TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deslocando em Segurança Unip de Pimenta Bueno

Por:   •  6/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.285 Palavras (10 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA

Cleber Gomes Pinheiro

Deslocando em Segurança

Unip de Pimenta Bueno

2018

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

Deslocando em Segurança

Nome: Cleber Gomes Pinheiro

    RA: 1637167

          Curso: Gestão da Tecnologia da Informação

                Semestre: 2º

[pic 1]

Unip de Pimenta Bueno-RO

     2018

Resumo

Esse trabalho visa a facilitar o acesso dos deficientes visuais, já que hoje não há muitos recursos para que eles atinjam suas necessidades diárias, hoje as empresas estão contratando pessoas com deficiência para sua equipe de colaboradores, tendo em vista de que essa demanda está crescendo cada vez mais e a necessidade de acessibilidade para os deficientes visuais também.

Palavras-chave:

Organização de Computadores, Princípios de Sistemas de Informação e  

Comunicação Aplicada.

Palavras-chave: Deslocando em Segurança

[pic 2]

[pic 3]

Abstract

This work aims to facilitate the access of the visually impaired, since today there are not many resources for them to meet their daily needs, today companies are hiring people with disabilities for their team of employees, given that this demand is growing each and the need for accessibility for the visually impaired as well.

Key words:

Organization of Computers, Principles of Information Systems and

Applied Communication.

Keywords: Safety Displacement

[pic 4]

Sumário

1.INTRODUÇÃO        1

2 DESENVOLVIMENTO        1

2.1 CENÁRIO        1

3 JUSTIFICATIVA        1

4 METODOLOGIA        2

5 PODER DOS SENTIDOS        2

6        Deficiência visual        3

7        LEGISLAÇÃO E CIDADANIA        4

8 TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA DEFICIENTES VISUAIS        5

9 Conclusão        5

Referências        6

[pic 5]


1.INTRODUÇÃO

O projeto visa elaborar a um aplicativo para facilitar o acesso dos deficientes visuais e no ponto de vista lógico, visando a segurança e integridade dos usuários de ônibus nas grandes cidades. Após a elaboração e descrição do projeto será apresentado a solução do projeto para as outras entidades que necessitarem esse tipo de serviço.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CENÁRIO

 Com toda a necessidade a ONG AAPD (Associação de Assistência à Pessoas com Deficiência) levantou uma necessidade vista pelos deficientes visuais após uma pesquisa que existia uma carência de tecnologias assistivas para os deficientes visuais.

 Foi então que os decidiram desenvolver um aplicativo para auxiliar a identificação de ônibus para os deficientes visuais, definiu que é importante investir na mobilidade, tornando essa ferramenta totalmente adaptada aos dispositivos móveis como smartphones e tablets.

 Após entrar em contato com uma empresa (DOTON) de tecnologia e desenvolvimento de Software que presta serviços gratuitos para a AAPD, foi levantado uma hipótese de desenvolver o aplicativo app BusID.

 3 JUSTIFICATIVA

Ultimamente a segurança e o deslocamento dos deficientes visuais é crucial tanto para a empresa como para seus usuários, por isso a implantação de ferramenta. Assim, este trabalho contribui no sentido de demonstrar com o APP de uma forma mais pratica e segura para o deslocamento e garantir a segurança do mesmo.

4 METODOLOGIA

 O aplicativa ira auxilia deficientes visuais a identificar o itinerário dos ônibus antes de embarcar.

 Percebemos que os deficientes visuais têm bastante dificuldade para identificar, sozinhos, a linha do ônibus que está à sua frente, pois nem mesmo há sistemas de localização que os auxiliem nesta tarefa, como em algumas cidades do País, contribuindo, portanto, com o aumento de sua dependência e exclusão social.

 O BusID identifica a linha do ônibus através da câmera do celular e fala em voz alta para o usuário, sem a necessidade de tocar na tela do aparelho ou em algum botão, e, o melhor de tudo, sem precisar de conexão com a internet.

 Os desenvolvedores ressaltam que para funcionar corretamente, o número do identificador da linha deve estar visível e o usuário precisa estar a uma distância menor que 10 metros.

5 PODER DOS SENTIDOS

 O ser humano percebe o mundo através de todos os sentidos simultaneamente: visão, tato, paladar, audição e olfato (TUAN, 1974). “A percepção acontece à medida que objetos do ambiente comunicam estrutura do meio informacional que, ao final, chegam a nossos receptores sensoriais, levando à identificação interna de objetos. ” (STERNBERG, 2008, p. 119). Ou seja, recebemos estímulos externos por meio dos órgãos dos sentidos que os enviam ao cérebro para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (169.4 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com