TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeitos das Tecnologias de Informação nos Eventos Políticos de 2016

Por:   •  13/4/2017  •  Resenha  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Efeitos das tecnologias de informação nos eventos políticos de 2016

Paulo Mol

Os importantes eventos políticos ocorridos em 2016 foram marcadamente influenciados pelos sistemas de informação e pela popularização de suas tecnologias. A deposição de Dilma Rousseff no Brasil, as denúncias de abusos cometidos pelo governo da Venezuela, a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos da América, as grandes manifestações e insurgências populares ocorridas em diversos países são exemplos de acontecimentos influenciados pela cibernética de sistemas sociais aplicada através das mídias digitais.

Com a redução drástica da credibilidade dos veículos tradicionais de mídia, considerados corporativistas, as tecnologias de informação firmaram-se como um poderoso meio de recondicionamento e de concessão de autonomia à opinião pública. O que caracteriza esses novos modos de comunicação não é a quantidade de informação disponibilizada ou sua distribuição, tampouco a veracidade das informações. O grande diferencial é a interconectividade.

As tecnologias de informação, neste contexto, ultrapassaram os conceitos tradicionais de comunicação ao possibilitar a livre divulgação dos acontecimentos em tempo real, de forma interativa, transferindo a posse da informação para a população.

        A WEB, na era do conhecimento, como veículo independente de informações, ilustra, de forma notável, o conceito de Noosfera de Teilhard de Chardin, atuando como base operacional ou ambiente para coexistência de diferentes tipos de sistemas sociais, autorreferenciais e autopoiéticos, numa mesma dimensão espaço-temporal. Neste ambiente digital, em especial nas redes sociais, sistemas sociais e consciências estão em estado dinâmico de interpenetração, favorecendo, paradoxalmente, tanto a alienação quanto a emancipação social. De forma análoga, considerando a sociedade como o entorno do indivíduo, esse abundante fluxo de informações gera conhecimentos, pensamentos e ações, através dos quais interfere fortemente na probabilidade dos eventos e, portanto, na entropia a curto, médio e longo prazo.

        A força dos efeitos da conectividade nos eventos políticos de 2016 se fizeram sentir através de sua influência sobre os subsistemas sociais autopoiéticos diferenciados (sistemas funcionais), como parte integrante do sistema social total (sociedade). A multiplicidade de informações e pontos de vista compartilhados favoreceram, ao mesmo tempo, a diferenciação social com a formação de grupos ideológicos em torno de conhecimentos obtidos a partir de determinadas informações, com consequente redução de complexidade e direcionamento para a autorreprodução (ciberativismo), e a coesão social em torno de um elemento comum a subsistemas diversos, ou acoplamento estrutural, gerando sistemas sociais com níveis mais altos de complexidade e diferenciação. Cabe ainda observar que, embora as tecnologias de informação propiciem ambientes operacionais livres e fontes legítimas de conhecimento, sofismas, paralogismos e hipocrisia foram os grandes protagonistas das mobilizações sociais e eventos políticos de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com