TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro

Por:   •  27/8/2017  •  Ensaio  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro (CPC 00)

Curso: Ciências Contábeis

Disciplina: Contabilidade Básica I

Profª.: MARCIA MARIA SILVA DE LIMA

Período: 1º

Semestre: 2017.1

Aluno: SAMUEL DE OLIVEIRA RODRIGUES

Data: 27/08/17

Exercício

1°) Quais são os objetivos do relatório contábil-financeiro?

R- É fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essas informações, devendo conter informações corretas e aprimoradas, precisas e ricas em detalhes para os usuários que tem interesse nas referidas informações para tomadas de decisões, no que se referem a investimentos, financiamento, fornecimentos, dentre outras formas de aplicações de recursos na entidade que reporta a informações.

2°) Quais são as característica Qualitativas fundamentais?

R- As características qualitativas fundamentais são Relevância e Representação Fidedigna. A Relevância se refere a informação que deve ter a importância necessária para a tomada de decisão, sendo capaz de fazer a diferença nessas decisões. A Representação Fidedigna se refere de como as informações devem ser apresentadas, devem retratar fielmente a situação atual da empresa, sem erros, completa e neutra.

3°) Quando uma informação pode ser considerada material?

R-

4°) Quais são as características Qualitativas de melhoria?

R- Elas são comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade. A comparabilidade faz com que as informações possam ser comparadas durante certo período dentro das próprias entidades, ou com as informações de outras entidades do mesmo ramo, para que seja facilitada a análise de quem vai tomar a decisão. A verificabilidade é uma característica que completa a informação da fidedignidade, onde toda a informação divulgada é a cópia fiel da situação atual da empresa e retrata tudo que acontece ou m na entidade, podendo ser facilmente verificada, onde se confere o que foi apresentado com o que tem na entidade naquele momento. Tempestividade, é bastante importante para tomada da decisão, porque informação deve ser dada de imediato, no momento da necessidade e de forma atualizada. E a compreensibilidade também é muito importante, principalmente nos momentos atuais, pois embora os usuários que necessitam da informação devem no mínimo de conhecimento de relatório contábeis, a linguagem deve ser facilitada ao máximo para estes terem facilidade em sua compreensão.  

5°) Segundo o CPC00 o que seria a comparabilidade?

R-

6°) Qual a diferença entre a comparabilidade e a consistência dos fatos contábeis?

R-

7°) Segundo o CPC 00 o que seria a verificabilidade?

R-

8°) Segundo o CPC 00, defina Ativo:

R-

9°) Segundo o CPC 00, defina Passivo:

10°) Segundo o CPC 00, defina Patrimônio Líquido:

11°) Segundo o CPC 00, “Os benefícios econômicos futuros incorporados a um ativo podem fluir para a entidade de diversas maneiras”. Cite de que maneira os Ativos podem fluir dentro da entidade.

12°)  Segundo o CPC 00, “A liquidação de uma obrigação presente geralmente implica a utilização, pela entidade, de recursos incorporados de benefícios econômicos a fim de satisfazer a demanda da outra parte”. Cite como liquidação de uma obrigação presente pode ocorrer dentro de uma empresa.

13°) Defina o que é despesa e cite exemplos:

14°) Defina o que é receita e cite exemplos:

15°) Quando devemos ou não reconhecer um ativo no Balanço patrimonial?

16°) Quando devemos reconhecer um Passivo no Balanço Patrimonial?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com