TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Realização e Efeito de Grande Evento

Por:   •  6/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

A realização e o efeito de um evento de grande porte, são muito impactantes para todos os envolvidos, sejam eles expositores, organizadores, ou mesmo visitantes, pois com eles são movimentados um grande número de capital e estes demandam grandes estruturas, planejamento e organização. Podem gerar lucros e crescimento a diversos setores e segmentos.

Seus benefícios são dos mais diversos:  

Econômico: está relacionado com a movimentação do montante gerado na cidade com o aumento do turismo, crescimento de vendas no comércio, arrecadação de impostos etc.  Estes ainda podem ser divididos em direto, indireto e induzidos. O direto é gerado pelo evento, por meio da compra de bens e contratação de serviços locais. O indireto se dá por serviços por participantes e organizadores, mas que não estão relacionados diretamente à infraestrutura do evento e por fim os induzidos baseia-se na reutilização de recursos remanescentes na cidade, principalmente de infraestrutura

• Direto: gerado pelo  evento, por meio d a compra de  bens e contrataçãoserviços locais;  

• Indireto: proveniente s do turismo, da  compra de bens e da con tração de

• Induzidos: legado deix ado pelos dois  anteriores.  Por exemplo: possibil idade de

Social: o efeito de grandes eventos afeta a população diretamente, pois um evento deste porte, pode beneficiar e contribuir, trazendo uma melhor qualidade de vida urbana, na construção de centros esportivos, áreas de lazer e edifícios. Pode também gerar melhorias no sistema de transportes públicos assim como em terminais e aeroportos, desenvolvimento na área de segurança,

• Melhoria na segurança ;

• Renovação urbana, com  construçõe s de novas est ruturas, parques, praças ,

• Melhoria e ou renov ação dos meios d e transporte,  com a criação de novas v ias,

Cultural:  estes trazem um bom número de turistas, o qual estimula-se debates e incentiva a prática de atividades culturais que geram uma permuta capaz de engrandecer ainda mais a cultura local.  

Ambiental: um dos principais temas dos últimos anos e, claramente, grandes  eventos causam uma série de consequências negativas ainda existentes, hoje em dia, com planejamentos e execução de eventos cada vez mais sustentáveis é visto impactos positivos como, na Olimpíada de Atlanta, em 1996, onde devido  à implantação de transportes  alternativos que melhoraram a qualidade do ar, teve  como consequência uma redução de  44,1% do número de atendimentos a crianças com asma, a melhoraria da qualidade da água, a higiene e o descarte de higiene apresentou melhoria nos países asiáticos após os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964 e  Seoul, em 1988,  e das Olimpíadas de Inverno de Sapporo, em  1972, e Nagano em 1998.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (26.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com