TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios Capitulo 1 e 2

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  913 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Banco de Dados

Exercícios do Capítulo 1 e 2

Aluno: Rodrigo Nunes de Santana

Matrícula: 201489571

Curso / Turno: Técnico em Informática - Noturno

Professor: Esp. Anderson Silva

Matéria: Banco de Dados


Exercícios do capítulo 1 – Perspectiva Histórica dos Bancos de Dados

  1. Com base no texto apresentado neste capítulo, defina com suas próprias palavras o que é banco de dados.

R: é uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico, ou seja, sempre que for possível agrupar informações que se relacionam e tratam de um mesmo assunto, posso dizer que tenho um banco de dados.

  1. Qual a função de um sistema gerenciador de banco de dados?

R: é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados.

  1. Quais as regras definidas por Edgard F. Codd para bancos de dados relacionais?

R: Regra de informação; regra de acesso garantido; tratamento de valores nulos; catálogo relacional ativo; inserção, exclusão e alteração em blocos; linguagem de manipulação de dados abrangentes; independência física dos dados; independência lógica dos dados; regra de atualização de visões; independência de integridade; independência de distribuição; e regra não subversiva.

  1. Quais os principais critérios para se classificar um banco de dados?

R: Existem vários critérios que podem ser utilizados para se classificar um banco de dados. Entre esses critérios os principais são o modelo de dados, o número de usuários suportados simultaneamente, a localização física e o método de acesso.

  1. Reflita sobre as características de sistemas orientados a arquivos e sistemas orientados a banco de dados e explique quando faz sentido utilizar um SGBD ou um sistema de arquivo.

R: Não faz sentido utilizar um SGBD quando temos pequenas aplicações com dados muito simples e sem expectativa de mudanças. Também não é recomendado utilizar o SGBD quando a aplicação tem a necessidade da obtenção de dados em tempo real. Praticamente em todos os demais casos, faz sentido o uso de um sistema gerenciador de banco de dados, pois ele introduz inúmeras vantagens no armazenamento dos dados, como controle de redundância, consistência e integridade dos dados armazenados, controle de acesso e segurança, integração de vários usuários simultâneos, eficiência nas consultas.

  1. Faça uma pesquisa na Internet sobre a existência de outros tipos de bancos de dados além dos estudados neste capítulo.

R: Além do estudado no capítulo, encontrei mais um tipo de banco de dados, o Banco de Dados Objeto-relacional. Ele combina o modelo orientado a objeto com o modelo relacional. Isso é feito mapeando banco de dados e classes seguindo a mesma lógica. Há frameworks que fazem esse trabalho, como o Hibernate para Java.


Exercícios do capítulo 2 – Arquitetura e Terminologia

  1. Explique a diferença que existe entre o modelo conceitual, o modelo físico e o modelo lógico.

R: O modelo conceitual independe do SGBD e são representados apenas os dados e suas relações que devem constar no banco de dados, sem se preocupar em descrever como eles devem ser armazenados. Já o modelo lógico, depende do tipo de SGBD utilizado na implementação, uma vez que possui um detalhamento do banco de dados próximo da visão de um especialista ou profissional de banco de dados. E por fim, o modelo físico está diretamente relacionado com o profissional de SGBD já que nele se encontram as definições detalhadas da estrutura física, como tipo de dados, tamanho dos campos, índices.

  1. Suponha que no desenvolvimento de um sistema aplicativo para gerenciamento de uma loja de roupas seja necessário armazenar as informações referentes a fornecedores, clientes e produtos. As informações são as seguintes:

Fornecedores

Nome do fornecedor

CNPJ do fornecedor

Endereço completo

Telefone comercial

Nome do contato

Endereço de e-mail

Clientes

Nome do cliente

CPF do cliente

RG do cliente

Endereço completo

Telefone fixo

Celular

Endereço de e-mail

Produtos

Código do produto

Descrição do produto

Valor de custo

Valor unitário de venda

Estoque atual

Data da última entrada

Com base no que foi exposto, quantas tabelas seriam necessárias para contemplar a necessidade do banco de dados? Para cada tabela, quantos campos, no mínimo seriam necessários?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com