TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIA PARA MELHOR PERFORMANCE DE REDES LOCAIS UTILIZANDO VLANS

Por:   •  24/11/2015  •  Artigo  •  6.451 Palavras (26 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1][pic 2]

Autores

Emerson Donizeti de Andrade

RA: 9902008308

Sabino Gabriel V. Gasques

RA: 8063785234

Welington Medeiros da Silva

RA: 8098917874

[pic 3]


ESTRATÉGIA PARA MELHOR PERFORMANCE DE REDES LOCAIS UTILIZANDO VLANS

RESUMO

Este artigo foi desenvolvido com o intuito de aprofundar os conhecimentos referentes a uma técnica de segmentação de Redes Locais, as conhecidas Redes Locais Virtuais (VLANs), que é destinada a obtenção de uma segmentação lógica (virtual) em um ambiente físico a fim de se obter melhor desempenho e segurança em uma estrutura de rede. Através do estudo de suas diversas características e configurações pode-se obter o conhecimento necessário para comparar as diferentes formas de implementação de Vlans e, de certa forma, dominar esta tecnologia que vem se destacando nos últimos anos por sua economia, flexibilidade e versatilidade.

Palavras-Chave: Rede; LAN; VLAN; Broadcast; Roteamento

ABSTRACT

This article was developed in order to improve knowledge relating to a Local Network segmentation technique, known Virtual Local Networks (VLANs), which is aimed at obtaining a logical segmentation (virtual) in a physical environment in order to best performance and security in a network structure. By studying its various features and settings can get the necessary knowledge to compare the different ways of implementing Vlans and somehow master this technology that has been highlighted in recent years by its economy, flexibility and versatility.

Keywords: Keyword list, Network; LAN; VLAN; Broadcast; Routing;


  1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos a velocidade e a quantidade das informações que trafegam pela grande Rede têm experimentado um crescimento que não tende mais a regredir. O mesmo ocorre, em escala menor, na rede local de uma organização, onde um número crescente de computadores, periféricos (impressoras, scanners, câmeras, telefonia voip, etc) e servidores que fornecem serviços e sistemas diversos compartilham o mesmo meio de comunicação gerando um nível de tráfego na rede que, se não corretamente gerenciado pode ocasionar lentidão ou até mesmo a indisponibilidade de um ou mais serviços.

Fazer a gestão, manutenção e monitorização, fica um trabalho cada vez mais difícil para o administrador da rede. Para resolver este problema, temos disponível uma tecnologia dentro das redes, designadas VLAN (Virtual Local área network)

Mas como a tecnologia das VLANs pode ajudar com as questões de desempenho, segurança e manutenção de uma rede local?

Para responder a essas questões pegamos o caso da empresa X-GT Center. A necessidade demonstrada por essa empresa motivou a realização deste artigo

A empresa X-GT está apresentando dificuldade no trafego de dados, isso se foi notado logo após a junção de suas filiais em um único espaço, aumentando em 60% a quantidade de usuários e computadores existentes no quadro antigo de funcionários.

O maior problema descrito pela maioria dos utilizadores são:

  • Sistema Lento
  • Velocidade baixa de transferência de arquivos pela Rede

A empresa possui cerca de 150 computadores em seu prédio, porem todos os computadores e dispositivos diversos de rede estão utilizando o mesmo range de IP, no caso 192.168.0.0 / 24.

A implantação de VLANs tem a intenção de segmentar esta rede lógica afim de aumentar o controle de tráfego da rede, diminuir o alcance de disseminação de pacotes de difusão (broadcast) e de pragas virtuais, melhorado assim o desempenho e a segurança desta determinada rede.

Inicialmente serão apresentados os riscos e problemas provenientes do uso de uma rede não segmentada. Em seguida será exposto o conceito de VLAN para, na sequência, aprofundar-se no estudo das características, classificação e configuração das VLANs.

  1. DESCRIÇÃO DETALHADA DO PROBLEMA

 Atualmente é cada vez mais comum o uso de soluções virtuais, disponíveis a um clique, para substituir ações que, há pouco tempo, eram efetuadas fisicamente demandando deslocamentos e tempo disponível como por exemplo em livrarias online onde podem-se adquirir livros, físicos ou virtuais, em pouco tempo sem a necessidade de sair de sua residência. Em uma organização esta tendência segue o mesmo caminho afim de agilizar processos, diminuir custos e aumentar lucros.

Este aumento de soluções e, consequentemente, de informações trafegando pela rede trouxe uma nova preocupação para a equipe de TI (Tecnologia da Informação) que é o congestionamento dos links. O crescimento desenfreado do tráfego de rede cria gargalos em determinados pontos da estrutura, podendo gerar lentidão ou até tornar alguns serviços indisponíveis temporariamente. Esta situação pode ser agravada pela propagação de pacotes de difusão (broadcast) que em muitos casos consomem fatia considerável da banda de um enlace de dados.

Outra questão importante a se considerar é a segurança. Com o aumento de informações confidenciais circulando pela rede cresce também o interesse de pessoas mal intencionadas buscando capturar dados para fins diversos por meio da disseminação de pragas virtuais (vírus, worms, malwares, etc) ou através de sniffers, capturando pacotes e extraindo dados que lhe pareçam interessantes para uso futuro.

  1. DEFINIÇÃO DE LAN (LOCAL AREA NETWORK)

Para iniciarmos uma discussão sobre VLANs (Virtual LANs), é preciso antes entender o que são LANs.

LAN significa Local Area Network (em português Rede Local). Trata-se de uma rede de computadores que pertencem a uma mesma organização e que estão interconectados dentro de uma área geográfica relativamente pequena, como uma sala, um andar ou mesmo um prédio, frequentemente através de uma mesma tecnologia (a mais usada é a Ethernet).

Como estas pequenas redes são de longe as mais numerosas atualmente é comum ver o termo LAN usado até mesmo como sinônimo de rede

As LANs trazem muitas vantagens aos usuários, incluindo acesso compartilhado de dispositivos como impressoras e outros dispositivos, troca de arquivos entre os usuários conectados.

  1. SWITCH

Antes de se abordar as VLAN, será feito uma descrição geral do Switch, bem como do seu funcionamento na utilização da sua tabela.

O Switch serve para ligar vários segmentos da rede, estabelecendo uma ligação directa entre o dispositivo transmissor e o dispositivo receptor (Gouveia & Magalhães, 2005). Ou seja o Switch, é o dispositivo (comutador) intermediário que liga um dispositivo final ou um conjunto de dispositivos finais a outro dispositivo finais ou conjuntos de dispositivos finais de modo a estes permanecer numa ligação de diálogo direto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.1 Kb)   pdf (627.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com