TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia da Informação em Eventos Esportivos

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.145 Palavras (17 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 17

Resumo

Este projeto visa a implantação de terminais de informações para cobrir os jogos da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e as Olimpíadas em 2016 nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A partir destes terminais, os turistas e o público em geral terão acesso à informações sobre os eventos esportivos que estejam ocorrendo assim como as atrações turísticas da região. Terão também condições de obter informações sobre as estruturas de apoio e suporte aos visitantes, tais como hotéis, restaurantes, bancos, meios de locomoção, etc. que possibilitem acompanhar os jogos e eventos esportivos com segurança e comodidade.

Durante o desenvolvimento do projeto foram observados os requisitos atuais de sustentabilidade para garantir que a implantação seja executada com baixo impacto ambiental. Para a escolha do sistema operacional foram analisadas as opções disponíveis levando-se em conta os requisitos do projeto, da mesma forma ocorrendo na implantação dos programas aplicativos. Foram também considerados o perfil e o comportamento dos prováveis usuários do sistema, através de análises estatísticas de eventos similares, para executar o dimensionamento do sistema e apontar os locais adequados para a instalação dos terminais.

Palavras-chave : tecnologia , informação , copa do mundo , olimpíadas.

Abstract

This project aims to set up terminal information to cover the games of the World Cup Football in 2014 and the Olympics in 2016 in the cities of São Paulo and Rio de Janeiro. From these terminals, tourists and the general public have access to information about sporting events that are occurring as well as the tourist attractions of the region. They will also able to obtain information about the structures of support and assistance to visitors, such as hotels, restaurants, banks, means of locomotion, etc.. enabling follow the games and sporting events with safety and convenience.

During the project development were observed current requirements of sustainability to ensure that the implementation is carried out with low environmental impact. For the choice of operating system options available were analyzed taking into account the requirements of the project, as occurring in the implementation of application programs. We also considered the profile and behavior of the likely users of the system, through statistical analysis of similar events, to run the system design and point out suitable sites for installation of the terminals.

Keywords: technology, information, world cup, olympics

Sumário

Introdução 7

1 – Escolha dos dados de Informação 8

2 – Escolha do sistema operacional 9

2.1 – Baixo custo 9

2.2 – Segurança 9

2.3 – Comunidade de suporte ativa 9

2.4 – Robusto e estável 9

3 – Selecionando o hardware 10

3.1 – Tela do terminal 10

3.2 – CPU 10

4 – Interfaces 11

5 – Programas aplicativos 11

5.1 – Seleção inicial 11

5.2 – Opção “Eventos Esportivos” 13

5.3 – Opção “Infraestrutura” 13

5.4 – Opção “Turismo” 14

5.5 – Opção “Emergências” 15

5.6 – Fluxo dos aplicativos do sistema 15

6 – Pontos para a instalação dos terminais de consulta 15

6.1 – São Paulo 15

6.2 – Rio de Janeiro 17

7 – Coleta de dados 18

8 – Sustentabilidade do projeto 19

8.1 – Baixo consumo de energia 19

8.2 – Materiais ecologicamente corretos 19

9 – Investimentos em tecnologia da informação 19

10 – Previsão de demanda de serviços 21

Conclusão 23

Referências 24

Introdução

Este projeto tem como objetivo principal a implantação de terminais de informações para cobrir os jogos da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Através destes terminais os visitantes, os turistas e o público em geral poderão obter informações sobre os locais e horários dos eventos esportivos, os resultados, as notícias sobre os atletas e os jogos, assim como as informações turísticas da região, os hotéis, restaurantes, meios de locomoção e os terminais bancários.

Na escolha do sistema operacional, foi analisado qual sistema atenderia da melhor forma as necessidades principais deste tipo de aplicação levando-se em conta a robustez e a estabilidade assim como uma relação custo/benefício vantajosa. No desenvolvimento dos aplicativos foram consideradas os requisitos de facilidade de utilização e rapidez de resposta sendo que estas necessidades também impactariam diretamente na escolha do hardware (monitor , console, telecomunicação, etc.).

Outro ponto importante a ser destacado é a preocupação com os impactos ambientais advindos da instalação destes terminais. Foram elaborados as estratégias específicas para que o projeto não agredisse o meio ambiente, assim como operasse de maneira sustentável.

Através da análise das pesquisas e dos dados obtidos de eventos ocorridos anteriormente foram escolhidos os locais de instalação dos terminais. Dessa forma busca-se atender os locais que tenham a maior concentração e circulação de turistas e visitantes em geral. Para aferir e melhorar estas escolhas foram implantadas pesquisas de satisfação no próprio terminal, com poucas e concisas perguntas que podem ser respondidas fácil e rapidamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (157.3 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com