARA UMA LOJA DE BIQUÍNIS DURANTE AS OLIMPÍADAS RIO 2016 [1]

Raíza Fernanda Martins[2]

 Rodrigo Monteiro de Lima[3]

 

1 DESCRIÇÃO DO CASO

Devido à grande demanda de turistas e brasileiros na época das Olímpiadas e Paraolímpicos que será sediada no Brasil e o dinheiro movimentado durante o evento no Rio de Janeiro, uma loja de biquínis, que fica em Copacabana, gostaria de automatizar suas filiais, contratando assim, para pensar em como os algoritmos do sistema de vendas de biquínis deve se comportar.

Os programadores irão usar a solução algorítmica proposta para criar todo sistema em uma determinada linguagem de programação. O sistema pode ser dividido em alguns módulos: módulo de cadastro de peças, módulo de vendas, módulo para cadastro de fornecedores e módulo de estoque.

Com isso, deve-se pensar no que deve ser feito para que a implantação desse sistema seja um sucesso e funcione adequadamente?

Os programadores esperam que se defina todos os dados de entrada e saída de cada módulo, como tipos primários, registros, vetores ou matrizes. Também esperam que seja indicado as estruturas de repetição e de condição que podem ser usadas em alguns trechos. Para facilitar o entendimento de certos trechos de códigos se deve criar fluxogramas. Eles também querem que indique uma linguagem de programação para criação do sistema, explicando o porquê dessa escolha. Por fim, a empresa deseja indicação de soluções tecnológicas para aumentar e atrair a clientela para suas lojas.

2 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO

Com o grande aumento de procura por meios automatizados para auxiliar na gerencia empresarial é de suma importância que o Túlio Maciel, como chefe do departamento econômico, busque por novos horizontes tecnológicos para sua loja, pois no período de olimpíadas o número de turistas na cidade do Rio de Janeiro aumenta consideravelmente, e é extremamente necessário que haja um controle automatizado para as suas vendas para que sempre os padrões sejam mantidos desde: matéria prima, produtos existentes, estoque e total de vendas realizadas em tal período.

Visando uma nova perspectiva para o seu negócio, o Túlio deve buscar empresas que trabalhem com todo processo de PDS (Processo de Desenvolvimento de Software), desde a consultoria para implementação do software, até a implantação e treinamento de funcionários para a utilização do mesmo. E como Túlio é um dos gestores da loja, irá participar de maneira incisiva dos ‘Brainstorms’ – Uma maneira de buscar funcionalidades e listá-las para que os desenvolvedores busquem soluções para o problema enfocado.

Feito o levantamento de funcionalidades e requisitos o sistema está pronto para começar a ser desenvolvido. Levando em consideração que todas as funcionalidades que o sistema deverá conter estão bem estabelecidas e especificadas como: “Cadastramento de produtos, editar campos, excluir produtos, gerar registro de vendas, e listagem de catálogo integrada com quantidade em estoque, entre outras”. Vale ressaltar que são necessárias várias reuniões e Brainstorms com os Steakholders – Pessoas responsáveis pela tomada de decisão dentro da empresa, os seniores e alta cúpula empresarial, por conhecerem todo o processo desde a chegada da matéria prima até a entrega do produto ao cliente. Afim de que não haja funcionalidades surpresas no processo de desenvolvimento e evitando assim atrasos no tempo estabelecido no orçamento do projeto.

O tipo de sistema que eu como consultor recomendaria seria um ERP (Enterprise Resource Planning), desenvolvido em linguagem Java, um sistema que trabalha distribuído em módulos, e por existirem várias filiais, a principal característica dos ERP’s, o Banco de Dados único, seria perfeita, pois ao fazer consultas no banco o usuário poderia gerar relatórios com todas as informações que deseja gerenciar em todas as filiais, além de integra-las por completo e assim poder tomar novas decisões de negócios.

2.1 DESCRIÇÕES DA DESCISÕES POSSÍVEIS

2.1.1. O que deve ser feito para que a implantação desse sistema seja um sucesso e funcione adequadamente?

Devem ser utilizadas boas práticas de programação, facilitando assim a manutenção do sistema, e para que ele seja utilizado de maneira correta deve também ser feito um treinamento com os funcionários para que ele seja abastecido com informações corretamente.

2.1.2. Quais os dados de entrada e saída para cada módulo?

O modulo citado no projeto é o MODULO: VENDAS, CADASTRAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE, portanto dados de qualquer tipo referente a uma dessas áreas de atuação do sistema serão utilizados como entrada para serem processados e disseminados em forma de relatório aos cargos mais altos na empresa para auxílio na tomada de decisões.

2.1.3. Quais os fluxogramas que você criaria para o projeto?

Fluxogramas que mostrassem as funções principais do sistema como ao acessar o menu principal o usuário pode seguir vários rumos dependendo da opção que selecionar. Utilizando os blocos condicionais e laços de repetições.

Ex:

MENU

  DIGITE O NUMERO DA OPCAO QUE DESEJA

  (1) CADASTRAMENTO DE PRODUTOS.              (2) MODIFICAR PRODUTOS          

  (3) EXCLUIR PRODUTOS.                                     (4) LISTAR PRODUTOS DISPONIVEIS.                  

  (5) REGISTRO DE VENDA.                   (6) ALTERAR QUANTIDADE DO ESTOQUE.                

  (0) ENCERRAR O PROGRAMA.                  

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12][pic 13][pic 14]

[pic 15][pic 16]

[pic 17]

[pic 18][pic 19][pic 20]

[pic 21]

[pic 22][pic 23]

[pic 24][pic 25]

[pic 26][pic 27]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (383.2 Kb)   docx (51.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com