TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  13/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  5.914 Palavras (24 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 24

TEMA: A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

1 INTRODUÇÃO

O projeto de ensino a ser apresentado traz como tema: A inserção das tecnologias nas séries iniciais do ensino fundamental. Este contempla a linha da docência nos anos iniciais do ensino fundamental. A escolha desta temática se deu devido perceber que a cada dia ela tem tomado o seu espaço nesse mundo a qual vivemos, sendo assim tem que estar preparados para poder usufruir sem medo desses meios tecnológicos que nos cercam e que se modernizam e se modificam a cada momento.

A justificativa deste projeto de ensino é de entender que as novas tecnologias devem ser vistas como mais uma ferramenta de auxílio ao processo de educação nesta modalidade de ensino, como dinamizadora do processo de ensino e como instigadoras para a melhoria da aprendizagem. Sabemos que a cada dia as tecnologias elas se inovam e vão se avançando cada vez mais. Percebemos isto quando olhamos para os antigos modelos de computadores que quase ninguém tinha acesso, e hoje a maioria das pessoas tem acesso a aparelhos como tabletes, celulares, e dentre outros meios tecnológicos. Vivemos em um mundo moderno, cercado de tecnologias, onde em quase tudo que vamos resolver em nosso dia a dia é necessário utilizar-se de alguns desses meios. No supermercado, lojas, bancos, escolas, ambientes de lazer, uso de cartões com microchips, consultas e compras online, pagamentos, enfim uma infinidade de atividades que nos remete conhecermos e estarmos de alguma forma, ligados a inovação. E quando não buscamos nos atualizar sempre dependemos de alguém para nos ajudar. Sendo assim, é necessária a permanente atualização do homem, nessa nova cultura e nesse novo modelo social a qual estamos vivendo. Sabendo desta realidade, a escola deve acompanhar esse processo de transformação e manter os alunos atualizados. A importância do projeto é em refletir sobre a transformação do mundo através das tecnologias e a inserção das mesmas dentro das escolas. Aqui analisaremos as dificuldades e os desafios que os professores vivem diante desta questão, e como se faz necessário à busca constante pela informação e pelo novo. Onde o professor consegue alcançar através de formações voltadas a essa área.

A Problemática veio ao analisar que a realidade em relação à inserção das tecnologias com as crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, ainda são um pouco distante. Pois o sistema de ensino-aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental, não se encontra atendendo e atraindo os alunos, e despertando os docentes a respeito da importância de utilizar este recurso de uma forma visando o conhecimento do aluno. Essa realidade precisa ser mudada, pois o uso das tecnologias em sala de aula ela traz aprendizado e evolução para o aluno e um suporte pedagógico ao docente. Mediante esta reflexão surgiu o seguinte questionamento: Como a inserção das tecnologias pode contribuir para o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental?

O objetivo deste projeto consiste em refletir sobre o uso das novas tecnologias para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental e analisar como a inserção das TICs pode influenciar na mudança do perfil dos educadores, de meros transmissores de informação para mediadores.

Os conteúdos abordam os temas transversais e voltados a trabalhar através das ferramentas tecnológicas. As crianças poderão aprender por meio de atividades com jogos educativos.

O desenvolvimento do Projeto consiste em três etapas, sendo que cada etapa aborda três momentos que mostram como será desenvolvido o projeto e como se dará sua execução. Dentre destas etapas estarão descritas as atividades a serem realizadas e os recursos necessários.

Sendo os recursos necessários: recursos humanos, professores, alunos e equipe pedagógica. E os recursos materiais: Computador, Datashow, aparelho de som; TV, atividades impressas, etc.

A avaliação se dará desde a elaboração até o final do projeto, levando em conta a participação dos nele envolvidos, fazendo assim o registro.

O Projeto apresentará uma revisão bibliográfica apoiada em diversas obras de autores que abordam este tema em discussão, além de sites e artigos de vários autores. No entanto para melhor desenvolve-lo, a revisão bibliográfica traz várias teorias de: BRANDÃO, DEMO, MORAN, MORAES, FIGUEREDO dentre outros.

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 REFLETINDO SOBRE A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

A tecnologia é vista como elemento presente na sociedade e no contexto escolar, elas chegaram e pedem mudanças de conduta, mudanças no interior de cada ser humano para que ele possa transformar as coisas ao seu redor. As mudanças devem gerar vontade de aprender e vontade de colocar em prática o que se apreendeu.

Hoje na chamada sociedade da informação, novas de formas de pensar, de agir e de comunicar-se são introduzidas como hábitos corriqueiros, são inúmeras as formas de adquirir conhecimento, bem como também são diversas as ferramentas que propiciam essa aquisição, as escolas são em geral apontadas como uma das principais alternativas para formação e desenvolvimento de cidadãos garnidos de um perfil que conduza com as exigências da sociedade moderna.

De acordo com Moran, quando falamos em tecnologias costumamos pensar imediatamente em computadores, vídeo, softwares e Internet. Sem dúvida são as mais visíveis e que influenciam profundamente os rumos da educação. Vamos falar á seguir sobre ela, mas antes gostaria de lembrar que o conceito de tecnologia é muito mais abrangente.

Cada vez mais cedo as crianças estão em contato com as novas tecnologias. Este fator pode trazer consigo mudanças nos modos de comunicação e de interação. Essas mudanças serão positivas, desde que aconteça uma contextualização das habilidades comunicativas, pois, segundo (Avala, 2003), o ciberespaço oferece oportunidades que acabam com obstáculos como tempo e espaço e através do acesso e do domínio das novas tecnologias são desenvolvidas novas competências fundamentais: como o senso crítico; o pensamento hipotético e dedutivo; as faculdades de observação e de pesquisa; o julgamento; a capacidade de memorizar e classificar; a leitura e a análise de textos e de imagens; a imaginação; a representação em redes e os procedimentos e estratégias de comunicação.

A nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação nacional propõe uma prática educacional adequada à realidade do mundo, ao mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.1 Kb)   pdf (106.4 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com