TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DAS FUNCIONALIDADES DA UNREAL DEVELOPMET KIT – UDK E DESENVOLVIMENTO DE UM GAME PARA DEMONSTRAR SUAS FUNCIONALIDADES

Por:   •  26/9/2016  •  Artigo  •  3.259 Palavras (14 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 14

ESTUDO DAS FUNCIONALIDADES DA UNREAL DEVELOPMET KIT – UDK E DESENVOLVIMENTO DE UM GAME PARA DEMONSTRAR SUAS FUNCIONALIDADES

Marcelo de Avila Rosa¹, Cliceres Mack Dal Bianco²

¹Aluno do Curso de Ciência da Computação - Universidade Regional Integrada (URI)
Caixa Postal 709 – 98.400-000 – Frederico Westphalen – RS – Brasil

²Professora do Curso de Ciência da Computação - Universidade Regional Integrada (URI)
Caixa Postal 709 – 98.400-000 – Frederico Westphalen – RS – Brasil

lelo.c.inf@gmail.com, cliceres@uri.edu.br

Abstract. With the large increase in game development market, and government incentives, Brazil has been recognized by the number of game developers. With the facilities of mobile platforms this market every day is opening new possibilities. Therefore, this work aimed to conduct a study on the development of digital games and on a major Unreal Development Kit development tools (UDK) as well, the development of an educational game. Upon completion of this work, it appears that the UDK enables you to add a multitude of features such as lighting effects, treating collision, working with particles, among others, however requires considerable time to learning and programming knowledge is essential and modeling.

Resumo. Com o grande aumento do mercado de desenvolvimento de games, e com incentivos governamentais, o Brasil vem sendo reconhecido pelo número de desenvolvedores de games. Com as facilidades das plataformas móveis este mercado a cada dia vem abrindo novas possibilidades. Neste contexto este trabalho teve como objetivo principal realizar um estudo sobre o desenvolvimento de jogos digitais e sobre uma das principais ferramentas de desenvolvimento a Unreal Development Kit (UDK) bem como, o desenvolvimento de um jogo educativo. Após a conclusão deste trabalho, constata-se que a UDK possibilita adicionar uma infinidade de recursos, tais como efeitos de iluminação, tratar colisão, trabalhar com partículas, entre outras, no entanto requer um tempo considerável para aprendizagem e é indispensável o conhecimento de programação e modelagem.

1. Introdução

Com o avanço das tecnologias, vários elementos tecnológicos vem reconstruindo o processo ensino aprendizagem, como os laboratórios de informática, as lousas digitais e os tablets. Neste mesmo momento os jogos digitais saem do espaço do entretenimento e vem assumindo um novo papel, o da educação, sendo utilizado por empresas como treinamento em simuladores, assim como em sala de aula. Na era do 3D, da realidade aumentada e da interatividade, a maioria dos jogos utilizados nos laboratórios de informática nas escolas, são jogos em duas dimensões.

Sabe-se que o desenvolvimento de jogos tridimensionais são tarefas que exigem a utilização de equipes de desenvolvimento com vários profissionais, com ferramentas muito complexas e com grandiosos orçamentos.

Para ampliar o leque de jogos 3D, existem algumas engines que ajudam os desenvolvedores, disponibilizando várias ferramentas, onde tornam a tarefa menos complicada e mais acessível. Entre estas game engines destaca-se a Unreal Development Kit – UDK.

2. Jogos Digitais

Pode se dizer que os jogos digitais são conhecidos como game, segundo SCHUYTEMA (2008, P. 7), citado por LEMES (2009, P. 20):

[...] um game é uma atividade lúdica composta por uma série de ações e decisões, limitada por regras e pelo universo do game, que resultam em uma condição final. [...] As regras também existem para criar situações interessantes com o objetivo de desafiar e se contrapor ao jogador. As ações do jogador, suas decisões, escolhas e oportunidades, na verdade, sua jornada, tudo isso compõe a ‘alma do game’. A riqueza do contexto, o desafio, a emoção e a diversão da jornada de um jogador, e não simplesmente a obtenção da condição final, é que determinam o sucesso do game.

Na construção de um jogo deve-se conhecer a mecânica que será usada no game, para isto, o desenvolvedor deve ter sempre presente o gênero do jogo, sendo que “[...] por traz de cada gênero de jogo existe uma mecânica e um gênero narrativo que faz com que o jogo funcione como tal” (LEMES, 2009, p. 43).

Outro aspecto importante, quando tratado os jogos educativos, é que estes são divididos entre jogos estruturados, isto é, aqueles em que a criança é estimulada a desenvolver certas habilidades para alcançar determinados objetivos; e existem também os jogos livres, isto é, são aqueles jogos em que a criança fica livre para fazer o que quiser, neste caso a criança brinca com toda a liberdade e o principal objetivo é a diversão (AGUIAR, 2004).

2.1 Jogos e Engine

Para construir um jogo a primeira coisa que o desenvolvedor dever ter presente é o tipo de jogo, para quem se destina o jogo e qual seu principal objetivo. Entre as técnicas utilizadas por equipes de desenvolvimento para construir o conceito inicial do jogo é o mapa mental, sendo esta uma técnica que melhora o processo de anotar, criar e organizar as ideias. “Usando o Mapa Mental pode-se identificar e entender rapidamente a estrutura do assunto estudado, pois as relações e conexões entre as diversas peças de informações ficam mais evidentes” (SIQUEIRA, 2007).

Depois da construção conceitual do jogo os desenvolvedores devem focar na game engine[1] que será utilizada.  Antes do surgimento delas os jogos eram construídos a partir de programação de baixo nível, onde a maioria dos jogos desenvolvidos tinha que usar um conjunto de regras e com uma pequena quantidade de dados e de gráficos. (DUEÑA, 2011)

Nos dias atuais as engines podem ser divididas em três níveis de desenvolvimento como de nível mais baixo (normalmente construído pela produtora, com várias API’s dando maior flexibilidade para a escolha para o desenvolvedor), intermediário (são os motores que já estão prontos para o desenvolvimento, isto é oferece uma interface gráfica, a renderização, a parte da física e outros recursos) e nível mais alto (uma ferramenta completa para criar um jogo, são o mais amigável possível, usando mínimo de código). Entre as principais destacam-se Unity 3D (considerada como a engine mais utilizada no Brasil), CryEngine (muito popular na construção de jogos mais realísticos e FPS) e UDK (Versão gratuita da Unreal Engine, considerada como sendo a engine mais utilizada no mundo). (DUEÑA, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (626.3 Kb)   docx (589.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com