TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIA CANVAS PARA O DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO DE MICROS E PEQUENAS EMPRESAS

Ensaios: A METODOLOGIA CANVAS PARA O DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO DE MICROS E PEQUENAS EMPRESAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/2/2014  •  2.327 Palavras (10 Páginas)  •  938 Visualizações

Página 1 de 10

A METODOLOGIA CANVAS PARA O DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO DE MICROS E PEQUENAS EMPRESAS

Daniel dos Santos Mello¹

dsmello@bb.com.br

Rogério Dionisio Haboski²

rogeriodh@hotmail.com

Wagner Luiz Jensen³

wagner_jensen@yahoo.com.br

Orientadora: Prof.ª. Marielle Rieping4

mari@bureaudebranding.com.br

RESUMO

Essa dissertação tem como objetivo de apresentar um problema comum no Brasil o alto índice de falência decorrente da falta de entendimento do negócio. Para isso foram utilizadas pesquisas bibliográficas, estudos do SEBRAE e pesquisas de campo. Este artigo aborda e conceitua Modelo de Negócio, diferenciação competitiva, inovação e o Modelo Canvas. As limitações deste estudo consiste pela falta de uma definição clara e objetiva por parte dos autores com relação ao Modelo de Negócio.

Palavras-chave: Canvas; Inovação; Plano de negócio; Empreendedorismo.

ABSTRACT

Keywords

_______________________________

¹Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

²Bacharel em Administração com ênfase em comercio exterior pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná

³Bacharel em Administração de Empresas pela Escola de Negócios da Universidade Positivo.

4Mestranda em Administração (Universidade Positivo), Especialista em Marketing e Gestão de Negócios (ESIC – Business & Marketing School), Especialista em Negócios do Vestuário (SENAI/SC), Bacharel em Administração (Faculdade Internacional de Curitiba).

1 INTRODUÇÃO

O termo Modelo de Negócio, embora seja uma palavra muito comum no vocabulário empresarial, sua essência ainda é pouco entendida, segundo Osterwalder e Pigneur (2010), modelo de negócio pode ser conceituado como a descrição da lógica de como uma organização cria, distribui e captura valor.

Por sua vez, a falta de compreensão do cenário onde a empresa está inserida faz com que os índices de mortalidade apresentem crescimento gradativo. Estimasse no Brasil, que a cada quatro novas empresas uma não sobrevive, sendo os principais motivos para o insucesso, à falta de conhecimento do próprio negócio, falta de planejamento e controle financeiro e a falta de conhecimento de quem são seus potenciais clientes.

Esse artigo tem objetivo de apresentar a metodologia Canvas para o desenvolvimento e inovação de micros e pequenas empresas, servindo como ferramenta de apoio para auxiliar os empreendedores. Segundo Osterwalder e Clark (2013) o modelo Canvas consiste em capturar as complexidades do funcionamento da organização em nove componentes. Fazendo com que o entendimento aumente as chances de sucesso.

1.1 PROBLEMAS DE PESQUISA

Estimasse que a cada quatro novos negócios um não sobrevive. Este fator está ligado a várias situações que colaboram a manutenção deste dado. Entre os motivos do fracasso do negócio pode-se mencionar a falta de conhecimento do próprio negócio, falta de levantamento e analise dos aspectos mercadológicos, falhas no processo de gestão de pessoas e também a falta de planejamento e controle financeiro.

De acordo com dados do SEBRAE e da FUBRA, entre 2000 e 2004 o principal causador dos fechamentos das micros e pequenas empresas foi a má gestão do capital de giro. Ainda de acordo com o SEBRAE (2004) o número de pessoas envolvidas no negócio apresenta uma pessoa 21%, 75% duas a nove pessoas, 3% dez a dezenove pessoas e 1% acima de vinte, portanto 96% do total são predominantemente microempresas, sendo os principais ramos de atividade, o comércio com 51%, serviços 46% e indústria com 3%.

Outro fator relevante para a falência do negócio é a falta de cliente. De acordo com o SEBRAE este é a segunda causa de falência mais apontada pelos empreendedores.

Segundo estudo do SEBRAE, o índice de mortalidade de empresas com até dois anos, para as empresas constituídas em 2007, foram respectivamente: 21,8% no Sudeste, 24,7% no Sul, 26% no Centro-Oeste, 28,7% no Nordeste e 31,1% no Norte.

Fonte: Coleção Estudos e Pesquisas - Sobrevivência das Empresas no Brasil 2013. © Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae).

Analisando os dados do SEBRAE, sobre mortalidade das empresas em 2007, por região, verificamos que a região com menor incidência é a região Sudeste (21,8%), seguido da região Sul (24,7%), Centro-oeste (26%) e Nordeste (28,7%). A pior marca é da região Norte, com 31,1%.

Este elevado número de falência ocorre por muitas vezes por falta de um planejamento. Para minimizar os riscos é de suma importância saber desenvolver um plano de negócio. Segundo Biaggio e Batocchio (2005),

Plano de negócio é a primeira incursão da empresa em planejamento estratégico e, ao contrário do que muitos pensam, também pode ser feito por uma pequena empresa podendo ser vital para esta, pois uma pequena empresa raramente dispõem de recursos para se recuperar de eventuais erros. (Segundo Biaggio e Batocchio, 2005)

Sendo assim é de extrema importância o desenvolvimento de um modelo de negócio para que o empreendedor entenda como sua empresa funciona e como criará valor para seu cliente, ou seja, o objetivo do plano de negócio é proporcionar um direcionamento para o empreendedor.

Com o intuito de auxiliar o entendimento do negócio, a ferramenta Canvas proporciona uma visão rápida e prática do cenário em que a empresa está inserida.

1.2 – OBJETIVOS DA PESQUISA

1.2.1 - Objetivo Geral

Apresentar a Metodologia Canvas como uma ferramenta de criação de valor e conhecimento organizacional que possa contribuir no desenvolvimento de modelos de negócio.

1.2.2 - Objetivos Específicos

Apresentar os índices de mortalidades de micros e pequenas empresas por falta de entendimento do negócio e a Metodologia Canvas como ferramenta para inovação e criação de valor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com