TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Computação em nuvem

Projeto de pesquisa: Computação em nuvem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.736 Palavras (11 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 11

Nos últimos anos, a Tecnologia da Informação (TI) entrou em um novo paradigma: — a computação em nuvem. Embora a computação em nuvem seja apenas uma maneira diferente de entregar recursos de computação, e não uma nova tecnologia, ela iniciou uma revolução na maneira como organizações fornecem informações e serviços.

Originalmente, a TI era dominada pela computação em mainframe. Essa configuração robusta acabou por ser substituída pelo modelo cliente/servidor. A TI contemporânea é, cada vez mais, uma função da tecnologia remota, computação difusa ou ubíqua e, é claro, computação em nuvem. Mas essa revolução, como qualquer revolução, contém componentes do passado a partir do qual evoluiu.

Portanto, para manter a computação em nuvem em seu contexto apropriado, lembre-se que no DNA dela está, essencialmente, a criação dos sistemas que a precederam. Em vários aspectos, essa importante mudança é uma questão de "voltar para o futuro" em vez de um fim definitivo do passado. No admirável mundo novo da computação em nuvem, há espaço para a colaboração inovadora da tecnologia de nuvem e para a utilidade comprovada dos sistemas predecessores, tais como o poderoso mainframe. Essa verdadeira mudança na maneira como computamos oferece imensas oportunidades para equipes de TI assumirem o comando da mudança e usá-la para sua vantagem individual e institucional.

O que é a computação em nuvem?

A computação em nuvem é uma solução abrangente que entrega TI como um serviço. É uma solução de computação baseada na Internet, na qual recursos compartilhados são fornecidos como eletricidade distribuída na rede elétrica. Computadores na nuvem são configurados para trabalhar juntos, e os diversos aplicativos usam o poder da computação coletiva como se estivessem sendo executados em um único sistema.

A flexibilidade da computação em nuvem é uma função da alocação de recursos on demand. Isso facilita o uso dos recursos acumulativos do sistema, evitando a necessidade de designar hardware específico para uma tarefa. Antes da computação em nuvem, Web sites e aplicativos baseados em servidor eram executados em um sistema específico. Com o advento da computação em nuvem, recursos são usados como um computador virtual agregado. Essa configuração amalgamada oferece um ambiente no qual os aplicativos são executados independentemente, sem considerar qualquer configuração em particular.

Por que a pressa para chegar à nuvem?

Há razões válidas e significativas, de negócios e de TI, para a mudança de paradigma da computação em nuvem. Os aspectos fundamentais da terceirização como uma solução se aplicam.

Custo reduzido: A computação em nuvem pode reduzir os custos de capital expense (CapEx) e operating expense (OpEx), pois os recursos só são adquiridos quando necessário, e só se paga por eles quando são usados.

Uso refinado da equipe: Usar a computação em nuvem libera equipe de valor, permitindo que eles se concentrem em entregar valor, e não em manter hardware e software.

Escalabilidade robusta: A computação em nuvem permite escala imediata, para mais ou para menos, a qualquer momento, sem compromisso a longo prazo.

Blocos de construção da computação em nuvem

O modelo de computação em nuvem é composto de um front-end e um backend. Esses dois elementos são conectados por meio de uma rede, geralmente a Internet. O front-end é o veículo pelo qual o usuário interage com o sistema; o backend é a própria nuvem. O front-end é composto de um cliente de computador, ou a rede de computadores de um empreendimento, e os aplicativos usados para acessar a nuvem. O backend fornece os aplicativos, computadores, servidores e armazenamento de dados que criam a nuvem de serviços.

Camadas: Computação como uma mercadoria

O conceito da nuvem é construído sobre camadas, cada uma fornecendo um nível distinto de funcionalidade. Essa estratificação dos componentes da nuvem forneceu o meio para que as camadas da computação em nuvem se tornem uma mercadoria, como eletricidade, serviço telefônico ou gás natural. A mercadoria que a computação em nuvem vende é poder computacional a um custo e despesas menores para o usuário. Espera-se que a computação em nuvem se torne o próximo serviço megautilitário.

O virtual machine monitor (VMM) fornece o meio para uso simultâneo das instalações de nuvem (consulte a Figura 1). VMM é um programa em um sistema host que permite que um computador suporte diversos ambientes de execução idênticos. Do ponto de vista do usuário, o sistema é um computador autocontido que é isolado dos outros usuários. Na realidade, cada usuário está sendo servido pela mesma máquina. Uma máquina virtual é um sistema operacional (OS) que está sendo gerenciado por um programa de controle subjacente, permitindo que ele pareça ser diversos sistemas operacionais. Na computação em nuvem, o VMM permite que usuários monitorem e gerenciem aspectos do processo, tais como acesso a dados, armazenamento de dados, criptografia, endereçamento, topologia e movimento de carga de trabalho.

Figura 1. Como o Virtual Machine Monitor funciona

Como o Virtual Machine Monitor funciona

Essas são as camadas que a nuvem oferece:

A camada de infraestrutura é a base da nuvem. Ela consiste nos ativos físicos — servidores, dispositivos de rede, discos de armazenamento, etc. Infrastructure as a Service (IaaS) tem provedores tais como IBM® Cloud. Ao usar IaaS, o cliente não controla de fato a infraestrutura subjacente, mas controla os sistemas operacionais, armazenamento, aplicativos de implementação e, até certo ponto, controla componentes de rede selecionados.

Serviços de Print On Demand (POD) são um exemplo de organizações que podem se beneficiar da IaaS. O modelo de POD é baseado na venda de produtos customizados. PODs permitem que pessoas abram lojas e vendam designs de produtos. Os lojistas podem carregar o número de designs que quiserem à medida que os criam. Muitos carregam milhares. Com recursos de armazenamento em nuvem, um POD pode fornecer espaço de armazenamento ilimitado.

A camada intermediária é a da plataforma. Ela fornece a infraestrutura de aplicativo. Platform as a Service (PaaS) fornece acesso a sistemas operacionais e serviços associados. Ela fornece uma maneira de implementar aplicativos para a nuvem usando linguagens de programação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com