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Curso Técnico Pós-Médio de Informática

Por:   •  3/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  165 Visualizações

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Fundação de Apoio a Escola Técnica – FAETEC 

ETE Maria Mercedes Mendes Teixeira - ETEMMMT 

Curso Técnico Pós-Médio de Informática 

 

 

 

 

 

 

Ionic

framework

 

 

 

 

 

 

Alunos: 

Thaianne Christina dos Santos Reis Dias 

Diego dos Santos Garcia 

 

 

 

 

Rio de Janeiro 

    2019 

SUMÁRIO

  1. História do Ionic  __________________________________________02
  2. O que é IONIC ? __________________________________________02
  3. O que é um framework? ____________________________________03
  4. Web App ________________________________________________03
  5. Aplicativo Nativo__________________________________________ 04
  6. Componentes de interface do usuário _________________________04
  7. Componentes de interface do usuário ________________________  04
  8. Ionic ou Cordova? ________________________________________ 05

Referências Bibliográficas_____________________________________06

[pic 1]

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA – FAETEC

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA MERCEDES

[pic 2]

Disciplina:

PDM

Professor: Ygor

Nota:

Data:

_________/_________/________

Turma:        331

Curso:                                          TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Alunos

Thaianne Christina dos Santos Reis Dias

 Diego dos Santos Garcia.

  1. História do Ionic

Ionic foi criado por Max Lynch, Ben Sperry e Adam Bradley da Drifty Co. em 2013. Os produtos anteriores da Drifty incluem ferramentas de construção de interfaces Codiqa e Jetstrap, drag-and-drop usando jQuery Mobile e Bootstrap. Recebendo comentários de clientes que tentaram criar aplicativos móveis, a equipe decidiu construir sua própria estrutura que se concentraria no desempenho e seria modelada com padrões da web modernos. Depois de lançar uma versão alfa do framework em novembro de 2013, uma beta de 1.0 foi lançado em março de 2014, uma final de 1.0 em maio de 2015 e vários lançamentos de 2.0 em 2016.

Em 2015, os desenvolvedores iônicos criaram mais de 1,3 milhões de aplicativos com o SDK.

  1. O que é IONIC ?

É um framework de código aberto e gratuito que tem por objetivo desenvolver aplicações para dispositivos móveis, de forma híbrida, com alto desempenho e qualidade.

O IONIC é focado na experiência do usuário do frontend, ou na interação da interface do usuário de um aplicativo (controles, interações, gestos, animações).

A criação de aplicativos com o Ionic é simples e agradável, devido à sua facilidade de aprendizagem. Sua acessibilidade permite que praticamente qualquer pessoa com habilidades de desenvolvimento na web possa criar um aplicativo usando este recurso.

De acordo com a sua documentação, o Ionic se integra muito bem com outras bibliotecas, e atualmente está oficialmente integrado ao Angular (framework da Google).

  1. O que é um framework?

É um conjunto de bibliotecas ou componentes que são usados para criar uma base onde as aplicações são construídas.

Elas ajudam no desenvolvimento rápido e seguro das aplicações, mas é recomendável estudar antes a tecnologia na qual a aplicação é desenvolvida. Quando se tem conhecimento das tecnologias da Framework (como o Java Script, por exemplo), é possível fazer suas próprias modificações, de forma que a framework atenda melhor as necessidades do desenvolvedor.

  1. Web App

O web app é uma página na internet acessada como qualquer outro site, onde o usuário tem a opção de instalar um aplicativo na tela inicial do aparelho. Diferentemente do app nativo e do híbrido, o web app não utiliza as funcionalidades do aparelho, como câmera e GPS, por exemplo. Além disso, não ocupa espaço na memória do aparelho, já que a sua visualização é através do navegador e só funciona com acesso à internet. Uma das vantagens é o baixo custo.

  1. Aplicativo Nativo

O aplicativo nativo fica armazenado no dispositivo e é baixado diretamente pelas lojas, Google Play (Android) ou App Store (iOS). Este aplicativo é desenvolvido pelas linguagens específicas de cada plataforma e podem utilizar funcionalidades do smartphone, como câmera, contatos, GPS, entre outros.

Este tipo de aplicativo tem um custo mais elevado, por ter uma linguagem própria e específica do sistema operacional. Além disso, para que este aplicativo possa ser publicado nas respectivas lojas, é necessário que ele seja aprovado, ou seja, é preciso estar de acordo com as políticas internas de cada uma delas. Aplicativos nativos normalmente funcionam no modo off-line.

  1. Aplicativo Híbrido

São aplicativos móveis construídos usando uma linguagem alternativa, ou seja, não são linguagens específicas, e com isso podem ser utilizados em qualquer plataforma (Android, iOs, Windows Phone).

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