TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CST GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 4ª SERIE NOVAS TECNOLOGIAS

Por:   •  14/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.020 Palavras (9 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 9

Desafio

Uma empresa de desenvolvimento de software, especializada em construir sistemas para área de saúde, encontra-se em uma situação complexa, porém comum, a empresa está em plena expansão: a necessidade de evolução de métodos e ferramentas de desenvolvimento. Seu principal produto é um pequeno sistema Enterprise Resource Planning (ERP) para área hospitalar confeccionado na linguagem Visual Basic(VB) e que, apesar de utilizar uma linguagem orientada a objetos, foi construído há mais de 10 anos usando um processo de análise estruturada baseado no modelo Cascata. Em seu estado atual, é um sistema muito maduro e completo em termos de funcionalidades, mas muito “remendado” e de difícil manutenção. A intenção da empresa é reconstruí-lo utilizando novas tecnologias e um novo processo de desenvolvimento de software.

Como o time de desenvolvedores da empresa está totalmente alocado à manutenção desse e dos demais sistemas da empresa, não há disponibilidade para deslocar recursos à pesquisa de opções que auxiliem a empresa a resolver esse problema. Foi decidido então, que um setor de Novas Tecnologias seria formado na empresa, com a contratação de um time específico para atuar no processo inicial de evolução da empresa e que, posteriormente, continue trabalhando para manter a empresa atualizada e evitar que esse problema volte a acontecer. Seu grupo é essa equipe e o seu trabalho pe de extrema responsabilidade.

A equipe efetuará um estudo abrangente sobre as técnicas e ferramentas de desenvolvimento ágil e orientado a reuso que permitirá a percepção das opções estratégicas disponíveis para sua utilização, além de se familiarizar com conceitos complementares aos vistos em sala de aula. O objetivo final é oferecer à empresa opções para agilizar o desenvolvimento de software, garantindo sua sobrevivência no mercado e potencializando sua competitividade. CST em Gestão da Tecnologia da Informação-5ª. Série- Novas Tecnologias Maurício Rodrigues de Morais Pág. 3 de 7 Este desafio é importante porque expandirá seus horizontes de escolha, permitindo que você seja um profissional mais bem preparado para tomar as difíceis decisões de projeto que são uma constante na atividade de Gestão da Tecnologia da Informação.

 Passo 2

Doze Príncipios do Manifesto Ágil

  • Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, através da entrega adiantada e contínua de software de valor.
  • Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento. Processos ágeis se adequam a mudanças, para que o cliente possa tirar vantagens competitivas.
  • Entregar software funcionando com freqüencia, na escala de semanas até meses, com preferência aos períodos mais curtos.
  • Pessoas relacionadas à negócios e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto e diáriamente, durante todo o curso do projeto.
  • Construir projetos ao redor de indivíduos motivados. Dando a eles o ambiente e suporte necessário, e confiar que farão seu trabalho.
  • O Método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para, e por dentro de um time de desenvolvimento, é através de uma conversa cara a cara.
  • Software funcional é a medida primária de progresso.
  • Processos ágeis promovem um ambiente sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários, devem ser capazes de manter indefinidamente, passos constantes.
  • Contínua atenção à excelência técnica e bom design, aumenta a agilidade.
  • Simplicidade: a arte de maximizar a quantidade de trabalho que não precisou ser feito.
  • As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de times auto-organizáveis.
  • Em intervalos regulares, o time reflete em como ficar mais efetivo, então, se ajustam e otimizam seu comportamento de acordo.

Resumo

Com a entrega antecipada e aprimoramento de software bem construído e detalhado satisfazemos todas as expectativas dos clientes e os surpreendemos mantendo assim uma fidelização e divulgação do nosso serviço pelo cliente. Nós adaptamos o software conforme a necessidade do cliente, dando a liberdade para que possa implementar ou modificar partes durante o desenvolvimento em qualquer fase do processo para atender os objetivos dos nossos clientes, conforme as etapas forem sendo finalizadas já encaminhamos para que o cliente  possa colocar em funcionamento e assim oferecer uma maior agilidade e eficiência com o produto.

Para que haja uma maior integração e otimização do produto, profissionais de diferentes áreas trabalham em conjunto e para que não haja falhas na comunicação entre a parte de negócios e a parte técnica. Pessoas que gostam do que fazem, desenvolvem o trabalho com mais facilidade, mais eficiência e mais agilidade, tem mais auto confiança e maior propensão em não cometerem falhas ou atrasos nas etapas do projeto, conversando pessoalmente podemos sanar todas as dúvidas, minimizando as possíveis falhas de comunicação, e dando maior dinamismo no desenvolvimento do software para entrega dentro dos prazos estabelecidos.

Ao definir os requisitos essenciais no projeto teremos uma maior facilidade em agilidade de colocar em prática e aprimorar durante todas as etapas de desenvolvimento, através dos processos ágeis podemos manter mudanças e melhorias constantes pelos desenvolvedores para que os patrocinadores e usuários possam ter um produto bem construído e capaz de superar seus concorrentes no mercado se mantendo competitivos, quanto melhor e mais detalhado for o desenvolvimento software melhor será a facilidade de uso e agilidade para ultrapassar seus objetivos, ao dedicarmos no desenvolvimento de um software simples e fácil de ser operado diminuímos etapas e trabalhos para modoficar o produto final para o cliente.

Em uma equipe bem entrosada e colaborativa surgem as melhores idéias e técnicas para desenvolver o produto, ao fazermos reuniões periódicas para analisar oque já foi desenvolvido, a equipe encontra meios de aprimorar todos os processos, melhorar o produto e entregar um resultado cada vez melhor e surpreender positivamente o cliente mantendo assim cada vez mais fidelizado.    

Passo 3

RAD - Desenvolvimento rápido de aplicações

O “método de desenvolvimento rápido de aplicações” (em inglês Rapid Application Development, ou RAD), definido por James Martin no início dos anos 80, consiste num ciclo de desenvolvimento curto baseado em 3 fases (Enquadramento, Desenho e Construção) num prazo ideal de 90 dias e 120 dias no máximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (158 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com