TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Computadores Embutidos

Por:   •  31/5/2016  •  Artigo  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução---

Os computadores embutidos são a grande maioria dos computadores por serem os cérebros da maioria dos equipamentos eletrônicos modernos, eles estão presentes em carros, videogames, celulares, calculadoras, televisões, em todos equipamentos eletrônicos. Eles são feitos para rodar um sistema que tem apenas um papel a desempenhar como controlar a sua televisão e só estão presentes nesta infinidade de equipamentos devido a evolução da microeletrônica e o barateamento das CPUs que viabilizaram o emprego de sistemas computadorizados.

As funções a serem desempenhadas pelos computadores embutidos são únicas visando o baixo custo monetário e energético, muitas vezes não possuem disco rígido e não precisão de teclados ou de um SO. As funções podem ser simples como a de um dumbphone ou complexas com um computador de bordo de um carro. Em sua maioria se utilizam de micro controladores como ARM, ATMEL,, SPaRC, MiPS entre outros. O mercado de computadores embutidos está em constante crescimento. Só em 1998 a venda de micro controladores era de 290 milhões e em 2002 foram vendidos 1,1 bilhões de micro controladores, o que significa que em pouco tempo os números de produtos eletrônicos cresceram e só tendem a aumentar.

O desenvolvimento de um computador embutido geralmente está ligado há dar mobilidade e facilitar a utilização de um equipamento em diferentes ambientes, por isso o baixo custo energético e. Por serem desenvolvidos com recursos limitados, não possuem espaço para falhas e quando falham podem trazer grandes consequências como o mau funcionamento de uma televisão ou o mal funcionamento de um desfibrilador, causando uma sobre carga no equipamento e causando a morte de uma pessoa.

Endereçamento e instruções

Os processadores são feitos com base em ums tipo de ISA, arquitetura de conjunto de instruções ou Instruction Set Archtecture. As arquiteturas são a CISC, RISC ou o SISC elas são responsáveis por executar as instruções programadas.

Os microprocessadores desenvolvidos a partir da arquitretura CISC, Complex Instruction Set Computer ou Computador com Conjunto de Instruções Complexas. É um processador onde uma única instrução pode executar várias e estão embutidas diretamente no processador, assim é possível compilar programas complexos são compilados em linguagem de maquinas mais curtos e com menos acessos a memória já que não é necessário procurar as instruções nela, por outro lado ele utiliza mais memória que a RISC para o armazenamento de dados já que comsegue trabalhar com grandes volumes de dados.

A RISC, Reduced Instructions Set Computer ou Computador com Conjunto de Instruções Reduzido, veio como um complemento para a arquitetura CISC. Visam Unidades de Controle mais baratas, rápidas e simples. Foi desenvolvido para sistemas com pouca variedade de instruções assim ele executa mais rápido os conjuntos de instruções. Mas por possuir apenas instruções simples ele se torna mais trabalhoso para o desenvolvimento dos programas por ser necessário várias instruções simples para executar algo mais complexo e por ser necessário extrema otimização para que se consiga o resultado esperado utilizando os recursos limitados do RISC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com