TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação celular

Seminário: Comunicação celular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Seminário  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

Comunicação celular

1. As células possuem um sistema de geração, transmissão, receptores e respostas, uma célula influencia no comportamento das outras. A sinalização celular é importante para a formação de tecidos, multiplicação celular, fagócitos, síntese de anticorpos, formação de leucócitos para a defesa do organismo e coordenação do metabolismo. A comunicação entre células é feita por moléculas informacionais. A habilidade que as células possuem em perceber corretamente e responder ao seu ambiente envolvente forma a base do desenvolvimento da reparação de tecidos, da imunidade e de outras funções de homeostasia em tecidos.

2. Para acontecer algumas comunicações de célula a célula é preciso que estejam em contato direto, Algumas células fazem a conexão do seu citoplasma através de junções comunicantes.

E um exemplo de sinalização justácrina é a via de sinalização Notch ,que duas células adjacentes tem que ter contato físico para ter o processo da comunicação.

Já alguns tipos de comunicação celular não é preciso que tenha contato direto com outras células, como a comunicação endócrina, parácrina e autócrina, que são feitas através de moléculas de sinalização.

3. Comunicação endócrina: A comunicação endócrina acontece quando hormônios produzidos pelas células que estão presente nas glândulas endócrinas são liberados na corrente sanguínea, e são receptados por difusão pelas células com receptores específicos.

A grande parte dos hormônios é hidrossolúvel, e agem em receptores presentes na membrana das células, mas a hormônios que são lipossolúveis, estes penetram nas células e se prendem em receptores presentes no citoplasma, os hidrossolúveis tem uma ação mais curta, já os lipossolúveis tem uma ação mais prolongada.

Comunicação parácrina. Tem células que são especializadas em secreção parácrina, ou seja, na produção de mediadores químicos de ação local. A comunicação parácrina é um modo de ação de muitas células do sistema neuroendócrino difuso. As células que não são especializadas neste tipo de secreção podem produzir mediadores de ação local, como na proliferação celular e durante a inflamação. Um bom exemplo são as prostaglandinas que são produzidas praticamente em todas as células.

Comunicação autócrina: A comunicação autócrina acontece quando a célula produz mensageiros químicos (hormônio), para atuar nos próprios receptores.

4. Induções celulares medidas por receptores são proteínas que se estendem por todo a espessura da membrana plasmática da célula, com um extremo do receptor fora da célula (domínio extracelular) e outro extremo do receptor dentro (domínio intracelular). Quando o domínio extracelular reconhece a um hormônio, a totalidade do receptor sofre uma mudança em sua conformação estrutural que afeta ao domínio intracelular, conferindo-lhe uma nova ação. Neste caso, o hormônio não atravessa a membrana plasmática para penetrar na célula.

5. A ação de estimular a célula do exterior é chamada indução; é mediada por uma substancia indutora, conhecida como ligante; célula que produz o ligante é denominada célula indutora; a célula que recebe é denominada célula induzida ou célula alvo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com