TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos básicos de Engenharia de Software

Por:   •  9/5/2015  •  Tese  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

 

UNIDADE 1 - Parte 1: Conceitos básicos de Engenharia de Software

-   Conceitos básicos – Crise de Software

-   Conceitos básicos de Engenharia de Software

-   Fundamentos de Engenharia de Software

 

UNIDADE 1 - Parte 2: Modelos Clássicos para Desenvolvimento de Software

-   Ciclo de Vida do Software

-   Modelo Cascata

-   Modelo Prototipação

-   Modelo Espiral

-   Modelo Incremental

-   Modelo Processo Unificado

UNIDADE 1 – Parte 1: Conceitos básicos de Engenharia de Software

-Conceitos básicos – Crise de Software:

A crise de software resultava diretamente da introdução de novo hardware de computador baseado em circuitos integrados. Seu poder fez das aplicações de computador, consideradas até então não realizáveis, propostas viáveis. O software resultante era ordens de grandeza mais complexas que os sistemas de software anteriores.

-Conceitos básicos de Engenharia de Software:

A Engenharia de Software é a criação e a utilização de princípios sólidos de Engenharia a fim de obter software de maneira econômica, que seja confiável e que trabalhe eficientemente em máquinas reais.

-Fundamentos de Engenharia de Software:

Engenharia de Software foi desenvolvida para utilizar o conhecimento sobre computadores e computação para solução de problemas, ela consiste em analisar um problema para determinar a sua natureza utilizando técnicas, métodos, ferramentas e procedimentos adequados.

UNIDADE 1 – Parte 2: Modelos clássicos para Desenvolvimento de Software

-Ciclo de Vida do Software:

Um processo de software é um conjunto de atividades e resultados associados que levam à produção de um produto de software. Esse processo pode envolver o desenvolvimento de software desde o início, embora, cada vez mais, ocorra o caso de um software novo ser desenvolvido mediante a expansão e a modificação de sistemas já existente.

-Modelo Cascata:

O projeto do modelo cascata é definido por quatro atributos: estrutura de dados, arquitetura de software, detalhes procedimentais e caracterização de interfaces. O modelo cascata apresenta vários pontos fortes, entre os quais o cumprimento do enfoque rigoroso, ou seja, a estipulação de que deve ser fornecida documentação de cada fase, e a exigência de que todos os produtos de cada fase sejam verificados

-Modelo Prototipação:

Modelo de Prototipação é recomendada a quando os clientes definem um conjunto de objetivos gerais para o software, porém não identificam os requisitos detalhados de entrada-processo-saída. E ainda, quando o desenvolvedor pode não estar seguro da eficácia de um algoritmo, da capacidade de usabilidade do sistema ou da funcionalidade do software.

-Modelo Espiral:

O modelo espiral é um modelo de processo de software que combina a natureza iterativa da prototipagem com os aspectos controlados e sistemáticos do modelo em cascata. Ele fornece o potencial para o desenvolvimento rápido de versões de software cada vez mais completas.

-Modelo Incremental:

Este modelo poderia entregar a gestão básica de arquivos, edição e produção de documentos no primeiro incremento; capacidades de edição e de produção de documentos mais sofisticados no segundo incremento; verificação ortográfica e gramatical no terceiro incremento; e capacidade avançada de disposição de páginas no quarto incremento.Deve-se notar que o fluxo de processo para qualquer incremento pode incorporar o conceito de prototipagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com