TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evoluçao do computador

Por:   •  16/4/2016  •  Monografia  •  3.360 Palavras (14 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução

Com o presente trabalho, pretendo tratar acerca do processo da evolução e desenvolvimento do computador desde o início de seu desenvolvimento até os dias actuais. Portanto, de uma forma geral com o trabalho pretendo compreender o processo da evolução dos computadores. E de uma forma específica pretendo descrever as fases da evolução da história do computador tendo em contas as várias gerações e por fim, vou analisar o foco principal do desenvolvimento dessas gerações ao longo da evolução humana.

No entanto, de forma a encontrar um calendário sobre acontecimentos históricos na evolução do computador. Entretanto, durante a minha abordagem em torno do tema, que é a processo da evolução do computador, também traremos de uma forma resumida acerca das cinco gerações da evolução dos computadores assim como também a evolução dos processadores ou dos Sistemas Operativos e as suas principais componentes.


1. CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA EVOLUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOS COMPUTADORES

Com intuito de compreender com nitidez o processo da evolução e desenvolvimento dos computadores no mundo, surge a necessidade de se contextualizar de modo a perceber de onde surge e quais foram as etapas que o que denominamos computador passou no seu aspecto geral.

Porém, devemos saber que, o processo da evolução e desenvolvimento dos computadores surgiram a partir da denominada época moderna após a eclosão das grandes revoluções mundiais devido a valorização da racionalidade humana com intuito de compreender o limite do cérebro humano na sua plenitude e satisfazer algumas necessidades tais como contas e armazenamento e conservação de informações consideradas úteis a longo prazo, pensadores tais como Pascal (maquina simples), Leibniz (calculadora), Jacquard (Tear Programável), Babbage (Máquina de Diferenças), Boole (Máquina Analítica), entre outros, começam a fabricar máquinas que ajudassem nos cálculos. Por exemplo: Ábaco que foi desenvolvido pelos povos da mesopotâmia, 50 a.c. Régua de Cálculo.

1.1. As cinco gerações da história da evolução dos computadores

Para a discussão em torno das gerações devemos ter em conta a partir dos meados da metade do século X, onde foram desenvolvidos vários computadores cuja modernização dos seus componentes electrónicos notam-se ao passar dos tempos. No entanto, com o passar dos tempos, o homem foi aperfeiçoando as suas capacidades e habilidades a desenvolver estas “pequenas máquinas” quando em 1890 um norte-americano de nome Hermann Hollerith dá o primeiro passo marcante na história ao construir o primeiro computador mecânico fazendo com que nascesse a IBM (International Business Machines Corporation).

Entretanto, anos mais tarde concretamente em 1931, Vannevar Bush implementa um computador com uma arquitectura binária (utilizando 0 e 1), cuja sua base decimal exigia que a electricidade assumisse 10 voltagens diferentes, o que era muito difícil de ser controlado e fez com que Bush utilizasse da lógica de Boole, onde somente dois níveis de voltagens eram suficientes.

Mas devido a insatisfação por parte dos grandes cientistas, continuam se esforçando de modo a superar o primeiro computador daí que o alemão Konrad Zuse também inventa o seu primeiro computador eléctrico que passa a usar a teoria binária concretamente em 1938. Mas anos mais tarde vão começar a ser construído e desenvolvido novas gerações de computadores, quando o inglês Alan Turing vai construir a primeira geração de computadores modernos, que passam a utilizar válvulas mas com um carácter de digital electrónico denominados por Colossus e o ASCC que por sua vez, representaram um enorme avanço tecnológico, mas ainda eram consideradas máquinas muito primitivas devido a sua operacionalidade por um relé.

Mas, com o decorrer da II guerra mundial e com as necessidades da época, nota-se a evolução e desenvolvimento significativo dos computadores, com intuito de realizar as tarefas de desencriptação de mensagens das forças inimigas, assim como a criação de novas armas inteligentes. Entre estes projectos desenvolvidos, o que mais se destacou foi o Mark I que foi criado pela universidade de Harvard (EUA) e desenvolvido pelo norte-americano Howard Aiken em 1944, porém, foi a partir de Mark I que nota-se o começo de uma forma significativa o desenvolvimento de computadores.

1.2. Época Moderna a segunda fase da evolução e desenvolvimento dos computadores

Partindo-se do pressuposto de que, na época moderna pode ser definida como sendo o período pelo uso de computadores digitais deixando assim a utilização dos componentes analógicos como base do seu funcionamento o que fez com que o processo da evolução fosse dividida em várias gerações, cujo objectivo da primeira geração de computadores modernos tinha como principal característica a utilização de válvulas electrónicas em seu sistema e que possuíam enormes dimensões.

Também utilizavam-se quilómetros de fios, com as temperaturas muito elevadas que causavam problemas de funcionamento frequentemente ao ponto de necessitar de um sistema de ar forçado para arrefecimento, por isso em 1946 John Mauchly e J. Presper Eckert concebem e desenvolvem o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), que era uma máquina grande que efectuava cálculos e a sua estrutura baseava-se nos avanços científicos já anteriormente desenvolvidos. O ENIAC foi construído com 17468 tubos de vácuo, 70000 resistências, 10000 condensadores, 1500 relés e 6000 interruptores de dimensões aproximadamente 25 metros de comprimento por 5,50m de altura chegando a pesar 30 toneladas, e consumia 200000 watts de potência. Era tão grande e ocupava várias salas e tinha de ser disposto em U com três painéis sobre rodas, para que os operadores pudessem mover-se a volta dele como monstra a figura a baixo.

[pic 1] ENIAC[pic 2]Válvula.

Porém, computação digital era sua principal inovação e superior aos processos mecânicos-analógicos até então desenvolvidos, isto porque, o ENIAC não necessitava de movimentar peças de forma manual, mas sim pela entrada de dados no painel de controlo, através de configurações padrões de chaves e switches.

Anos mais tarde, inventa-se o EDVAC (Electronic Discrete Variable Computer), apesar de ser mais moderno, continuava com o mesmo tamanho do ENIAC. Todavia, ele era dotado de cem vezes mais memória interna que o ENIAC o que foi considerado um grande salto para a época, porque as instruções já não eram passadas ao computador por meios de fios ou válvulas: mas sim, elas ficavam em um dispositivo electrónico denominado linha de retardo como ilustra a figura abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (942.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com