TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO MOBILE DISTRIBUÍDA, UTILIZANDO WEB SERVICES E DISPOSITIVOS IOT

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 3

UNIP – Universidade Paulista

Ciência da Computação (CC)

Orientações para as Atividades Práticas

Supervisionadas

8º semestre de 2018

• TEMA

• PROPOSTA DO TRABALHO

• APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

Atividades Práticas Supervisionadas (APS)

I. TEMA:

“DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO MOBILE DISTRIBUIDA, UTILIZANDO WEB SERVICES E DISPOSITIVOS IOT”

II. PROPOSTA DO TRABALHO

Nesta Atividade Prática Supervisionada (APS) o grupo deve definir um problema ligado ao setor ambiental ou de produção agrícola, descrevendo o contexto em que esse problema ocorre, as motivações para solucioná-lo e a relevância que isto tem para o meio ambiente e o consumo sustentável.

Deverá ser proposto um sistema computacional que integre diferentes tecnologias e que solucione o problema delineado, além de atender aos seguintes quesitos:

“Pede-se aos alunos que desenvolvam um sistema distribuído, baseada em Web Services, que tenha ao menos duas aplicações que os consuma: uma versão web e outra mobile. O sistema deverá ser capaz de gerir e processar informações provenientes de um dispositivo ligado a internet (IoT), simulando o que seria, por exemplo, o controle de uma estação climática remota ou de um mecanismo de irrigação.

Adicionalmente a aplicação deverá consumir também um serviço já existente e implementado por terceiros. A escolha de quais serão os serviços ficará a critério do grupo, desde que estejam relacionados com o tema escolhido”.

Observações:

1. Deverão fazer parte do projeto a implementação dos Web Services, assim como as aplicações que os consuma.

2. O grupo deverá fazer uma dissertação sobre todos os elementos utilizados no desenvolvimento do projeto acima, assim como o efeito desse trabalho na sua formação.

3. A escolha do problema, a definição do cenário, o nível de refinamento e as funcionalidades implementados neste sistema, terão impacto direto na nota final deste trabalho.

4. O trabalho é composto de duas partes: uma prática, correspondente ao desenvolvimento do sistema; e outra documental, dada pela redação da monografia. A nota atribuída as duas componentes do trabalho configurarão na nota de Atividades Práticas Supervisionadas deste semestre.

III. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

1. O grupo deverá ser composto por, no máximo, 3 alunos. A formação de um grupo com número diferente de integrantes dependerá de aprovação prévia do professor responsável pela APS.

2. A monografia deve atender as normas da ABNT quanto ao formato (bibliografia, referências, citações, legendar, etc), sendo redigida em fonte ARIAL 12, com espaçamento entre linhas de 1,5 e margens com 2,5 cm.

3. Estrutura do trabalho:

1. Capa: identificando o curso, o tema, a relação de alunos do grupo (nome/RA)

2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com