TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia e Qualidade de Software

Por:   •  27/5/2020  •  Resenha  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 6

Alan Santos Matos
Curso: Análise de Sistemas
Disciplina: Engenharia e Qualidade de Software

Engenharia de Software, sua natureza e seus processos

Engenharia de software é uma área da computação dedicada à concepção, especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software, aplicando tecnologias e práticas de gerências de projetos e outras disciplinas. Esta área da computação se concentra nos aspectos práticos da produção de um sistema de software, com tecnologias e práticas que envolvem as linguagens de programação, banco de dados, ferramentas, plataformas, bibliotecas, padrões, processos, dentre outros. Esta área utiliza-se de fundamentos científicos que envolvem o uso de modelos abstratos e precisos que permitem ao profissional especificar, projetar, implementar e manter os sistemas de software. Desta forma, o engenheiro de software é o profissional capaz de dirigir os seus conhecimentos para o desenvolvimento, manutenção e adequação do programa a diversos processos produtivos, a fim de garantir maior desempenho e produtividade.

A diferença entre a área da engenharia de software se concentra nos aspectos práticos da produção de um sistema de software. Um software pode ser produzido para atender as necessidades de um cliente, empresa ou para uso pessoal, com as técnicas que englobam linguagens de programação, base de dados, ferramentas, plataformas, padrões, processos e a qualidade de software.

Processos

Modelo incremental

O sistema é dividido em partes que são desenvolvidas e entregues de forma independente. Quando uma dessas partes for finalizada, ela é "incrementada" ao sistema, formando, ao final, o sistema completo. Conhecer este modelo é muito interessante, pois muitas empresas ainda utilizam quando existe pouca mão de obra para implementar um software.

Conhecer e construir Especificação de Casos de Uso

        A criação da especificação de casos de uso é uma etapa muito interessante no processo de criação de software, pois ela permite que sejam expostos os diversos casos de uso do sistema, facilitando para o cliente observar e entender como os atores irão interagir com o sistema. Podemos dizer que a especificação de casos de uso descreve uma sequência de ações com o foco em o comportamento do sistema, ou um módulo dele, através de interações com atores, que podem adotar diversas formas.

Métricas para gerenciamento de projetos e código-fonte

        As métricas permitem um entendimento maior do projeto, oferecendo mecanismos para uma avaliação mais objetiva. Com elas, é possível ter ideia da eficácia do processo de software. Elas permitem avaliar o estado do projeto em andamento, rastrear os riscos em potencial, descobrir áreas que precisam de atenção, ajustar o fluxo de trabalho e avaliar habilidades dos membros da equipe.

Modelos de qualidade de software

        A qualidade de software é formada por três atividades principais. Na garantia da qualidade, pressupõe-se o estabelecimento de procedimentos e os padrões de desenvolvimento, os quais resultam em um software de qualidade. O planejamento de qualidade é o desenvolvimento de um plano de qualidade para um determinado processo e no controle de qualidade, busca-se garantir que o processo especificado seja seguido.

Processos Unificado

        O Processo unificado, também conhecido como PU, é um modelo de processo de software que visa à construção de software orientado a objetos e que pode ser personalizado de acordo com as necessidades e recursos disponíveis para cada projeto. É um processo interativo e adaptativo que permite conduzir de forma organizada e consistente o projeto de software por meio de um conjunto de atividades que especificam o processo.

Verificação, validação e testes de Software

        A verificação, validação ou teste pode ser uma oportunidade e tanto para os problemas aparecerem. Geralmente é isso que ocorre, pois um software é tão complexo que se torna praticamente impossível nenhum erro ser encontrado. A garantia de que o software execute pelo menos a maioria das funcionalidades definidas pelo usuário é sinônimo de qualidade.

Modelo de Análise de Software (Análise Estruturada)

        A análise estruturada é um dos métodos utilizados e presentes nas camadas da Engenharia de Software. As ferramentas de análise estruturada permitem que um profissional de software crie modelos de dados, modelos de fluxos e modelos comportamentais para possibilitar a análise de consistência, continuidade, fácil edição e extensão.

Conhecer requisitos

        O levantamento de requisitos pode ajudar a evitar a frustração de clientes ao final de um projeto de software. Muitas vezes, o cliente não sabe muito bem do que precisa, tornando mais difícil criar um projeto que satisfaça às suas necessidades. Um requisito pode ser uma condição, capacidade, função, objetivo, propriedade ou restrição que caracterize um sistema e satisfaça uma regra de negócio ou contrato.

Manutenção de Software

        A manutenção que significa "manter aquilo que se tem", na engenharia de software, é a última etapa do seu desenvolvimento, quando ele já está pronto, operacional, e precisa de reparos e modificações para continuar atendendo novos requisitos que surgem. Um software que é criado e não possui manutenção pode ser pouco utilizado ou até mesmo inutilizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com