TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DE REDE DE DADOS E COMUNICAÇÃO

Por:   •  28/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

FUNDAMENTOS DE REDE DE DADOS E COMUNICAÇÃO

A informática teve um progresso vistoso em um curto período de tempo em conjunto com as redes de computadores. Hoje, com um simples clique de um botão, as organizações, podem comunicar-se e obter informações sobre desempenho, relatórios de produção, estoque e clientes, independente da sua localização.

Na maioria dos casos de implementação de rede de computadores as empresas que implantam em sua estrutura sempre obtêm economia com o compartilhamento de recursos.

Tome como exemplo uma situação em que existem várias impressoras individuais, sendo estas substituídas por uma única impressora de grande porte, com essa troca, a manutenção é facilitada permitindo o acesso de um número maior de usuários, também possibilitando melhor controle do número de impressões.

E tão importante quanto o compartilhamento de recursos é o compartilhamento de informações, como instituições que possuem filiais espalhadas por regiões diferentes e precisam acessar informações que são comuns, como pedidos, registro de clientes e funcionários, estoque de produtos etc.

O fato de os usuários estarem em diferentes regiões, não afeta o acesso desses dados, é como se eles estivessem armazenados no computador local.

Para essa facilidade de acesso ser permitida, são utilizados servidores para o armazenamento de informações e com suas estações de trabalho, acessam esses dados remotamente, esta comunicação entre computadores de clientes e servidores é feita através das redes de computadores.

[pic 1]

Fonte: http://www.goiania.go.gov.br/sistemas/scmag/dados/refautor/refautor21.pdf

Como exemplo temos um modelo cliente e servidor, um acesso a uma página, onde o usuário é o cliente que solicita através do seu navegador Web a um site e o servidor remoto encarrega-se de responder à solicitação do cliente, observe que nesse modelo existem dois processos envolvidos, formado pelo computador cliente e o computador servidor.

[pic 2]

Fonte: http://www.goiania.go.gov.br/sistemas/scmag/dados/refautor/refautor21.pdf

Topologia de Redes

Estamos tão acostumados a utilizar as redes de computadores que não nos damos conta da sua complexidade de estrutura, um ponto importante são as formas que as redes de computadores são interligadas, pois existe várias formas com que os dispositivos podem ser interconectados envolvendo tanto o ponto de vista lógico, como o fisco.

A topologia física se refere ao layout físico em meio de conexão dos dispositivos de redes, ou seja, a maneira com que esses dispositivos são conectados e a topologia lógica é a forma com que os dispositivos se comunicam através da rede.

Redes em barramento

Redes denominadas de barramento consistem em vários computadores interligados por meio de um cabo coaxial, em cada ponta desse cabo existe terminadores para evitar que os dados das estações ligadas a ele sejam perdidos.

[pic 3]

Fonte: https://estudoderedes.wordpress.com/tag/redes-barramento/

Topologia Estrela

A topologia de rede em estrela na maioria das vezes é a mais comum em redes de pequeno porte, onde os computadores e equipamento são ligados a ela se interconectam por meio de equipamento comutador (switch), o meio pelo qual os dispositivos se conectam ao comutador é o cabo coaxial

[pic 4]

Fonte: https://estudoderedes.wordpress.com/tag/redes-barramento/

Topologia em arvore

Essa topologia é muito similar ao tipo estrela pois ela também utiliza comutares para interconectar os dispositivos, a diferença entre as duas topologias é que o tipo arvore existem um no raiz que interconectando os demais nós onde são nomeados como “nó filho”, os equipamentos terminais são conhecidos como “folhas” se um pacote é enviado para mais de uma subárvore, quando ele chega ao nó filho ele tem que ser duplicado sendo que um deles será transferido de forma mais lenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (151.8 Kb)   docx (252.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com