TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como utilizar um computador

Por:   •  14/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.810 Palavras (8 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 8
  • Como seria utilizar um computador sem um sistema operacional? Quais são suas duas principais funções?

Seria impossível gerenciar todos os hardwares sem um sistema operacional, funções básicas como input, output deverá ser criado do zero para reconhecer um teclado, um processador, vídeo e etc. Isso devido a BIOS (Basic Integrated Operating System) ser um sistema operacional básico fundamental para iniciar os sistemas operacionais seja ele command line interface ou Graphical User Interface (GUI).

Suas duas principais funções é verificar o Power-On Self-Test, que são os diagnósticos e testes realizados nos componentes físicos e Interpretador de Comandos, traduz comandos para instruções que o processador entende.

  • Quais as principais dificuldades que um programador teria no desenvolvimento de uma aplicação em um ambiente sem um sistema operacional?

As principais dificuldades seria a programação em baixo nível de todos os hardwares, fazer os componentes interagir entre si, e assegurar a funcionalidade de todos os componentes.

  • Defina o conceito de uma máquina de camadas.

O conceito é bem simples basicamente existe diversos níveis/camadas.

Nível 5 - Aplicativos

Nível 4 - Utilitários

Nível 3 – Sistema Operacional

Nível 2 - Linguagem de maquina

Nível 1 - Microprogramação

Nível 0 - Circuitos Eletrônicos

Ou pode ser bem resumindo

Nível 1 – Sistema Operacional

Nível 0 - Hardware

  • Por que dizemos que existe uma subutilização de recursos em sistemas monoprogramáveis

Quando um programa é executado em um sistema monoprogramáves, ele deve aguardar o termino das instruções decorrentes do programa, como um programa não utiliza todos os recursos do sistema ao longo da execução, existe a ociosidade e consequentemente subutilização de alguns recursos.

  • Qual é a grande diferença entre sistemas monoprogramáveis e sistemasmultiprogramaveis ?

Enquanto em sistemas monoprogramaveis existe apenas uma aplicação utilizando os recursos disponíveis, nos multiprogramaveis varias aplicações compartilham o mesmo recursos.

  • Quais as vantagens dos sistemas multiprogramaveis ?

Sua principal vantagem é a redução do tempo de resposta das aplicações processadas no ambiente, apesar de mais eficiente que os monoprogramaveis, são de implementação muito mais complexas, conseguida com a alternância rápida entre as várias tarefas.

  • Um sistema monousurio pode ser um sistema multiprogramavel ? de um exemplo

Sim ser monousuário não impede que execute diversas aplicações concorrentemente em um Sistema. SO como Windows 10, 8.1, 7 Linux entre outros podem ser monousuário.

  • Quais são os tipos de sistema multiprogramaveis ?

Sistemas batch, sistemas de tempo compartilhado e sistemas de tempo real.

  • O que caracteriza o processamento batch ? quais aplicações podem ser processadas neste tipo de ambiente?

O processamento batch tem a característica de não exigir a interação do usuário com a aplicação, aplicações processadas em batch são programas envolvendo cálculos numéricos, compilações, backups, aqueles programa onde não é necessário a interação com o usuário.

  • Como funcionam os sistemas de tempo compartilhado ? quais as vantagens em utiliza-los ?

Os sistemas de tempo compartilhado (time-sharing) permitem que diversos programas sejam executados a partir da divisão do tempo do processador em pequenos intervalos, denomidados fatia de tempo (time-slice). A vantagem na sua utilização é possibilitar para cada usuário um ambiente de trabalho próprio, dando impressão de um sistema dedicado para cada usuário.

  • Qual a grande diferença entre sistemas de tempo compartilhado e tempo real? Quais aplicações são indicadas para sistemas de tempo real?

O fator tempo de resposta e atualização dos dados no ato da transação. Nos sistemas de tempo real, os tempos de resposta devem estar dentro de limites rígidos. Aplicações de controle de processos, como no monitoramento de refinarias de petróleo, controle de tráfego aéreo, de usinas termoelétricas e nucleares são executadas em sistemas de tempo real.

  • O que são sistemas com múltiplos processadores e quais as vantagens em utilizá-los?

Os sistemas com múltiplos processadores caracterizam-se por possuir duas ou mais UCPs interligadas e trabalhando em conjunto. A vantagem deste tipo de sistema é permitir que vários programas sejam executados ao mesmo tempo ou que um mesmo programa seja subdividido em partes para serem executadas simultaneamente em mais de um processador

  • Qual a grande diferença entre sistemas fortemente acoplados e fracamente acoplados?

Nos sistemas fortemente acoplados existem vários processadores compartilhando uma única memória física e dispositivos de entrada/saída, sendo gerenciados por apenas um sistema operacional. Os sistemas fracamente acoplados caracterizam-se por possuir dois ou mais sistemas computacionais conectados através de linhas de comunicação. Cada sistema funciona de forma independente, possuindo seu próprio sistema operacional e gerenciando seus próprios recursos, como UCP, memória e dispositivos de entrada/saída.

  • Quais os benefícios de um sistema com múltiplos processadores em um computador pessoal ?

Técnicamente dizendo não ha beneficios pois os computadores pessoais não irão utilizar o processamento por completo, por isso não são vendidos computadores com multiplos processadores para o usuario final.

  • Qual seria o tipo de sistema operacional recomendavel para uso como servidor de aplicações em um ambiente corporativo? justifique sua resposta.

varia de acordo com a aplicação utilizada, normalmente por ser mais utilizado windows.

Qual seria o tipo de sistema?

windows

quais são as unidades funcionais de um sistema computacional?

Unidade de entrada

Unidade de saída

Unidade aritmética e lógica

Unidade de memória principal ou interna

Unidade de memória auxiliar, ou externa, ou de massa, ou magnética

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com