TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de Software - Estudo Dirigido e Comparado

Por:   •  22/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 4

Engenharia de Software - Estudo Dirigido e Comparado

Questão 1

        As empresas de pequeno porte enfrentam diversas dificuldades para adotar modelos de processo de software. Dentre essas dificuldades, vale ressaltar algumas, como:

  • A resistência às mudanças.

        A implantação de modelos de processo de software faz com que o processo seja muito mais burocrático, onde há passos importantes a ser seguidos e isso pode não ser aceito tanto pelo a gerencia da empresa quanto pelo o nível operacional. Isso, de fato, pode atrapalhar muito a implantação do modelo.

        A mudança de tecnologia é também um problema encontrado, devido ao custo com as novas tecnologias e também a capacitação dos funcionários.

  • Falta de incentivos.

        Esse é uma das maiores dificuldades que uma empresa de pequeno porte tem para implantar algum modelo de processo.

        A falta de investimento financeiro pode derrubar por completo a implantação do modelo. O modelo de processo de software visa grande beneficio em longo prazo e isso pode gerar certa desconfiança dos altos níveis hierárquicos da empresa. Desse modo, não fazendo os investimentos financeiros necessários para o andamento do processo.

        Outra dificuldade que pode ser encontrar é a falta de incentivo aos funcionários.

  • Envolvimento de todos.

        Para ser bem sucedido com a implantação de um modelo de processo, é fato que seja necessário o envolvimento de toda a equipe e isso nem sempre é fácil, por inúmeros motivos alguma parte da empresa sempre não vai se adaptar ou não vai aceitar a ideia da implantação.

                        Outro fato é a falta de tempo dos envolvidos. A equipe precisa

                estar bem comprometida com a ideia da implantação.

Questão 2

        Apesar das grandes dificuldades, os benefícios adquiridos com a implantação de um modelo de processo de software são grandes e visíveis, isso faz com que empresas busquem, cada vez mais, essa implantação.

        Dentre os benefícios que as empresas possam a vir usufruir, vale destacar:

  • Execução do processo.

        A execução de um processo, quando não a um modelo defino, é muito confusa. Então com a utilização de um modelo, o processo tem uma maior excelência na execução das tarefas, uma melhor distribuição das atividades e alocação de recursos, consequentemente há um aumento na produtividade.

  • Controle.

        Seguindo um modelo de processo, a empresa pode adquirir uma melhor organização e controle de todos os projetos que estão sendo trabalhados e uma grande facilidade para atingir as metas definidas.

        Um beneficio muito grande é que, a empresa pode ter uma maior precisão de tempo e custo de determinado projeto, gerando uma grande credibilidade no mercado.

  • Relacionamentos.

        Há um grande ganho em relação ao relacionamento entre funcionários e o relacionamento entre empresa e cliente.

        O relacionamento entre os funcionários acaba sendo melhor pelo fato de que todos estão cientes do que esta ocorrendo no processo e da responsabilidade que cabe a cada um. Há também o fato que não a mais a dependência de apenas um funcionário “herói”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com