TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios Capitulo 1

Ensaios: Exercicios Capitulo 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 2

1) Responda as questões abaixo, publique suas respostas na ferramenta Exposição e aproveite para acompanhar as respostas de seus colegas.

Por que, para os filósofos gregos, cidadão e polis são indissociáveis?

Fazendo referência a Aristóteles, na obra Política (1997, p.15): “O homem por natureza é um animal social” de acordo com o mesmo a natureza, deu ao homem a disposição para a vida em sociedade, uma realização onde os seres humanos visam alcançar um bem, sendo contra a natureza viver fora da sociedade. O ser humano pode conduzir suas vidas pública e privada, guiando-as pelas leis que a relação cidade/cidadão deve constituir para alcançar o bem comum.

Quais são as principais mudanças da relação esfera privada e esfera pública na modernidade e na pós-modernidade?

Na modernidade a esfera politica se preocupa com direitos individuais, cujo os conceitos principais são igualdade e liberdade. Na Pós-modernidade a crença no poder do Estado é derrubada e os micropoderes são revelados, onde os conceitos são substituídos por dignidade e alteridade.

Aristóteles considera que a finalidade da ciência política é o bem do homem, e é mais desejável alcançá-lo ou persegui-lo para uma cidade do que para um único homem. Explique a partir da frase de Aristóteles, qual a relação entre ética e cidadania.

Observando o que diz Aristóteles “Não são os mais belos e os mais fortes que conquistam a coroa, mas os que competem (pois é dentre estes que hão de surgir os vencedores), também as coisas nobres e boas da vida só são alcançadas pelos que agem retamente.” (1999, 1099a), os homens deveriam ser educados para agirem de acordo com o hábito de ações virtuosas, que formam o caráter e contribui para a cidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com