TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos básicos da engenharia de software

Por:   •  7/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 5

Conceitos básicos da engenharia de software

Introdução

A engenharia de software tem se tornado uma ferramenta cada vez mais importante para os profissionais envolvidos com a tecnologia da informação.

Histórico de software

Nas primeiras décadas o desafio era a construção de hardware que pudesse processar grande quantidade de informações a baixo custo. A construção de software na época era considerada atividade de segundo plano, pois o maior objetivo era o processamento de dados de grande volume e nenhuma interação com o usuário.

Com a evolução dos computadores e de novas necessidades dos usuários, o software teve que evoluir para atender com mais eficiência e qualidade a estas necessidades. No início da era da computação, o software era customizado, sob medida para desempenhar uma função especifica, conhecido como orientação batch. A partir dos anos 70, a evolução do software se tornou mais evidente com o surgimento dos computadores multiusuários e processamento em tem real.

Na década de 80, com a diminuição do custo dos computadores, houve uma grande demanda por softwares mais interativos para desempenhar tarefas pontuais, porém mais complexas. Com os sistemas distribuídos, o processamento passou a ser executado próximo aos usuários, com a finalidade de atender necessidades pontuais, com regras específicas, mantendo a integração dos dados da organização.

Sistemas distribuídos: União de diversos computadores autônomos, interligados através de uma rede de computadores caracterizada pela descentralização das funções, com o objetivo de compartilhar a execução de tarefas, recursos do sistema: hardware, software e dados.

A qualidade do produto de software depende apenas da metodologia adotada no seu projeto?

A busca pela qualidade do software não se faz por meio de apenas uma metodologia, mas por uma combinação de fatores, como: as melhores ferramentas de automação, técnicas para a garantia da qualidade do software, gerenciamento e controle das atividades envolvidas; esses são os principais objetivos da engenharia de software. Atualmente existe uma busca constante de metodologia que leva a uma produtividade e qualidade de excelência que atenda ás enormes demandas de software.

Trabalhar com Metodologias Ágeis, Tradicionais ou as duas?

Depende de alguns fatores como, o tamanho do projeto, a capacidade de trabalho da empresa desenvolvedora de software, assim como, a maturidade para escolher qual metodologia usar ou as duas.

Características de software

Na computação, o software é uma das partes que, em conjunto com o hardware, gera resultados esperados pelos usuários. Enquanto o hardware é composto por componentes físicos, placas de circuito, fonte de energia, chips etc. O Software é formado por instruções lógicas, que não sofre desgaste físico em função do tempo, então, a previsão seria que este, logo ao estar em funcionamento, apresente certa quantidade de erros e que durante uso, ao se aplicar correções, possa ter o nível de erros estabilizado.

Porém na pratica, percebe-se que o software é um objeto que sofre inúmeras alterações provocadas pelas necessidades do meio, em função de novas funcionalidades ou de modificações nas já em funcionamento. As modificações no software durante sua vida são prováveis fontes de falhas, podendo apresentar índice de falhas semelhante a quando construído pela primeira vez.

A cada mudança aplicada, é provável que antes que as falhas originais desapareçam novas apareçam elevando o nível de falhas do software, ocorrendo o chamado software deteriorado.

Definição de engenharia de software

Conjunto de técnicas, métodos, ferramentas e processos utilizados na especificação, desenvolvimento, e manutenção de um sistema de software, que visa garantir a gerência, a organização, o controle, a produtividade e a qualidade dos artefatos gerados através de recursos humanos.

Uma das características mais relevantes no processo de software é a reusabilidade por interferir diretamente no prazo, qualidade e portabilidade. Nas décadas de 50 a 80, a criação de sub-rotinas já era fonte de grande economia no desenvolvimento e na manutenção das aplicações.  A partir da década de 90, o uso de classes ganhou maior nível de reusabilidade.

engenharia de software, segundo Sommerville (2011), é um conjunto de atividades relacionadas que levam à produção de produto de software.

Na administração de empresas, um processo é o conjunto de atividades realizadas na geração de resultados para o cliente, desde o início do pedido até a entrega do produto.

Segundo o PMBOK (PMI, 2001), é um conjunto de ações e atividades inter-relacionadas que são executadas para alcançar um objetivo.

Cada processo é caracterizado por suas entradas, as ferramentas e as técnicas que podem ser aplicadas e as saídas resultantes.

Na gestão de processos negócio (BPM), processo é uma sequência de tarefas ou atividades que, ao serem executadas, transformam insumos em um resultado com valor agregado.

 

O que é software? 

São todos os dados de documentação e configuração associados, necessários, para que o programa opera corretamente. Um sistema de software consiste, geralmente, de um conjunto de programas separados; arquivo de configuração, que são utilizados para configurar esses programas; documentação do sistema, que descreve a estrutura do sistema; documentação do usuário, que explica como usar o sistema. Existem dois tipos fundamentais de produtos de software:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com