TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de Orientação a Objetos

Por:   •  19/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

Classes:

Classes são estruturas das linguagens de programação orientadas a objeto que contem dados que deverão ser representados, operações que são executadas a partir dos dados contidos nas classes.

Classes possuem um nome, esse nome deve ser algo simples e de fácil associação com o modelo que a classe representa. Através da definição de uma classe, descreve-se que propriedades ou atributos o objeto terá.

Objetos:

Objetos são usados para representar dados e executar operações. Eles representam um "exemplar", uma materialização da classe, por exemplo: Classe:Caninos Objeto: Lobo. É necessário criar referencias a estes objetos para que eles possam ser manipulados.

Atributos:

Atributos são propriedades de um objeto, também conhecidos como variáveis ou campos. São os atributos que irão definir o estado do objeto, exemplo: Classe:Canino Objeto:Lobo Atributo: private (Neste tipo o atributo só pode ser acessado de dentro da classe em questão).

Métodos:

é um membro da classe que implementa uma ação, essa ação pode ser executada por um objeto ou pela própria classe, métodos de instancias (não estáticos) são acessados pela instancia da classe. Métodos estáticos são acessados pela classe. A assinatura do método deve ser única na classe ela é formada pelo nome e numero, modificadores e tipos dos parâmetros.

Linguagem Java

Características:

Dentre tantas as principais características do java seria, a simplicidade, pois não contem redundância e é fácil de entender implementar e usar, semelhante ao c++ para facilitar a compreensão por grande parte de programadores, também por suportar os principais conceitos de orientação a objetos, contem ferramentas especiais que possibilitam o trabalho com protocolos TCP/IP como HTTP e FTP e permite acesso a URL's. É robusta, reduz imprevistos em tempo de execução, as variáveis são automaticamente inicializadas uso disciplinado de ponteiros, rotinas e etc.

Segura, portável pois as aplicações funcionam do mesmo jeito em qualquer ambiente.

Estrutura da linguagem:

Exemplo:

1 // Primeiro passos java

2 public class PrimeiroPrograma {

3 public static void main(String [] args) {

4 System.out.println("Programação em Java");

5 }

6 }

Linha 1: Comentário de programa, inicia com "//"

Linha 2: Declaração da classe PrimeiroPrograma (salve esse arquivo com esse mesmo nome e com a extensão .java ex: PrimeiroPrograma.java)

Linha 3: Utiliza o método main, que vai ser iniciada a execução do programa.

Public: Quer dizer que o método main() pode ser acessado por qualquer classe;

Static: Informa ao compilador que main() Não requer a chamada de uma instância dessa classe;

Void: quer dizer que nada é retornado por main();

String[]Args:declaração da matrix tipo String, ela irá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com