TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução dos Sistemas de Informação e da Necessidade de Busca de Novos Mercados

Por:   •  24/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.206 Palavras (13 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        OBJETIVO        4

3        DESENVOLVIMENTO        5

3.1        PESQUISA BIBLIOGRÁFICA        5

3.1.1        Ciclo de vida projeto Você-Aluga.        5

3.1.2        WBS (Work breakdown structure).        5

3.1.3        Cronograma do projeto Você-Aluga.        7

3.1.4        Usabilidade IHC (Interação Homem-Computador) Você-Aluga.        10

3.1.5        Segurança sistema Você-Aluga        11

4        CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13



  1. INTRODUÇÃO

        Com a constante evolução dos sistemas de informação e da necessidade de busca de novos mercados, os sistemas desenvolvidos para acesso pela WEB (Internet) estão ficando cada vez mais requisitados e consequentemente mais complexos, pois agilizam o trabalho e o usuário pode ter acesso de qualquer parte do mundo. Assim, com essa constante evolução da necessidade do mercado e dos usuários, aumenta também o desafio dos gerentes de projetos de software, uma vez que o projeto deve atender a necessidade do cliente, usuário e mercado, fazendo com que o gerente sempre esteja atualizado e buscando novas tecnologias.

        Nos ultimos anos, devido a necessidade de manter os registros dos clientes bem protegidos contra invasores, o gerentes de softwares tem adotado várias técnicas, como o uso de protocolos HTTPS (transmissão de dados criptografados), fazendo com que as informações transmitidas fiquem menos fáceis de serem vistos pelos invasores, ou seja, até podem ver, mas não é possivel identificar o conteúdo do mesmo.

        No mercado existem várias ferramentas e técnicas que auxiliam o gerente para a elaboração dos projetos, porém, nenhuma ferramenta é capaz de ter alcançar o pleno êxito se o gerente não conseguir entender oque o cliente necessita e transformar isso em um software de qualidade.

        


  1. OBJETIVO

O objetivo desse trabalho é mostrar de forma simples e resumida um ciclo de vida, a estrutura e cronograma de um sistema web para uma Locadora de Carros.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Por meio de estudos, foi possível entender melhor a necessidade de uma boa escolha de um clico de vida para o desenvolvimento de um software, suas estruturas e cronogramas. Também podemos afirmar a importância da segurança no ambiente WEB.

  1. Ciclo de vida projeto Você-Aluga.

O ciclo de vida de um software indica todas as etapas de desenvolvimento de um software, portanto, deve ser o primeiro passo de um planejamento para desenvolvimento de software. Sendo o modelo cascata, na minha opinião, o melhor ciclo para o projeto você-aluga.

No modelo de ciclo de vida em Cascata, é minimizado o tempo de planejamento e é considerado melhor para equipes com menos capacidade técnica. Neste modelo de ciclo de vida, o processo de uma fase para a outra é sequencial. Assim, somente é possível se mover para a fase seguinte quando a fase anterior está completa e testada, ou seja, não a “pulos” entre as fases.

  1. WBS (Work breakdown structure).

No gerenciamento de projetos, a estrutura analítica de processos (em inglês WBS, Work breakdown structure), é uma ferramenta que fragmenta o planejamento em partes, o que auxilia para estipular um prazo para entrega de um projeto.

O objetivo da WBS é identificar as etapas e detalhá-las, para que seja melhor dividido as etapas para todos os membros da equipe. Sendo assim, a WBS não serve somente o gerente do projeto, e sim para toda a equipe de desenvolvimento.

Segue abaixo o WBS do projeto “Você-Aluga”, figura 1.

[pic 15]

        Figura 1: WBS Locadora de Carros Você-Aluga.

  1. Cronograma do projeto Você-Aluga.

O gerenciamento do tempo em projetos é responsável pelo término dentro do prazo estabelecido. O principal objetivo de um cronograma é melhorar a produção e a data de entrega de um projeto, ou seja, criar um calendário com data de início e fim.

O cronograma é um documento importante para o gerenciamento de um projeto. Se as estimativas de necessidade de recursos e duração não forem confiáveis, todo o projeto fica comprometido, ou seja, não haverá uma sequencia e o prazo por estourar facilmente, podendo trazer grandes prejuízos.

Algumas causas podem atrasar a entrega de um projeto, como: mudança de requisitos não previstos, riscos não considerados, dificuldade humana e técnica não prevista, falta de comunicação e falta de gerência do projeto, sendo que normalmente a distribuição do trabalho é dividida em partes como:

- 10% levantamento de requisitos;

- 15% análise;

- 25% projeto;

- 20% codificação e;

- 30% teste.

        Em pequenos projetos, o cronograma pode ser desenvolvido usando ferramentas básicas do dia-a-dia, como o Word e Excel. Porém, se tiver muitas atividades como 500 tarefas, é necessário o uso de software específicos tais como: Oracle Primavera, MS-Project e CA Clarity.

        O plano de gerenciamento do projeto deve incluir procedimentos para controlar o cronograma, atualizar status das tarefas e analisar possíveis desvios. É necessário estabelecer planos de contingência para riscos que podem acontecer no decorrer do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (284.9 Kb)   docx (109.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com