TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COORDENAÇÃO DO CURSO INTEGRADO EM INFORMÁTICA

Por:   •  16/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

                       INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - IFBA

COINF- COORDENAÇÃO DO CURSO INTEGRADO EM INFORMÁTICA

Fichamento

Disciplina:

Língua Portuguesa

Curso:

Técnico em Informática

Código:

001 naturalismo

002 parnasianismo

003 simbolismo

Professor:

Fernanda Patrício Mariano

Aluno:

João Pedro Lima Feitosa

Semestre/Unidade

4° unidade

Resumo:

O Naturalismo é uma escola literária que se baseia, defende e valoriza a ciência como nova forma de entender a humanidade. Esta escola traz para a literatura um novo modo de análise social, que acredita na forte influência do meio e do momento em que a sociedade está inserida.

O Naturalismo vai, pouco a pouco, conquistando seu espaço e deixando o romantismo para trás.

Biografia do autor:

Aluísio Tancredo Belo Gonçalves de Azevedo (1857- [pic 2]-1913) nasceu em São Luís do Maranhão e era filho do vice-cônsul português. Foi morar no Rio de Janeiro a convite do irmao, Artur Azevedo, para trabalhar como caricaturista em jornais políticos da época. Com a morte do pai, regressou à terra natal e começou a escrever para a imprensa. Em 1881, lançou seu primeiro romance, 0 mulato. O livro foi mal recebido pela [pic 3]provinciana sociedade maranhense, mas agradou a corte. De volta ao Rio de Janeiro e enfrentando dificuldades económicas, passou a escrever para sobreviver. Mais tarde deixou a carreira de [pic 4]

escritor para ingressar na vida diplomática.

Referência

Pontara, M. et al. Parnasianismo. Português Contexto, Interlocução e Sentido. São Paulo: Moderna. 2013. p. 148 - 188. Cap. 9.(ALTERAR DE ACORDO COM AS PÁGINAS E CAPÍTULOS).

PÁGINAS

CITAÇÕES

COMENTÁRIOS (0bra)

148

“A constatação de que o ser humano era um animal como qualquer outro”

A partir das idéias de Darwinianas, de que as espécies  eram  resultado de um processo evolutivo, nasce o Naturalismo, escola literária que valoriza e defende a ciência como meio de estudar e compreender a humanidade.

150

“além de descrever a intimidade dos personagens, o romance naturalista se empenha em revelar de que maneira as pessoas, submetidas a condições sub-humanas de vida e trabalho, acabam perdendo a própria humanidade e sendo dominados pelos seus instintos animais”

Os autores tentam mostrar em suas obras os seres humanos como animais, em um processo de zoomorfização

O romance naturalista se empenha em mostrar a intensa interferência do meio na vida das pessoas, tanto de forma negativa quanto positiva

152

“produzindo enredos ao gosto popular, cheios de intrigas amorosas e aventuras emocianantes, ele conseguia sobreviver como escritor profissional, uma tarefa dificílima para um país com poucos leitores”

O estilo das obras de Aluizio de Azevedo. Como: O Cortiço (1890) e Casa de pensão (1884), que descreviam a realidade das classes sociais desfavorecidas brasileiras, Aluísio se tornou o autor das “massas”.

154

“não é o internato que faz a sociedade,o internato a reflete. A corrupção que ali viceja, vem de fora”

Mais uma vez a demonstração do pensamento mais “rousseauneano” do homem como fruto do meio, e os indivíduos como reflexo da sociedade.

164

“O objetivo declarado dos poetas parnasianos era um só: devolver a beleza formal à poesia, eliminando o que consideravam os excessos sentimentalistas românticos que comprometeriam a qualidade artística dos poemas.”

O Parnasianismo surge no século XIX, juntamente com o naturalismo e o realismo, com o objetivo de devolver a beleza formal da poesia, eliminando o sentimentalismo excessivo e tornando-a mais objetiva.

170

“no Parnasianismo, a obra deve ser o resultado do esforço de lapidação da forma até que se chegue à perfeição absoluta.”

A busca da perfeição, sempre foi o grande objetivo dos poetas parnasianasos, e a beleza da poesia se encontraria na metalinguagem e na forma, na construção.

174

“a finalidade da arte simbolista não é revelar a ideia, mas sugeri-la, de modo que o público possa perceber a relação entre a realidade aparente e as essências, vivendo uma experiência sensorial semelhante à do artista.”

 os simbolistas buscam entender o poder dos símbolos e as analogias entre o mundo visível e o mundo das essências que podem ser feitas a partir deles, ou seja, usam os símbolos para ajudar os leitores a conhecer o desconhecido, indo além do que é visível.

176

“A adoção da intuição como forma de aproximação da realidade faz com que os textos simbolistas sejam fortemente subjetivos, centrados na visão individual.”

O abandono da ciência leva os simbolistas a buscarem um elemento místico, espiritual e imaterial, através da fé, criando assim uma obra movida pelo clima de mistério. Este fato explica o porquê da falta de interesse simbolista pelo coletivo.

180

“Na obra de António Nobre há uma clara ênfase na musicalidade das palavras, bem como a utilização de sinestesias e analogias inesperadas.”

António Nobre associa uma infância idealizada com um tom coloquial, que faz seus versos transbordarem saudosismo, que é a essência da cultura portuguesa, fazendo assim, suas obras serem muito aclamadas pelo público. Além, de apresentar sempre em sua obra uma sucessão de imagens, sempre evocadas que provocam diferentes estímulos sensoriais.

184

“Uma característica inconfundível da obra de Cruz e Sousa é o uso de um vocabulário em que predominam, de modo obsessivo, termos associados à cor branca, como neve, névoas, alvas, brumas, lírios, palidez, lua. Essa recorrência indica uma busca incessante pela "pureza das Formas eternas, das Essências das coisas", que definem a base do projeto literário simbolista.”

Uma característica semelhante entre simbolistas e parnasianos, é a perfeição na beleza da forma, da estrutura poética, e isso marca a obra de cruz e souza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (172.2 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com