TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução dos computadores

Por:   •  30/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.239 Palavras (21 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 21

CENTRO PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE OURINHOS

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

 Beatriz Nascimento Gonçalves Lemes

EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES

OURINHOS - SP

2015

BEATRIZ NASCIMENTO GONÇALVES LEMES

EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES

Trabalho apresentado à Faculdade de Tecnologia de Ourinhos – FATEC para conclusão semestral do curso de Arquitetura e Organização de Computadores.

Especialista – Prof. Carlos Alberto.

OURINHOS – SP

2015

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES        

2.1        Computadores mecânicos        

2.2        Primeira geração dos computadores        

2.3        Segunda geração dos computadores        

2.4        Terceira geração dos computadores        

2.5        Quarta geração dos computadores        

2.6        Quinta geração dos computadores        

2.6.1        Processador multinúcleo (Multi-core processor)        

3        CONCLUSÃO        

4        REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

Os computadores não tinham de ser enormes máquinas colocadas numa sala, pelo contrário, poderiam ser humanos, máquinas íntimas, respondendo-nos e ajudando-nos como indivíduos. Poderiam alcançar a criatividade humana, democratizar o acesso à informação, aproximar comunidades e construir uma nova comunidade global para comunicações e comércio. Em resumo, o computador poderia ser um instrumento de poder individual. (WALDROP, Mitchell M. 2001: “The Origins of Personal Computing”, p. 73.) 

A comodidade computacional, hoje indispensável para muitos processos, é reflexo de uma crescente evolução e desenvolvimento tecnológico, por meio da eletrônica e derivadas. Com a finalidade de obter instrumentos que facilitassem, o surgimento da computação não teve como principal objetivo de entreter as pessoas, mas sim de ajudar a resolver problemas matemáticos.

Com o passar do tempo, a necessidade de novos computadores foram surgindo, um dos primeiros computadores foram desenvolvidos para a utilização militar, de forma restrita. A utilização para civis só foi possível ao longo das décadas posteriores sendo que o desenvolvimento tecnológico passou a servir interesses econômicos, ou seja, a produção de computares passou por um processo de adaptação com outras finalidades. Meios que foram evoluindo com o aparecer de novas tecnologias, e a cada descoberta uma nova ampliação no desenvolvimento matemático-computacional.

Um desses avanços foi a introdução ao sistema binário, processadores, capacidade de armazenamento, chip, disco winchester conhecido como HD, além de sua estrutura física que apresentou diversas aparências e tamanhos, desde enormes máquinas do tamanho de um cômodo até pequenos microcomputadores portáteis.

Este trabalho visa mostrar algumas das importantes evoluções dos computadores, desde os computadores mecânicos até a geração dos dias atuais, de forma resumida.

  1. EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES

  1. Computadores mecânicos

Com a troca de mercadorias no passado surgiu a necessidade de realizar cálculo, com isso novos mecanismos para realizar os cálculos foram sendo criados. Os computadores são máquinas capazes de realizar vários cálculos automaticamente, além de possuir dispositivos de armazenamento e de entrada e saída. O primeiro dispositivo manual de cálculos desenvolvida para realizar cálculos foi o ÁBACO, e também foi a primeira máquina de calcular da humanidade, que servia para representar números no sistema decimal e realizar operações com eles. Foi inventado pelos chineses conhecendo-se também versões japonesas, russa e astecas. O ano da sua criação é ainda hoje indefinido.

No final do século XVI, o matemático John Napier criou um dispositivo baseado em bastões com números, com o objetivo de facilitar a multiplicação e a divisão. Idealizou também uma calculadora com cartões que permitia efetuar multiplicações e que recebeu o nome de Tábua de Napier.

Os bastões de Napier eram um conjunto de 9 bastões, um para cada dígito que informavam a multiplicação de dois números numa soma das tabuadas de cada dígito.

Porém, a primeira pessoa que desenvolveu uma máquina mecânica para realizar cálculos foi o cientista francês Blaise Pascal (1623-1662). A máquina construída em 1642, utilizava engrenagens e funcionava através de uma manivela, cujo acionamento era manual. Esta calculadora apenas somava e subtraia valores.

Após 30 anos da invenção de Pascal, um matemático alemão chamado Barão Gottfried Wilhelm Leibniz aperfeiçoa a máquina de Pascal. Foi concebida em 1673, mas construída apenas em 1694, tendo sido a primeira máquina feita com o propósito de multiplicar e dividir. Uma dessas máquinas pode ainda ser vista no Museu Kastner em Hannôver, a cidade onde Leibniz passou os seus últimos anos.

Contrariamente à máquina de Pascal, a de Leibniz nunca foi comercializada embora tenha sido produzida uma segunda versão em 1704.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)   pdf (219.1 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com