TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO UTILIZANDO WEB SERVICES

Por:   •  20/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.536 Palavras (19 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

   Gabriela Carvalho           C32641-0        

“DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO UTILIZANDO WEB SERVICES”


Índice

1. Objetivo do trabalho        1

2. Introdução        2

3.  Fundamentos Principais do Web Services        4

    3.1.O que é Web Services        4

3.2.1. Como funciona o Web service        5

3.2.2. Onde o Web Service é utilizado?        5

3.2.3 Se são linguagens diferentes, como conseguem comunicar?        6

3.2.4 WSDL        6

3.2.5. XML        7

3.2.6. SOAP        7

3.2.7 Web Service de Rastreamento        7

3.2.8 Ferramenta de Teste - SoapUI        8

3.2.9 Vantagens do Web Service        8

4.        Plano de desenvolvimento da aplicação        9

4.1.        Aplicação        9

4.2.        Linguagem usada        10

5.        Projeto do programa        11

6.        Relatório com as linhas de código        12

7.        Apresentação do programa em funcionamento        15

8.        Bibliografia        17


  1. Objetivo do trabalho

O objetivo deste trabalho é tratar sobre o conteúdo referente a Web Services trazendo informações desta tecnologia e mostrando a importância da mesma em nosso cotidiano.

Será mostrada de forma abreviada como o Web Service pode ser aplicado e serão definidos conceitos simples desta tecnologia (e como são usadas no cotidiano da sociedade).

O Web Service vem sendo utilizado para diversos recursos como, provedor de serviços, solicitante de serviço, intermediário (quando o mesmo recebe a mensagem de um solicitante de serviço e a envia para o provedor de serviço), remetente inicial e receptor final.

O conceito do Web Service será aprofundado mais a frente para mostrar como funciona em todos os tipos.

Esta tecnologia está utilizada principalmente para empresas, onde o mesmo pode trazer agilidade para os processos e eficiência na comunicação entre cadeias de produção ou de logística. Toda e qualquer comunicação entre sistemas passa a ser dinâmica e principalmente segura, pois não há intervenção humana. 

Quero ressaltar a devida motivação, é mostrar que este sistema está sendo utilizado cada vez mais (principalmente em grandes empresas).

Minha motivação neste trabalho é criar um sistema com base no Web Service, demonstrando como funciona o software.

Será mostrado como foi feito o programa, e como funciona através de imagens para o entendimento do programa em si. Também será abordado a importância do Web Service, seus pontos positivos, negativos e a segurança que se encontra atualmente nesta tecnologia.


  1. Introdução

Atualmente, um Web Service é utilizado para fazer transferências de dados de comunicação para diferentes plataformas, independentemente das linguagens de programação utilizadas.

O Web service é uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Permitem às aplicações enviar e receber dados em formato XML. Os Web Services funcionam em qualquer sistema, plataforma de hardware ou linguagem de programação (de suporte Web). Estes transmitem apenas informação, (não são aplicações Web que suportam páginas que podem ser acedidas por utilizadores através de navegadores Web).

Os mesmos permitem reutilizar sistemas que já existem em uma organização e os acrescentar novas funcionalidades onde não seja necessário criar um sistema desde o início. Assim, é possível fazer melhorias nos sistemas já existentes, integrando mais informação e novas funcionalidades de forma simples e rápida e eficiente.

 Utilizando a tecnologia Web Service, a aplicação pode chamar outra para fazer tarefas simples ou complexas (mesmo que as duas aplicações estejam em sistemas distintos e escritas em linguagens diferentes). Por outras palavras, o Web Service faz com que os seus recursos estejam disponíveis para que qualquer tipo de aplicação cliente possa operar e extrair os recursos fornecidos pelo Web Service.

As bases para a construção de um Web Service são os padrões XML e SOAP. O transporte dos dados é realizado via protocolo HTTP/HTTPS para conexões seguras (o padrão não determina o protocolo de transporte). Os dados são transferidos como XML e encapsulados através do protocolo SOAP.

A comunicação de um Web Service pode ser síncrona/assíncrona. No síncrono o cliente, após invocar uma operação do serviço, ficará aguardando a resposta. Já no modo assíncrono, o cliente não recebe uma resposta do serviço, mas sim uma confirmação de que a mensagem foi recebida e que estará em processamento. Caso tenha a necessidade de uma resposta, deve ser disponibilizado uma outra operação para receber a mesma.

Na utilização de Web Service há diversos benefícios tanto para tecnológico quanto para negócio como: Integração de informação e sistemas, Reutilização de código, Redução do tempo de desenvolvimento, Redução de custos, segurança e etc. Esses benefícios serão abordados detalhadamente mais a frente.

Na parte de segurança, muitas empresas temiam, antes, prover as funcionalidades na internet por causa do medo de expor os seus dados publicamente. Hoje com o os Web Services as mesmas podem publicar serviços de forma simples e que são totalmente isolados da base de dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (339.2 Kb)   docx (144.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com