TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criando um processo de software

Tese: Criando um processo de software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Tese  •  1.359 Palavras (6 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - IFMS

CURSO DE SISTEMAS PARA INTERNET

DISCIPLINA: ENGENHARIA DE SOFTWARE

Sérgio Weber, Jean Carlo Rossa Hauck, Christiane Gresse von Wangenheim. Estabelecendo Processos de Software em Micro e Pequenas Empresas. p. 1 a 16.

De acordo com dados do Ministério da Ciência e Tecnologia, o mercado nacional na área de software é marcado pela predominância de micro e pequenas empresas (MPEs). (p. 1).

Dentre os principais fatores que contribuem para esses dados estão a forte concorrência, a inexperiência gerencial e de marketing dos proprietários, a alta carga tributária, a falta de capital de giro e a ausência de políticas internas voltadas para a garantia da qualidade dos produtos. (p. 2).

[...], MPEs têm geralmente um processo de software informal e, consequentemente, dependente principalmente da competência das pessoas envolvidas. (p. 2).

Refinando as abordagens existentes e enfocando especificamente nas características de MPEs [...], [...] começamos a desenvolver uma abordagem para estabelecimento de processos de software voltada para empresas desse porte. (p. 2).

Estabelecimento de Processo de Software

A qualidade dos produtos de uma empresa é proveniente da qualidade do processo pelo qual o mesmo foi concebido. Um processo é uma sequência de passos realizados para um determinado propósito. Um processo de software é definido como um conjunto de atividades, métodos, práticas e transformações que pessoas empregam para desenvolver e manter software e produtos associados. (p. 2).

O processo padrão deve ainda ser utilizado por todos os projetos da unidade da organização, adaptando-o às características específicas dos projetos. [...] é importante que a organização defina o seu processo de software por meio de alguma forma de representação. Essa representação pode ser feita de vários modos, principalmente como modelo de processos ou guia de processos. (p. 3).

Um modelo de processo de software é uma representação abstrata da arquitetura, projeto ou definição do processo de software, que descreve, [...], uma organização dos elementos de um processo. (p. 3).

Os principais modelos de referência, como ISO/IEC 12207 e CMMI, ou processos proprietários como RUP, especificam processos, atividades e tarefas de forma genérica. [...] é preciso conhecer bem a organização envolvida [...], de forma a conceber processos que atendam às suas necessidades, suas metas de negócio e contenham aspectos chaves da qualidade. (p. 3).

[...] a modelagem de processos pode ser executada de três formas: descritiva, prescritiva ou mista. (p. 3).

Um guia do processo é um documento de referência, estruturado para um processo particular, orientado a workflow, com o objetivo de dar suporte aos participantes do processo para que possam cumpri-lo. (p. 4).

Descrição da Abordagem ASPE/MSC

A abordagem para estabelecimento de processos de software em micro e pequenas empresas (ASPE/MSC) [...] foi desenvolvida com base em abordagens para modelagem de processos de software disponíveis na literatura e na [...] experiência na área. (p. 4 e 5).

Para suportar o estabelecimento de processos de software de forma incremental, visando melhoria contínua, a abordagem está organizada em fases. Isso permite que a empresa possa estabelecer vários processos, um atrás do outro, ou, melhorar um único processo em vários ciclos, sempre acompanhando a sua aplicação e avaliando os resultados obtidos. (p. 5).

Fase 1 – Diagnóstico do Processo de Software Atual

O objetivo da primeira fase é compreender, num nível macro, todo processo de software que está sendo executado na empresa. [...] oportunidades de melhoria são identificadas, os processos mais importantes em relação às metas de negócio da empresa e suas características específicas são priorizados, e uma visão geral da situação atual e dos processos da empresa é estabelecida. (p. 5).

Ao término dessa fase deve-se conhecer e ter documentado uma descrição alto nível do processo de software da organização, os perfis-alvo dos processos, os perfis avaliados, riscos, pontos fortes e fracos. (p. 6).

Fase 2 – Análise Estratégica

O objetivo desta fase é definir e priorizar ações para o estabelecimento de processos na empresa, tendo como base os resultados da fase de diagnóstico e de acordo com as metas de negócio e de melhoria da empresa. (p. 6).

Fase 3 – Definição de Processo(s)

A fase de definição de processo(s) tem como objetivo definir um processo de forma explícita. Para isso, é preciso criar uma representação do mesmo e depois descrevê-lo de modo que as pessoas possam se orientar na execução das atividades. (p. 7).

Fase 4 – Implantação do(s) Processo(s)

O objetivo dessa fase é institucionalizar e avaliar o processo que foi definido na organização. Para isso, deve-se garantir que todos os envolvidos conheçam e utilizem o processo e, sejam coletados dados que dêem informações sobre os resultados obtidos. (p. 8)

Gerência da Abordagem

Todo o processo de estabelecimento de processo de software deve ser gerenciado, com o objetivo de planejar, monitorar, controlar e finalizar a sua execução. (p. 9).

A gerência é realizada pelo engenheiro de processo e pelo RO em interação com a diretoria e com os participantes do processo. (p. 9).

Diretrizes gerais e de Adaptação

A abordagem descreve atividades genéricas para o estabelecimento de processos em MPEs. No entanto, a sua aplicação em uma empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com