TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação

Por:   •  9/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.973 Palavras (16 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 16

LAN PARA REDE DE CAFETERIAS ESSÊNCIA E SABOR DO CAFÉ

Projeto de integração multidisciplinar PIM

apresentada como exigência para a conclusão de

semestre, junto à Universidade Paulista-UNIP

SÃO PAULO

2019

RESUMO

Com base nos conteúdos das disciplinas de Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação, Ética e Legislação Profissional, Metodologia Científica e Matemática para Computação, o PIM deverá apresentar um projeto de LAN para uma Cafeteria.

Desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos em aula nas disciplinas, Desenvolver um projeto que identifica necessidades e propõe soluções, Argumentando e dando explicações com mais detalhes das tecnologias utilizadas nos projetos de sistemas computacionais.

Com o objetivo de ajudar a rede de cafeterias com a missão de: “Proporcionar uma sinfonia de sabores nos paladares, oferecendo uma vasta experiência de altíssima qualidade, com a missão de transmitir a cada momento da degustação uma experiência empírica conectada ao relacionamento com a vida”. A visão da ESSÊNCIA E SABOR DO CAFÉ é: “Estar entre os líderes no ramo de cafeteria a princípio em São Paulo, mas a longo prazo no Brasil, proporcionando qualidade, conforto e mantendo os princípios que os tornaram referência em qualidade”.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................5

2. DESENVOLVIMENTO.......................................................6

2.1 EQUIPAMENTOS............................................................7

2.2 MEIOS FISICOS.............................................................11

2.3 ENDEREÇOS IP............................................................12

2.4 SERVIDOR.....................................................................13

3. CUSTOS...........................................................................14

4. ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS......................................16

5. SOFTWARE PACKET TRACER......................................18

5.1 PCS.................................................................................19

5.2 ROTEADOR....................................................................19

5.3 SWITCHES......................................................................20

6.CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................21

7. REFERÊNCIAS.................................................................22

1. Introdução

A Essência e Sabor do Café é uma cafeteria que nasceu em 1993 na cidade de São Paulo, na Av. Paulista, no bairro Bela vista. No início era apenas uma unidade de negócios com 40 m², era o suficiente para atender a demanda dos clientes residiam e trabalhavam na região. Impulsionados com o crescimento do mercado, o desejo dos proprietários da cafeteria de abrir mais unidades aumentou. Essência e Sabor do Café nos dias de hoje conta com 19 unidades, estruturas padronizadas com aproximadamente 150 m², e a Matriz que tem uma área de aproximadamente 300 m², destinada também a administração.

Este projeto tem como objetivo analisar as necessidades relacionadas a implantação da infraestrutura de LAN da cafeteria “Essência e Sabor do Café” e suas unidades de negócio, incluindo meio físico, equipamentos, endereçamentos de rede, configuração de servidor, legislação e políticas de acesso, tudo para atender as necessidades do empreendimento e de seus clientes, proporcionar uma experiência mais agradável para cada cliente indo além da degustação de seu café encantador.

Oferecer acesso à Internet com velocidade de qualidade, necessariamente mais rápida que a experiência típica de uma conexão tradicional e existente, disponibilizar computadores de alta capacidade, proporcionando uso agradável aos clientes, pacote de programas mais utilizados permitindo a confecção de trabalhos, permitir que os clientes gravem seus materiais, serviço de impressão e digitalização em computadores.

Atualmente estudo divulgado pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação, descreve que aproximadamente 49% dos internautas brasileiros acessam a rede mundial de computadores por meio de centros públicos pagos, número significantemente grande, atravessando um momento de desenvolvimento e expansão, tornando o negócio rentável e atrativo.

2. DESENVOLVIMENTO

Uma LAN geralmente é administrada por uma única organização. O controle que administra e rege as políticas de segurança e o controle de acesso é executado em nível de rede. As LANs fornecem largura de banda de alta velocidade aos dispositivos intermediários e aos dispositivos finais internos.

Um cybercafé pode se configurar em um estabelecimento que tem como atividade principal o oferecimento de serviços e equipamentos para diversas atividades relacionadas a internet, como locação de computadores com acesso a internet, disponibilizando pontos de acesso para notebooks, cobertura de internet via wireless, e rede sem fio para acesso dos próprios dispositivos dos clientes da LAN, com serviços agregados de cafeteria. Caracterizando um estabelecimento que tem como foco os serviços de cafeteria e que agrega valor ao seu negócio com a lan. Este modelo de negócios promete ser promissor, pois devido à queda de preços dos computadores, à redução dos custos de mensalidade dos serviços e à maior qualidade e velocidade de navegação, houve um aumento da cobertura de internet nos domicílios brasileiros. Dessa forma, a demanda por estabelecimentos de internet gira em torno de atividades que muitas vezes não podem ser realizadas em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com