TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura de dados ATPS

Por:   •  30/10/2015  •  Monografia  •  1.390 Palavras (6 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 6

ATPS ESTRUTURA DE DADOS

ETAPA 01

Passo 01: leitura

Passo 02: Pesquisa

Fazer a discussão do conteúdo de texto e da aula lida, que será utilizado para produzir relatório e implementação de uma estrutura, com destaque para:

1. alocação de Memória;

Guardar memória para execução de um programa. Essa guarda pode ser antes da execução (na compilação), onde o tamanho de memória definido é fixado não podendo ser alterado (alocação estática) ou pode ser feita durante a execução do programa, onde a memória é separada a partir da necessidade da aplicação que sesta sendo executada.

2. ponteiros em C;

Ponteiro é um mecanismo para representar um endereço. Ponteiros variáveis guardam o endereço de outra variável. Já os constantes são os próprios endereços.  Seus tipos são variados: existem ponteiros para inteiros, para caracteres...

3. estruturas de dados em C;

São modos de estruturar informações permitindo o registro e o processamento pelo computador. Através de algoritmos, ocorre a manipulação dessas informações, assim as estruturas irão ter significado. Como exemplos: pilhas, listas, vetores, árvores.

4. vetores em C;

É uma lista, sequencial, de vários valores de um mesmo tipo e que contem um mesmo nome e fica reservadas uma após a outra na memória, e que permitem o acesso através de um índice.

5. implementando vetores unidimensionais;

Vetores unidimensionais ficam em sequência na memória, um após o outro. Ao implementar um vetor, é necessário saber o tipo de dado que ele ira armazenar. Precisa ter um nome para poder ser referenciada e seu tamanho, ou seja, quantas posições o vetor terá. Isso é declarado entre colchetes. Para ter acesso ao vetores é necessário uma variável que funcione como índice de acesso. Todos os vetores iniciam seu índice a partir do numero 0. Sua declaração deve ser o tipo nome [número de posições]

Exemplo:

#include

main()

 {

 char letras[10];

 int i;

 printf("Entre com a frase: ");

 for(i= 0; i< 10; i++)

 scanf("%c", &letras[i]);

 for(i=0; i>=10; i++)

 printf("%c", letras[i]);

 system("pause");

 }

6. operações com strings de caracteres;

Strings são cadeias de caracteres, criadas por meio de um vetor do tipo char. Entre algumas operações que pode ser realizada, estão as funções strcmp, que compara uma cadeia de caracteres que o usuário fornece com outra estabelecida pelo programa. Strcpy traz a função de copiar o endereço de uma segunda string na primeira. Através da função strncat, pode se concatenar, ou seja, juntar o conteúdo de duas strings.    

7. estruturas em C;

Em C, existem variados tipos de dados: int para números, char para caractere... E existe um tipo de dado contendo dentro dele dados diversos de diferentes tipos. A chamada struct ou estrutura, é esse conjunto de variáveis de tipos iguais ou diferentes. Como exemplo a estrutura aluno guarda informações de tipos diferentes:

Struct Aluno{

        Char nome[20];

        Int idade;

        Int matricula;

};

8. implementando estruturas.

No exemplo anterior, definimos uma estrutura. Para poder carregá-la em memória, teremos que fazer sua declaração.

Struct aluno al[5];

Agora, a estrutura está definida e declarada. Foram criadas 5 espaços e cada um deles irá guardar o nome, a idade e a matrícula dos 5 alunos.  Para fazer o acesso a esses dados usamos:

Int i;

For(i=0; i<5;i++)

{

Printf(“Aluno %d”, i+1 );

puts(“Nome: ”)

gets(al[i].nome)

Printf(“Idade:”);

Scanf(“%d”, &al[i].idade)

Printf(“Matricula: ”,);

Scanf(“%d”, &al[i].matricula)

}

Até esse ponto do programa o usuário entrara com os dados. Agora para exibir os dados digitados:

For(i=0; i<5;i++)

{

Printf(“Aluno %d”, i+1 );

puts(“Nome: %c”, al[i].nome)

Printf(“Idade:%d”, al[i].idade);

Printf(“Matricula: %d”, al[i].matricula,);

}

Sytem(“pause”);

}

Para nos referenciarmos a um dado de uma estrutura usamos nome da estrutura [índice de acesso]. nome da variável.

Passo 03:

1. Descrever e exemplificar o que é alocação estática de memória.

Ao executar programas de computador, é necessário separar um espaço em sua memória para sua execução. Esse processo é chamado alocação de memória. Ela, pode ser de dois tipos: estática ou dinâmica.

Alocação de memora estática é o processo de separar determinado espaço na memória antes da execução de um programa. Ao determinar esse espaço, ele não pode ser alterado durante a execução do programa. Por esse motivo, ao utilizar a alocação estática é importante saber qual o tamanho de memória que será necessário alocar para a execução do programa.

Exemplo: ao imprimir uma cadeia de 10 caracteres, será necessário alocar, separar, em memória 10 bytes. Como 1 caractere equivale a 1 byte, então 10 x 1 = 10.

Vale lembrar que a alocação estática guarda memória antes da execução do programa. Se a string usasse 11 bytes, ocorreria um estouro de memória causando um erro na aplicação.

2. Fazer um programa em Linguagem C que implemente uma estrutura ônibus (struct ônibus), permitindo o cadastro e a exibição, com todos os campos contidos em uma passagem interestadual.

Pesquise quais os dados contidos em uma passagem interestadual.

Passagem contem: nome do passageiro; código da passagem; a origem e o destino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (358 Kb)   docx (113.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com