TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução De Sistemas De Operação

Abstract: Evolução De Sistemas De Operação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Abstract  •  1.890 Palavras (8 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Paulista - UNIP

EVOLUÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL

(Prof.: Marcelo Gomes)

Guilherme Alves Pereira

R.A.: C1962-3

Este trabalho tem por objetivo principal, apresentar a função e a importância dos sistemas operacionais dentro de um computador, e sua integração com o hardware. Ainda, ter uma visão geral da evolução dos sistemas operacionais, observando os avanços década por década, mostrando algumas características de cada avanço. E por fim, mostrar um breve histórico de alguns dos principais sistemas operacionais que se destacaram dentro da evolução dos sistemas operacionais, como por exemplo MSDOS, WINDOWS, UNIX, OS/390.

Quando paramos para analisar a evolução humana, percebemos uma capacidade extremamente aguçadas de criar, de inventar, de superar limites, de inovar, enfim, capacidades muitas vezes ligadas especificamente a sobrevivência, mas outras vezes ligadas a necessidades de épocas e ainda, por motivos de satisfação, agilizar tarefas exercendo cada vez mais funções de domínio e controle do planeta. Na história da evolução humana e sua relação com o planeta alguns processos foram lentos e demorados, outros foram aprimorados e assimilados rapidamente, porém, esses processos permanecem em constante evolução e aprimoramento.

Desde surgimento existe uma interação intrínseca entre o Hardware e Software, que interagem entre si para o usuário. Com o surgimento dos sistemas operacionais, foi possível uma maior interação do usuário com os computadores, pois o sistema operacional é nada mais que um programa que possui sua principal função ser o intermediário entre o usuário e o Hardware de um computador. É responsável pela administração e gerenciamento de todos os componentes da computação.

FUNÇÃO DOS SISTEMAS OPERACIONAIS

Para Ida M. Flynn e Ann Mcher Mchoes, sistema operacional “é uma espécie de gerente executivo, ou seja, aquela parte de um sistema de computação que administra todos os componentes de Hardware e de Software. Em termos mais específicos, o sistema operacional controla cada arquivo, dispositivo, seção de memória principal e nanossegundo de tempo de processamento. Controla quem pode utilizar o sistema e de que maneira. Em Suma, é o chefe”(FLYNN e MCHOES, 2002). Para que o hardware possa funcionar, faz-se necessário um conjunto de regras e ordens que coordenem todos os processos realizados. Tal conjunto denomina-se software. Graças ao software (integrado por uma enorme quantidade de programas que interagem entre si) todos os recursos podem ser utilizados em qualquer sistema informático.

O sistema operacional é essencial para o funcionamento de um computador.

Sem ele grande parte dos recursos do sistema não estaria disponível, ou se apresentaria de uma forma complexa para utilização pelos usuários. O sistema operacional reúne programas que desempenham serviços de mais alta utilidade: rotinas necessárias ao funcionamento do computador que coordenam processos, alocam recursos e geram todas as facilidades. Com maior ou menor potencialidade e variável grau de facilidade de comando, estão sob a direção do sistema operacional: o gerenciamento de memória, a administração dos dados (leitura e gravação dos periféricos, controle de formatos etc.); o acionamento dos dispositivos (comunicação com impressoras, modens e outros periféricos); a execução de utilitários (cópias de arquivos, organização de diretórios, etc.).

Cada sistema operacional é desenvolvido em consonância com as características de determinado microprocessador. Por isso os fabricantes lançam novos sistemas operacionais ou novas versões ante a concepção ou aprimoramento de um computador, essencialmente de seu processador e/ou de seus dispositivos periféricos. Toda evolução dos SO ocorre paralelamente com à evolução dos computadores, ou seja, a evolução dos sistemas operacionais foi uma consequência dos avanços ocorridos no hardware dos computadores.

EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS OPERACIONAIS

Inicialmente a partir da década de 40, ou seja, com a primeira geração de computadores, não havia muita necessidade de um SO padronizado, o uso de computadores era restrito a poucos profissionais trabalhando em aplicações militares, cientificas, matemáticas.

A partir da década de 50 (1955-1965) os computadores foram desenvolvidos para atender as necessidades de um novo mercado: as empresas. O ambiente empresarial valorizava muito um equilíbrio entre os custos e os benefícios de um sistema. Os computadores ainda eram muito caros. O objetivo dos sistemas operacionais oriundos desse período limitava-se a auxiliar os programas nas operações de entrada e saída e na tradução nos programa-fonte, escritos em linguagem pouco evoluídas. Os programas ainda eram executados no modo serial em lotes, ou seja, um de cada vez.

A partir da década de 60, houve um grande avanço no desenvolvimento de sistemas operacionais. Já encontramos tradutores simbólicos mais evoluídos, programas de serviços para transferência de informação entre periféricos e programas de controle de entrada saída, ou seja, os famosos IOCS (Input Ouput Control System).

Nesse período passou-se a utilizar nos computadores a multiprogramação, ou seja, a ativação simultânea de vários programas que compartilham a capacidade de processamento de uma única CPU.

Foram utilizados a partir da década de 70 tradutores de altíssimo rendimento permitindo utilização de linguagens de programação simbólica quase idêntica a linguagem normal utilizada pelo homem, estruturas modulares e operações padronizadas, com redução sensível do tempo gasto na programação bem como o tempo de aprendizagem de novas linguagens, distanciando gradativamente os programadores das complexidades internas do computador.

Já os sistemas desenvolvidos na década de 80 produziram grande melhoria na relação custo/desempenho dos componentes de computação. O hardware tornou-se mais flexível, com funções lógicas inseridas em placas facilmente substituíveis, tornou-se mais barato, fazendo com que mais funções de sistema operacional fossem incorporadas ao hardware. O trabalho do programador mudou radicalmente em relação á prática dos anos anteriores, já que muitas das funções de programação passaram a ser executadas pelo software do sistema, tornando a tarefa do programador mais simples e menos dependente do hardware.

Nesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com