TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição XML

Pesquisas Acadêmicas: Definição XML. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Nesta atividade veremos os conceitos básicos e fundamentais do XML, passando por seu escopo, entendendo os elementos básicos de sua sintaxe, estruturação e definição e validação dos dados, ditados por DTDs e por último a incorporação de folhas de estilo(CSS).

Definição XML

O XML é uma poderosíssima linguagem, em conjunto com o XSLT(eXtensible Stylesheet Language Transformation, recurso avançado para inserção de estilos semelhante ao CSS), torna-se uma ferramenta de integração de sistemas ágil e de fácil entendimento. Uma de suas principais característica é que uma vez tendo sido recebido o dado pelo cliente, tal dado pode ser manipulado, editado e visualizado sem a necessidade de reacionar o servidor evitando excesso de consultas e otimizando o sistema. Empresas de qualquer porte poderão ver com XSLT, uma forma mais ágil e eficaz de realizar a comunicação entre sistemas e, com isto, duas tendências são lançadas: melhoria no processo de integração de sistemas e um novo promissor mercado de profissionais em integração de dados.

Concluimos que qualquer documento XML pode ter suas informações facilmente extraídas proporcionando tanto a conversão dos dados em outros documentos XML quanto à apresentação estética destes dados em formatos para o usuário, qualquer transformação com a utilização de folhas de estilos XSLT pode-se aplicar um filtro de dados, ao realizar a transformação do documento XML observou que uma das informações não é necessária, portanto não será transformada.

Sintaxe do XML

A tabela a seguir mostra a sintaxe básica aplicada ao XML:

<?xml version="1.0"?> Sintaxe inicial da linguagem XML. Indica a versão utilizada (no momento, são homologadas as versões 1.0 e 1.1). Os caracteres “?>” indicam que esta é uma instrução de abertura de documento, para que o interpretador XML compreenda que esta instrução não deve ser apresentada aos usuários.

<!--Isto é um comentário.--> Está é a sintaxe utilizada para se fazer um comentário, idêntico a forma que é feita no HTML. Primeiramente abrimos a tag, em seguida, colocamos o sinal de exclamação e dois hífens depois escrevemos o comentário e terminamos com dois hífens e fechamos a tag.

< < Maior que Existem caracteres reservados em XML, se quisermos utilizar-los, temos que aplicar o código que representa cada um.

> > Menor que

& & E comercial

&apos; ‘’ Apóstrofo

" “” Aspas

<msg>Esta é uma mensagem</msg> Os espaços em branco dos textos inserido estre as tags são interpretados pelo browser, sendo assim, se essa mensagem for exibida em html ela permanecerá com os cinco espaços que foram inseridos anteriormente no código XML.

<nome_cliente>Alfredo</nome_cliente>

<br><!--HTML-->

<hr><!--HTML--> Em HTML algumas tags não precisam ser fechadas, como é caso da tag <hr> e <br>. Em xml toda tag aberta deve ser fechada.

<b><i>Texto em negrito e itálico</b></i>

<b><i>Texto em negrito e itálico</i></b> As tags devem ser fechadas sequencialmente, de forma que, a tag que será fechada é a última a ser aberta, igual o exemplo ao lado.

<note date=“2013-03-27”>

<to>Alfredo</to>

<from>Adamastor</from>

<body>Leve o cão ao veterinário.</body>

</note>

<note>

<date>2013-03-27</date>

<to>Adamastor</to>

<from>Alfredo</from>

<heading>Urgente</heading>

<body>Pode deixar!</body>

</note> A estrutura do XML permite a agregação de informações, ou seja, durante todo o documento campos podem ser adicionados a tags anteriormente fechadas, tornando o código extensivo.

<pessoa sexo = “masculino”>

<prim_nom>José</ prim_nom >

<sobr_nome>Aroldo</ sobr_nome >

</pessoa>

<pessoa>

<sexo> Masculine </sexo>

<prim_nom>José</ prim_nom >

<sobr_nome>Aroldo</ sobr_nome >

</pessoa> Essas são duas formas conhecidas de se declarar elementos em XML.A primeira é na forma de atributo, primeiro o nome do campo em seguida o nome do atributo, o sinal de igual e entre aspas o texto a ser atribuido. A segunda é a forma convencional, por tag. Procure usar atributos somente para informações irelevantes.

<?xml version="1.0"?>

<!DOCTYPE image [ <!ELEMENT image EMPTY>

<!ATTLIST image height CDATA #REQUIRED>

<!ATTLIST image width CDATA #REQUIRED> ]

>

<image height="32" width="32"/> ATTLIST é um recurso utilizado pra definir o tipo e parametrizações de um determinado elemento, incluindo pré-definições (valores default).

<nome pessoa>Alencar</nome pessoa>

<nome_pessoa>Alencar</nome_pessoa>

<XML_msg>eXtensible Markup Language</XML_msg>

<tel_2>444-5555</tel_2>

<2_tel>444-5555</2_tel> • Qualquer nome pode ser utilizado. Não existem palavras reservadas em

XML;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com