TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FIREWALL.

Por:   •  30/9/2017  •  Artigo  •  4.498 Palavras (18 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 18

FIREWALL

Éder Nunes

Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) - Curso de Sistemas de Informação - Campus São Jerônimo – Bairro-Fátima - CEP 96.700-000 – São Jerônimo - RS

02 de Outubro de 2017

RESUMO

        O presente artigo apresenta um estudo sobre Firewall no caso em que se identifica a necessidade na segurança de informações que estão armazenadas em computadores em seus ambientes de trabalho. Com as ameaçadas constantes pelas vias de acesso nas redes os dados particulares não podem ficar expostos. Para isso o sistema firewall tem a função de proteger uma rede privada contra intrusos, e as pessoas que não são autorizadas a ter acessos a determinados dados, se pesquisou sobre segurança que o firewall faz, sobre aplicativos gratuitos disponíveis pra o sistema do firewall. Como funciona o sistema de comunicação nas redes, qual a função do firewall na segurança em seus acessos. Se conclui que os Firewalls trabalham como barreiras de proteção.

1  INTRODUÇÃO

As empresas utilizam para a segurança de tecnologia da informação firewalls para bloqueio de sites e acessos não autorizados. Esses softwares, aplicados nos servidores, são fundamentais para garantir a integridade e acesso do usuário.

 Embora não seja o produto mágico que deixará a rede totalmente protegida, como promete o antivírus tradicional, o firewall é essencial na difícil tarefa de evitar problemas de segurança.

Como o Firewall é um ponto entre duas ou mais redes, que pode ser um componente ou um conjunto de componentes, por onde passa todo o tráfego, permitindo o controle, a autenticação e os registros de todo o tráfego na rede.

Definimos que o Firewall é uma barreira de proteção, que controla o tráfego de dados entre seu computador e a Internet (ou entre a rede onde seu computador está instalado e a Internet). Seu objetivo é permitir somente a transmissão e a recepção de dados autorizados. Existem firewalls baseados na combinação de hardware e software e firewalls baseados somente em software. Este último é o tipo recomendado ao uso doméstico e também é o mais comum.

[pic 1] 

Fonte: http://ecuadoruniversitario.com

  1. PATRÃO DE SEGURANÇA


        Os padrões de segurança física e ambiental fornecem a estrutura para prevenir acesso, danos e interferências não autorizados nas informações da organização. Essas regras só devem permitir o acesso a áreas restritas a pessoas autorizadas. Uma pessoa pode remover arquivos, fitas ou mesmo um servidor de arquivos com dados cruciais e / ou danificá-los de forma involuntária para removê-los do serviço. Como os controles ambientais também impedem ou reduzem o risco de perda de informação ou interrupção de atividades devido a problemas ambientais. 

2 CONCEITOS DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo Carlos E. Morimoto, autor do livro Redes, Guia Prático, firewall é “uma coleção de regras que são aplicadas ao tráfego de rede. Baseado nelas, o firewall decide o que deve ou não passar”.

Tendo isso em mente, podemos fazer algumas breves analogias pare entender o seu funcionamento:

O firewall pode ser comparado com um escritório de alfandega, que tem como principal função fiscalizar o que entra e o que sai, bloqueando itens ilegais e permitindo a passagem de itens autorizados ou até mesmo com os seguranças de alguma loja, que precisam impedir a ação de assaltantes, sem com que isso impeça a entrada de clientes.

Um firewall não pode também simplesmente bloquear todos os pacotes que chegam, até porque isso desconectaria os computadores da rede.

        Observamos alguns, exemplos que servem para melhor descrever o sistema firewall. Como se fosse um condomínio em sua portaria tem a lista de moradores pessoas que estão cadastradas para entrarem, caso uma pessoa que não esteja na lista queira entrar em um determinado apartamento, precisa de autorização, (somente quem tem autorização poderá entrar). Outro exemplo é quando uma pessoa faz uma vacina contra a gripe, tipo HN1, quer dizer que ele esta imune a um determinado tipo de vírus, mas não que dizer que ela não possa ser infectada por um resfriado. Concluo que a analogia do sistema firewall é de proteção, uma barreira, mas o sistema pode ser invadido lembrando que para acontecer à proteção total é necessário um antivírus. E de acordo com um conjunto de regras que controla quais dados saem e entram na sua rede, estando bem configurado é difícil de quebrar.

2.1 EVOLUÇÃO TÉCNICA

        A Tecnologia antiga (final da década de 1980) na indústria de segurança, mas em  constante evolução. Que existe uma tendência de adicionar cada vez mais funcionalidades que podem não está relacionadas necessariamente a segurança. Porem, essa integração deve ser feita com cuidado. Quanto mais funções o firewall possuir, maiores são as chances de acontecer algo de errado. As Tecnologias do firewall são filtro de pacotes, filtro de pacotes baseado em estados, Proxy, Híbrido, Adaptativo, Reativo e Individual ou pessoal.

3  A PROPOSTA DO FIREWALL

        A facilidade de hoje em dia de se ter acesso a internet serviu para tornar os computadores menos seguros, transformando o uso do firewall em uma mera regra básica de defesa.

        Ao forçar a verificação de toda a informação que entra e sai do computador para a rede, o firewall fecha o cerco a qualquer tentativa de invasão. Popularmente ele tranca todas as portas de acesso, que são os canais por onde os serviços conversam entre si e a partir daí somente computadores e portas autorizadas podem ter comunicação. Esses movimentos serão registrados e analisados posteriormente.

O melhor modo de manter a rede e o computador protegido é configurar o firewall para que bloqueie o máximo de portas possíveis e deixar apenas o que estiver sendo usado.

        Também é possível restringir totalmente o tráfego no computador ou na rede, mas isso limitaria muito o acesso da máquina. Seria melhor criar regras para que todo aplicativo aguarde autorização do administrador para ter acesso. É possível ainda definir como será essa autorização.

3.1  DESEMPENHO DO FIREWALL

        Como o firewall é o responsável pela analise de todos os pacotes que passam pelas conexões  da rede, deve ter um desempenho satisfatório para que não se torne um gargalo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (234.3 Kb)   docx (86.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com