TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documento Projeto de Rede

Por:   •  29/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.610 Palavras (11 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 11

 Conteúdo de um documento de projeto de rede

As seções do documento são:

·       1 -   Resumo executivo -

·       2 - Objetivo do projeto -

·       3 -   Escopo do projeto -

·       4 -  Requisitos de design (de negócio e técnicos) -

·       5 -   Estado da rede atual -

·       6 -  Projeto lógico -

·       7 -  Projeto físico -  

·       8 -  Resultados de testes

·       9 -  Plano de implementação -

·      10 - Orçamento -

·      11 - Apêndices -

_____________________________________________

1 - Resumo executivo

        O projeto visa melhorar a necessidade de mobilidade dos dispositivos que são utilizados pelos colaboradores, também irá melhorar o desempenho dos sistemas utilizados em redes, resultando assim em um melhor atendimento aos clientes e garantindo uma satisfação maior dos mesmos. Também irá ter um controle maior do fluxo da rede, podendo restringir sites que os colaboradores devem acessar e quais deverão ser bloqueados, o acesso a informação será facilitado com pastas compartilhadas para cada departamento tendo também cópias de segurança caso ocorra perca de arquivos, poderá ser restauradas rapidamente, disponibilizando sempre a consistência dos arquivos.

2 – Objetivo do projeto

Elaborar o tráfego de dados na rede visando uma melhora significativa na comunicação entre os funcionários da empresa, atendendo às necessidades de todos.

As estratégias a serem adotadas na prestação do serviço, bem como definir regras e procedimentos operacionais, afim de minimizar os riscos inerentes ao negócio.

Utilizando equipamentos mundialmente conhecidos como Cisco, 3COM, Furukawa e DELL, pode-se maximizar todos os serviços, provendo maior disponibilidade, controle e segurança.

 

3 - Escopo do projeto

        Nesta etapa as informações do melhoramento de uma rede já existente no ambiente de trabalho. Este ambiente é uma empresa contábil com cerca de 40 funcionários e com um espaço físico de 350m², com a rede possuindo cabeamentos físicos com cerca de 300 metros de cabos com pontos em todos os setores, o setor de TI possuindo cabeamento com dois servidores, dois computadores e um ponto wi-fi, contendo um Switch Central Gerenciável de 24 portas no setor, que irá enviar a conexão para outros dois switchs não gerenciáveis e para a controladora não gerenciável de 12 portas onde estão conectadas as Access Points (APs), P

passando para o setor para o setor de atendimento com um computador cabeado e um ponto de conexão sem fio, no setor da diretoria com um AP sendo dois computadores conectados à rede sem fio, e por último nos setores CC, CA e CR.

4 - Requisitos de Design

        Vide Apêndice

5 - Estado da rede atual

        A rede atual encontra-se com frequentes quedas de conexão, utilizam-se HUBs muito antigos que já não conseguem estabelecer uma conexão com as estações por um longo período sem precisar reiniciar os mesmos. Roteadores com baixa velocidade de transmissão de arquivos, constantes quedas de conexão e poucas áreas de cobertura de sinal wifi. Cabeamento antigo e utilizando várias emendas mal feitas causando mal contato dos cabos.

6 - Projeto lógico

6.1 Visão Geral da Rede

A rede utilizará a arquitetura do protocolo TCP/IP sendo composta por componentes como Cisco, 3COM, Dell e Furukawa, contendo tecnologias Half/Full duplex, portas Ethernet 100/1000 Mbits, Wirelless, DHCP, Proxy e Firewall.

Os Switchs 3COM atuarão na camada de rede (com interface), além de proverem redes virtuais (VLANS). Os switchs tem um papel fundamental no controle da comunicação da rede, são eles que gerenciam o encaminhamento dos pacotes corretamente que trafegam na rede.

Os Access Points CISCO fornecem pontos de acessos à internet wirelless Multi SSID.

Os servidores DELL estão espelhados, caso um venha a ter falha de hardware, ele atribuirá os endereços lógicos (IPs) aos nós e realiza o roteamento dos pacotes que trafegam na rede, além disso ele possui serviços de segurança, como um firewall e proxy.

Toda rede fará uso de cabeamento FURUKAWA CAt.6, uma sistema de cabeamento estruturado blindado para tráfego de voz, dados e imagens com alta velocidade de tráfego entre os painéis de distribuição (path painel).

Toda estrutura contará com um Switch central Gerenciável de 24 portas no setor de TI, cujo o mesmo, cascateará a conexão para outros dois switchs não gerenciáveis para os micros da empresa e para a controladora de 12 portas gerenciável dos Aps, aumentando a segurança.

 

6.2 Descrição dos Protocolos

Os protocolos utilizados nessa rede são TCP, IP, DHCP e HTTP.

        

  • TCP: Protocolo da camada de Transporte é confiável e seguro. Ele verifica se os dados são enviados de forma correta, na sequencia apropriada e sem erros, pela rede.

  • IP: Atua sobre a camada de Rede, permitindo a comunicação entre nós por meio de endereços lógicos. O IP oferece um serviço de datagramas não confiável.

  • HTTP: O HyperText é um protoolo da camada de aplicação responsável pelo tratamento de pedidos e respostas entre cliente e servidor na internet de forma de texto. Normalmente, este protoolo utiliza a porta 80 e é usado para a comunicação de sites web.
  • DHCP: Dynamic Host Configuration Protocol, é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de hpst e outros parâmetros de configuração para clientes da rede.  

6.3 Esquema de Endereçamento e Configuração dos Componentes

 

Encontram-se descritas na tabela abaixo as configurações da rede da empresa. “Será mostrado um host de cada setor como exemplo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (605.3 Kb)   docx (374.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com