TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTENDENDO 5 CONCEITOS

Projeto de pesquisa: ENTENDENDO 5 CONCEITOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 6

PROGRAMA DE QUALIDADE 5S

Disciplina : Engenharia da Qualidade

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso: Arquitetura e Urbanismo– Prática do Módulo VI

09/05/2014

RESUMO

A necessidade e a busca constante de melhoria da qualidade de vida no trabalho, fez com que as organizações introduzissem o Programa 5S para o desenvolvimento da qualidade. Este trabalho informa sobre a origem do programa, o significado e a importância de cada senso, seu conceito e valores para as empresas e empregados, sua implantação, acompanhamento, benefícios e dando mais ênfase para o senso da auto-disciplina, o Shitsike, o mais relevante dos S.

Palavras-chave: Programas;Implantação;Qualidade;Benefícios;Organização;

1 INTRODUÇÃO

O programa surgiu no Japão na década de 50 logo após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de ajudar na reestruturação do País, para motivar e elevar a moral do seu povo, diante de um país destruído e sem recursos naturais.

No Brasil a prática do programa 5S se iniciou por volta de 19991.

2 ENTENDENDO OS CONCEITOS DOS 5S

O programa baseia-se em cinco conceitos, cinco palavras de origem japonesa iniciadas com a letra S: Seiri, Seiton, Seikeketsu e Shitsuke. Seus significados:

Seiri: senso de organização e descarte. Conceito: eliminar o desnecessário, separar o útil do inútil.

Seiton: senso de arrumação. conceito: identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar.

Seiso: seiso de limpeza: conceito: eliminar as causas da sujeira e aprender a não sujar, manter o ambientes sempre limpo.

Seiketsu: senso de saúde e higiene. Conceito: manter um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde higiene.

Shitsuke: senso de auto-disciplina.conceito: fazer da metodologia um hábito, transformando os 5S num modo de vida.

3 SUA IMPORTÂNCIA

Seiri: senso de utilização e descarte, utilidade é seu conceito chave, o que realmente é utilizado nas tarefas diárias. O que não é necessário pode e deve ser descartado, doado, transferido para outro departamento, ou simplesmente jogado fora.

-Mantenha somente o necessário em seu local de trabalho.

-Selecione somente o que você necessita.

-Combata o desperdício.

Seiton: senso de ordenação: hora de arrumar o que sobrou depois da utilização do Seiri. nessa etapa é bom que os objetos sejam identificado e classificados conforme sua necessidade de uso.

-Mantenha cada coisa em seu lugar

-Um lugar para casa coisa,cada coisa em seu lugar

-Deixe tudo a vista

Seiso: senso de limpeza: limpar e área de trabalho, verificar as rotinas que geram sujeira tentar modoficá-las. Todos os agentes que agridem o meio ambiente podem ser englobados como sujeira (iluminação deficiente, mal cheiro, pouca ventilação, ruídos, poeira, etc...).

A prática do seiso inclui: não desperdiçar materiais,não forçar equipamentos, deixar banheiros outros recintos em ordem após o uso, etc...

- Mais importante que limpar é não sujar.

-Ser limpo e estar limpo.

Seiketsu: senso de saúde e higiene: através do Seiketsu conseguimos manter a

organização,arrumação e limpeza obtidas através dos três primeiros Ss (Seiri,Seiton,Seiso). Essa

etapa exige perseverança, porque se não houver mudanças nas rotinas que geram sujeira e no

comportamento das pessoas, logo voltaremos a situação original.

As principais vantagens do Seiketsu: equilíbrio físico e mental, melhoria do ambiente de trabalho, melhoria de áreas comuns(banheiro,refertório, etc...),melhoria nas condiçõesde segurança.

- Mantenha um ambiente agradável e seguro

-Esteja atento as condições de saúde e segurança em seu trabalho

-Trabalhe seguro

Shitsuke:senso de auto-disciplina:esta é a última fase, quando as pessoas passam a fazer o que é preciso fazer,mesmo que ninguém veja,tem disciplina.Todas as pessoas envolvidas devem participar e discutir na elaboração de normas e procedimentos que forem adotados no Programa 5S, a empresa e funcionários terão melhorias, redução de tempo na execução de tarefas, facilidade de maior organização,rapidez.

4 IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA

Para implantar o Programa 5S, é necessário: sensibilização, definição do gestor, anúncio oficial, treinamento do gestor da média gerência e facilitadores, elaboração do plano diretor, formação de comitês locais e treinamento destes mesmos.

o comprometimento, a sensibilização da alta administração é fundamental para o sucesso do programa 5S. O gestor para promover o programa ,será definido pela diretoria devendo ser alguém com capacidade de liderança e conhecimento do conceitos que fazem parte do programa.

O gestor irá criar e estrutura para implantar o 5S, formará os comitês locais com os quais serão definidos objetivos a serem atingidos e estratégias para atingi-los e seus meios de verificação .

Divulgar oficialmente o programa, prover os treinamentos necessários e assim orientar e conduzir os colegas de trabalho durante a implantação do programa.

Para se ter sucesso na implantação do programa,educação e treinamento,envolvimento de todos,metodologia adequada e decidido apoio da direção são de extrema importância.

4.1 BENEFÍCIOS

Benefícios: Ao ser humano proporciona: oportunidade de participação, motividade, integração da equipe, iniciativa e criatividade melhor satisfação em executar suas tarefas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com