TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do Computador

Por:   •  18/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

  1. Introdução ........................................................................5
  2. A Primeira Geração .........................................................5
  3. A Segunda Geração ........................................................6
  4. A Terceira Geração .........................................................6
  5. A Quarta Geração ............................................................7
  6. A Quinta Geração ............................................................8
  7. Bibliografia .......................................................................5

  1. INTRODUÇÃO – Revolução do Computador

Os primeiros computadores datam de 1940 e não eram nem de longe parecido com o que temos hoje na mesinha de casa, na mochila ou na palma da mão, mas eles já eram capazes de realizar alguns cálculos avançados em pouco tempo.

Desde aquela época muita coisa nova surgiu, elementos desapareceram e novos componentes foram criados.

  1. A PRIMEIRA GERAÇÃO

A primeira geração é marcada pela utilização de válvulas e pelo tamanho enorme dos computadores.

A válvula é um tubo de vidro, similar a uma lâmpada fechada a vácuo, e contendo eletrodos, cuja finalidade é controlar o fluxo de elétrons.

        Estes computadores ocupavam uma sala inteira, tinham um processamento lento (milésimos de segundos) e utilizavam milhares de válvulas que queimavam com facilidade, precisando ser substituídas e não eram nada baratas.

        Nesta época os computadores tinham apenas uso científico e estavam instalados em centros de pesquisa, sua programação era feita diretamente em linguagem de máquina que além de difícil era demorado e utilizava como forma de armaxenaento de dados o sistema de cartões perfurados.

[pic 1]

Figura 1 - ENIAC, representante da 1ª geração

  1. A SEGUNDA GERAÇÃO

A segunda geração surgiu após a revolução dos transistores. Havia grande necessidade da substituição das válvulas por uma nova tecnologia que fosse mais barata, com tamanho mais discreto e que não fosse tão responsável pela geração de calor excessivo, evitando superaquecimento e alto gasto de energia.

Com esta substituição, o número de cabos e fios diminuiram de tamanho consideravelmente,  já que cada transistor substituía dezenas de válvulas, tornando os computadores menores e muito mais veloses realizando cálculos em milionésimos de segundo.

Como os computadores estavam menores e mais baratos algumas grandes empresas começaram a adotar o seu uso.

Nesta geração não era mais utilizada a linguagem de máquina para programação, começou a ser usado o Assembly.[pic 2][pic 3]

  1. A TERCEIRA GERAÇÃO

A terceira geração ficou marcada pela utilização de circuitos integrados, que nada mais é do que a associação de transistores com uma pequena placa de silício. O novo componente aumentou a velocidade, capaz de realizar cálculos em bilionésimos de segundo, e a eficiência dos computadores, os tonando multitarefas.

Surgiu também o teclado para digitação de comandos e a tela pra visualização de um sistema operacional primitivo, as linguagens de programação se tornaram de natureza universal e se assemelhavam cada vez mais com a linguagem do homem.

Nesta geração iniciou-se a utilização dos computadores pessoais, além da capacidade de realizar um upgrade na máquina, onde se poderia comprar um computador com certas configurações e aumentá-las futuramente. 

[pic 4]

   Figura 3 - IBM 360/91

  1. A QUARTA GERAÇÃO

Com o surgimento do microprocessador, surgiu também os micro e super computadores. O pequeno chip de controle e processamento elevou a informática a um novo patamar, onde começou a surgir comercialmente os computadores pessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (811.2 Kb)   docx (664.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com