TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de Software Qualidade de Software

Por:   •  4/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  1.380 Visualizações

Página 1 de 2

  1. Um dos grande autores da área de qualidade de software chama-se Crosby. pesquise por sua definição para qualidade e, a seguir, responda: A definição de qualidade de Crosby tem pelo menos 3 pontos positivos e 3 pontos negativos. Relacione esses pontos comparando-os.

Pontos positivos o processo todo pode ser documentado, analisado e os resultados transmitidos a outras pessoas.

Pontos negativos

1- Para definir o que é conformidade, precisamos definir uma medida de diferença (indicada pelo símbolo || na expressão). É evidente que quanto mais longe estivermos das especificações, pior será o produto; entretanto, isto não indica o que fazer quando comparamos dois produtos diferentes em relação a uma longa lista de características.

2- O segundo ponto diz respeito à realização da observação do produto. Existem várias fontes de erro que podem corromper os dados utilizados para caracterizar um produto.

3- Por fim, o terceiro ponto a considerar é o papel de diferentes clientes em um mesmo projeto. Uma ótima exposição do assunto é feita por Weinberg [1994]: os requisitos foram definidos por alguém, logo a qualidade depende das escolhas que alguém efetuou.

Isto é, com frequência, um problema não muito simples de resolver. Projetos grandes, envolvendo muitas funções e pessoas diferentes (diversos tipos de operadores, usuários das informações, gerentes etc. – coletivamente chamados de stakeholders), provavelmente têm mais chances de conter requisitos conflitantes. Isso ocorre por falta de consenso em relação a como certas tarefas devem ser feitas, ou mesmo para decidir quais tarefas são mais importantes implementar ou não. Em cenários desse tipo, pode existir uma deficiência de diálogo que antecede o projeto do software.

  1. (0,5 ponto) Dois clientes ao comprarem a mesma camisa terão, possivelmente, opiniões diferentes sobre o produto. Isso é um exemplo de ruído de medição de qualidade? Justifique a sua resposta.

Sim, é um ruido, mas antes é importante definir o quesito para avaliação da camisa, pois está diretamente influenciado pelo comprador,além da subjetividade de cada opinião

  1. (1 ponto) Um programa que não tem defeitos pode falhar? Por que?

Sim pode falhar, pois existem outras causas possíveis que podem gerar falhas nos sistemas como a interrupção de energia elétrica nos servidores no meio de uma operação ou então problemas na rede.

[pic 1]

Atenção: As questões a seguir devem ser respondidas apenas pelo aluno Adriel (que encontra-se afastado por motivos médicos).

  1. (1 ponto) Elabore uma forma de comparar dois programas (algoritmos escritos em linguagem de programação) para saber qual tem mais qualidade.
  1. (0,5 ponto) Explique a diferença entre norma e legislação.
  1. (0,5 ponto) Explique a diferença entre certificar e adequar.
  1. (0,5 ponto) Pesquise e apresente a seguir, grupos brasileiros que trabalham com:
  1. ergonomia
  2. medição
  3. verificação e validação
  1. (0,5 ponto) Pesquise qual o grupo de trabalho responsável pela ISO 9241.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com