TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIPTOGRAFIA: Criptografia e seus conceitos gerais

Por:   •  31/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  8.970 Palavras (36 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 36

UNIVERSIDADE PAULISTA

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

CRIPTOGRAFIA:

Criptografia e seus conceitos gerais

SÃO PAULO

2018

Sumário

1.        Objetivo        3

2.        Introdução à Criptografia        4

3.        Criptografia e Seus Conceitos Gerais        6

3.1.        Criptografia Assimétrica        8

4.        Técnicas criptográficas mais utilizadas        14

5.        Projeto da criptografia RSA        21

6.        Dissertação sobre criptografia RSA        23

6.1.        Conceitos e fundamentações        23

6.2.        Benefícios em relação a outras criptografias        24

6.3.        Exemplos de aplicação        24

6.4.        Diferença entre RSA e outras técnicas        25

6.5.        Vulnerabilidade RSA        26

6.6.        Implementação        28

7.        Código do programa        30

8.        Referências bibliográficas        34

  1. Objetivo

O objetivo desse trabalho é reunir informações sobre a criptografia e suas técnicas bem como reunir conhecimento para nossa área profissional.

As vantagens em se analisar as técnicas é que no mercado de trabalho será mais fácil a compreensão do assunto mesmo que você não tenha os conhecimentos completos.  

Hoje no mercado é muito utilizada as técnicas de criptografia pra segurança em geral, e como profissionais devemos conhecer e estudar essas técnicas.

Atualmente no Brasil não existe nenhum curso especifico de criptografia então as maneiras de se estudar esse método é pesquisando por conta ou aprendendo com profissionais já atuantes.

Áreas onde a criptografia é mais utilizada:

No geral a criptografia é utilizada em mensagens importantes, para que somente as pessoas envolvidas possam ter essa informação.

Geralmente se fala de criptografia quando o assunto é banco pois a segurança é uma exigência na qual ninguém pode abrir mão.

Criptografia na prática:

No dia a dia não vemos muito a criptografia embora ela esteja presente em quase tudo que fazemos, desde navegar na internet até transações bancarias. Essa área relacionada a segurança é uma das áreas mais bem pagas no mundo hoje.

No começo a criptografia era usada em guerras e por militares, surgiu com a necessidade de receber e enviar a informação com a segurança de que não seria interceptado

Com isso concluímos que a criptografia é uma técnica de computação muito mais importante do que pensávamos e além de estudar sobre ela queremos colocar em pratica o que estudamos.

  1. Introdução à Criptografia

A criptografia é considerada uma ciência por muitos, uma ciência que impede o inimigo de ler uma mensagem por exemplo.

Em tempos de guerra qualquer informação sobre o adversário é uma enorme vantagem, e nos dias de hoje empresas, bancos, até mesmo na política precisa-se tomar as maiores providências para que não ocorra nenhum acidente de processos.

A criptografia no geral deve ser utilizada sempre que há uma informação importante sendo passada, todos os dias usamos a criptografia em nem mesmo percebemos, como nos simples fatos de acessar a conta do banco, navegar pela internet, entre outros.

Não se sabe ao certo em que momento da história se iniciou o uso de criptografia, Sabemos apenas que desde tempos antigos se usavam criptografia com o intuito de substituir os caracteres ou reordena-los de forma que não fosse possível ler o texto sem ordenar de uma dada forma.

Tipos de criptografias:

Chave simétrica

É o tipo de chave que é usada tanto pelo emissor como para o receptor, é o tipo de chave mais simples e com menos segurança,

Chave Assimétrica

A chave assimétrica trabalha com duas chaves, uma pública e uma privada, uma delas como diz o nome é pública e visível por qualquer um, já a outra é a chave secreta ou privada e essa deve ser criada para a decodificação.

Criptografia Quântica

A criptografia quântica é absolutamente segura e detecta o intruso, porem seu custo é muito alto.

Existem muitos tipos de criptografias, essas são apenas as mais utilizadas.

Criptografia em redes sem fio

Esse tipo de criptografia foi criado não só para que empresas possam conectar seus funcionários e realizar um melhor trabalho como também para que usuários comuns possam fazer operações bancarias por exemplo, com mais segurança.

Assinatura digital

Serve para facilitar os serviços de modo que se tem a comprovação de que aquela operação é verdadeira.

A criptografia clássica

O nome já diz tudo, essa criptografia é a mais antiga conhecida, essa técnica foi muito usada por militares, como era uma criptografia relativamente simples eles dependiam de garantir a segurança e secretismo da chave.

Exemplo:

[pic 1]

  1. Criptografia e Seus Conceitos Gerais

Ciência que permite tornar incompreensível uma informação, de forma a permitir que apenas pessoas autorizadas, consigam decifrá-la e compreendê-la.

Criptografia pode ser entendida como um conjunto de métodos e técnicas para cifrar ou codificar informações legíveis por meio de um algoritmo, convertendo um texto original em um texto ilegível, sendo possível mediante o processo inverso recuperar as informações originais (SIMON, 1999). Veja o processo na figura:

[pic 2]

Pode-se criptografar informações basicamente por meio de códigos ou de cifras. Os códigos protegem as informações trocando partes destas por códigos predefinidos. Todas as pessoas autorizadas a ter acesso a uma determinada informação devem conhecer os códigos utilizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.6 Kb)   pdf (299.9 Kb)   docx (136.5 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com