TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características de formatação do artigo

Artigo: Características de formatação do artigo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  Artigo  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 2

Para evitar aborrecimentos durante a fase de formatação do artigo, o Word oferece um recurso que pode reduzir tremendamente o número de problemas. Esse recurso tem o nome de Estilos de Formatação. Os Estilos são recursos do Word que permitem padronizar a formatação de páginas, colunas e parágrafos, com benefícios diretos aos autores que o utilizarem. A lista de estilos pré-definida neste documento pode ser utilizada a partir da barra de ferramentas, normalmente do lado esquerdo da opção de escolha de fontes. Apresenta-se um exemplo na Figura 1, na qual a lista de estilos está em destaque e pode-se observar o nome do estilo deste parágrafo (“Texto”). Tente localizar a lista de estilos na barra de ferramentas de seu programa Word.

Figura 1. Lista de estilos na barra de ferramentas do programa Word.

Para manter a formatação adequada, basta você especificar o estilo certo para cada parte do artigo. Por exemplo, na próxima seção deste documento (seção 3), a formatação foi aplicada escolhendo-se o estilo apropriado, cujo nome aparece entre os símbolos “<” e “>”. Todo parágrafo de seção possui uma formatação especial de recuo, numeração, tipo e cor da fonte. Para reproduzir este padrão, basta selecionar o estilo <Secao> na lista de estilo da barra de ferramentas do Word.

Um parágrafo do tipo <Secao> sempre será seguido de um parágrafo com o estilo <AposSecao>. Deste ponto em diante, os parágrafos têm o estilo <Texto>, como é o caso deste parágrafo que você está lendo. Felizmente, não há a necessidade de especificar estes estilos a todo o momento, uma vez que o estilo seguinte é automaticamente determinado pelo programa Word. Em outras palavras, ao terminar um parágrafo do tipo <Texto> com o pressionar da tecla “Enter”, um novo parágrafo com o estilo <Texto> será criado. Sugere-se ao leitor a realização de um teste, mudando o estilo deste parágrafo de <Texto> para <AposSecao> e <Secao>.

Uma boa notícia é que os estilos para os artigos científicos da AESA estão to-dos pré-definidos neste modelo de documento. Adicionado a isto, deve-se ressaltar que não será necessário formatar todos os parágrafos por meio de escolha do estilo correto; basta para isso apenas copiar e colar parágrafos já formatados neste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com